Os anti-rugas e o sol

Para quem já começou as ferias, tenha optado por praia e banhos de sol ou campo e caminhadas, há que ter um cuidado especial em usar anti-rugas de dia com exposição a um sol intenso.

Durante este periodo deve-se passar o anti-rugas para a noite e durante o eia usar só o protector solar ou, para as peles mais secas, um hidratante por baixo do protector solar.

O problema é que uma grande maioria dos anti-rugas tem uma acção descamativa da pele (o que os faz serem eficazes), que juntamente com a exposição solar pode sensibilizar demasiado e provocar uma reacção alérgica. Ainda mais preocupante é nos cremes ainda à base de retinol (vitamina C), substancia essa que reage directamente com o sol e cujos derivados são extremamente nocivos para a pele.

Por isso, seja qual for o caso, não se deve arriscar! Devem-se sim lembrar, que a melhor acção anti-rugas nesta altura é um bom protector solar de factor mínimo 30!

Aproveitem e boas ferias!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Manchas do sol - prevenção e tratamento

Vivemos num pais maravilhoso, com um clima priveligiado, o que nos permite apanhar sol durante uma boa parte do ano. No entanto, embora isso possa ser uma grande mais valia, porque andamos mais animados e com melhor aspecto, a nossa pele pode começar a "queixar-se" antes do tempo.

Pois é, uma das maiores causas das manchas na pele é o excesso de exposição solar, sem os cuidados devidos, que leva a um envelhecimento precoce da pele e faz com que as manchas que só deviam aparecer lá para os 60 anos, apareçam aos 30!

Outro factor importante são as nossas hormonas. É por isso que ao tomar a pílula ou durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem manchas no rosto, provocadas pelas alterações hormonais que vão sofrendo.

Mas então, perante isto, o que fazer?

Se ainda estamos numa altura em que as manchas ainda não apareceram ou estão numa fase muito inicial, devemos ter o cuidado de usar um creme com protecção solar (ip15) de inverno e um protector solar ip30 a partir da primavera (por vezes em Março está tão bom tempo que também é preciso!). Outro cuidado que se pode ter é o de tomar capsulas solares ( à base de anti-oxidantes), que vão fazer a preparação dos melanocitos para não reagirem de forma tão intensa à radiação UV, funcionando, de certa forma, como uma protecção solar interna (os da inneov ou bioactivo têm resultados fantásticos).

Quando as manchas já estão instaladas, ou os locais onde teimam em reaparecer identificados, temos de ter uma atenção redobrada e passar a protecção para 50+ o ano inteiro, para além de ser altamente recomendável fazer as capsulas solares.

Há varias marcas com tratamentos anti-manchas fantásticos, assim como os manipulados recomendados pelos dermatologistas conseguem óptimos resultados. O problema é que mal aparece o sol, não se podem fazer!! Sob pena de à mínima exposição solar (mesmo numa esplanada e com protector solar), poderem provocar uma reacção alérgica na pele, devido a esses produtos serem fotosensiveis (alteram-se com a exposição solar).

Mas há uma excepção!! O serum anti-manchas da Caudalie! Para além de ter uma acção fantástica na prevenção e tratamento das manchas, não é fotossensivel. Pode ser usado na altura que mais falta faz! Durante a exposição solar!!

Por isso, não esquecer, evitem a exposição solar excessiva (esqueçam os solarios!) e sem protecção adequada e se necessário recorram a um tratamento anti-manchas, mas sempre tendo em conta que, à excepção do tratamento da Caudalie, só podem fazer os outros mesmo no inverno!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

A ajuda perfeita para uma dieta progressiva

Para quem já esta a fazer dieta e só precisa de uma ajudinha para ver resultados mais rapidamente aconselho vivamente a experimentarem o Bioactivo Slimprecise.

Este produto é uma fibra que tem a capacidade de captar à sua superfície as gorduras (cerca de 40% das gorduras ingeridas numa refeição). A grande vantagem deste produto é que consegue tão bons resultados como o Alli mas sem as suas contra-indicações (diarreias intensas, gases e desconforto abdominal).

Eu tive oportunidade de já fazer 1 caixa e adorei! Consegui reduzir 1 número de calças e regulou-me o transito intestinal de uma forma fantástica!! Tenho também varias clientes que perderam 1 a 3kg num mês!!

Agora tomo só como manutenção quando faço mais asneiras. Já posso ir para os casamentos e festas de anos sem culpas, a comer o que quero e sem ter de andar a correr para a casa de banho!

Experimentem e digam o que acharam!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Infecções urinárias - prevenção e tratamento

As infecções urinárias são um problema muito desagradável que afecta uma percentagem elevada de mulheres das mais variadas idades.

Ao contrario daquilo que muita gente pensa, estas infeccoes não se apanham nas casas de banho publicas (se tiverem os cuidados mínimos).
É sim resultado da proliferação de bactérias da flora vaginal que se multiplicam anormalmente por alteração do pH local ou por cantaminação por bactérias do intestino que contaminam a vagina. Qualquer destas bactérias consegue subir rapidamente através do ureter até à bexiga (pois nas mulheres este canal só tem 3 cm) e provocam uma infecção urinária!

Dá-se uma irritação das paredes internas da bexiga, obrigando a pessoa a urinar mais vezes e causando ardor, sangue na urina e sensação de peso ou mesmo dor no baixo ventre. Estes sintomas podem aparecer isolados ou em conjunto. Se não for tratada correctamente, a cistite pode atingir os rins, resultando numa pielonefrite que causa febre alta e fortes dores abdominais, podendo levar ao internamento hospitalar.

Há varios factores que favorecem a contaminação das vias urinárias com bactérias:

. Durante a higiene, há que ter cuidado, um simples gesto errado e já está! Usar o papel higiénico do ânus em direcção à vagina leva as bactérias do trato intestinal para a uretra e de lá para a bexiga, contaminando-a. Sendo um local quente e húmido as bactérias proliferam rapidamente. Deve-se limpar-se da frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus.

. Na menopausa, devido à diminuição dos estrogéneos, há secura vaginal e as paredes da vagina ficam mais susceptíveis à contaminação por bactérias.

. Na gravidez, devido ao aumento de progesterona ocorre um inchaço das vias urinárias. Para além disso, o aumento do tamanho do útero comprime a uretra diminuindo o fluxo da urina e favorecendo a proliferação de bactérias.

. As relações sexuais também podem constituir um problema. Certas mulheres desenvolvem cistites na sequência de relações sexuais muito frequentes. O acto sexual repetido produz um relaxamento da uretra, facilitando a invasão da bexiga por bactérias.

Deve-se fazer sempre uma análise à urina para confirmar a presença de bactérias e para decidir qual o antibiótico indicado para a combater.

Embora, em alguns casos, possa ocorrer uma cura espontânea (porque bebendo muita água a urina acaba por eliminar as bactérias da bexiga) a maioria dos doentes precisa de ser tratada com antibióticos durante períodos que variam entre os 3 e os 14 dias, dependendo da intensidade da infecção e do medicamento utilizado. Tratamentos inadequados consistem a principal causa de repetição destas infecções, que podem tornar-se crónicas.

Há 8 cuidados que devem ter:

1. Usar cuecas de algodão porque absorvem a transpiração e impedem a proliferação de bactérias.

2. Evitar os pensinhos diários.

3. Fazer a higiene na direcção correcta. Da frente para trás!

4. Urinar sempre após uma relação sexual. De contrário, os microorganismos poderão multiplicar-se na bexiga. Convém também beber um copo de água, para encher a bexiga.

5. Não esvaziar completamente a bexiga antes do acto sexual. De contrário, o pénis poderá traumatizar a bexiga porque a urina funciona como um amortecedor de possíveis traumas.

6. Beber pelo menos 1,5L de água por dia, pois a urina em quantidade lava a bexiga, impedindo a acumulação de bactérias.

7. Evitar produtos que possam irritar a região da uretra e vagina, como duches vaginais, espermicidas, diafragmas e desodorizantes íntimos.

8. Não estar muitas horas sem fazer xixi.

Ao mínimo sintoma de dor ou vontade de ir frequentemente à casa de banho comecem logo a beber muita agua, fazer um suplemento de vitamina C (acidifica o pH vaginal e trava a proliferação das bactérias) e usar um liquido de lavagem intima com pH acido (estes líquidos nao devem ser usados diariamente, pois nestas situações assim já não fazem efeito)

Caso os sintomas passem por muito prurido, trata-se antes de uma infecção fúngica e o tratamento é outro. Usar um liquido de limpeza de pH 8, para acalmar e beber muita agua. Se os sintomas persistirem fazer o Gino-Canesten. Mas atenção, se esta situação se repetir frequentemente (em menos de 6 meses) devem consultar logo um medico ginecologista e ver o que se passa.

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Um óptimo presente para 1 ano!

Este assento elevatorio da Chicco foi-me apresentado pelo delegado da Chicco há 3 meses, quando foi lançado e eu aproveitei para o pedir para os anos da boneca!

É fantástico! Acabou-se a chatíce de levar o carrinho de bébé para os restaurantes que não tinham cadeira de bébé, casa dos amigos, avós, férias, enfim!

É super leve, fácil de montar e desmontar, muito seguro (fica assente e preso a uma cadeira normal) e dá para regular em 3 alturas para acompanhar o crescimento dos bébés!

A Madalena adora porque fica mesmo sentada à mesa com os crescidos!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

A subida de leite e a amamentação

Este é o período critico para todas as mães que querem amamentar, porque se não se tiverem certos cuidados, a amamentação torna-se um terror e desiste-se logo!

É sempre aconselhável fazer um curso de preparação para o parto, onde já nos dão algumas dicas muito úteis! Eu recomendo o "centro de pre e pos parto" de Entrecampos. Mais importante ainda é que os maridos também vão, pois nos 1°s 15 dias é fulcral o apoio que eles nos possam dar e convém estarem dentro do assunto.

Depois dos bébés nascerem o nosso corpo entra num turbilhão hormonal e a "subida de leite" varia imenso de pessoa para pessoa, principalmente nas cesarianas, em que, por não ser o processo fisiológico normal, pode atrasar a subida do leite!

No entanto, nos primeiros dias, temos sempre o colostro, a primeira "vacina" do bébé, um leite muito concentrado rico em anticorpos, para a mãe poder passar as suas defesas principais para o seu bébé totalmente indefeso. Isto é importantíssimo! Pelo menos isto deve-se sempre dar ao bébé!

Os dias a seguir são complicados, as mães estão doridas, inseguras e há bébés que choram de hora a hora com fome. Aí pensam logo... O meu leite não presta, precisa de suplemento! Muitos deles saem já da maternidade com o dito suplemento.

Entre o 3º e o 5º dia, geralmente da-se a subida do leite. O peito incha imenso e fica muito dorido, aí temos imensa necessidade de ir dar de mamar para aliviar a pressão que se gera. Mas há mais uns cuidados a ter... Deve-se massajar as maminhas entre as mamadas com um pano molhado com agua quente ou, idealmente, no chuveiro, tentando tirar o excesso de leite. Depois de cada mamada deve-se colocar gelo sobre o peito ( 10 a 15 segundos) para travar a produção excessiva. Terem uma bomba tira leite ( recomendo Avent ou Medela) é um excelente complemento tanto para tirar o excesso de leite como para o armazenar para dar depois como suplemento! Estimula a produção de leite e alivia imenso nesta fase!!!

Se o seu objectivo é amamentar, NÃO DESISTA!! A parte psicológica tem uma importância gigante na produção de leite, pois é o nosso cérebro que dá "ordem de produção". Deve continuar a dar primeiro maminha ao bébé e só depois de ele largar o peito (no inicio da-se as 2 maminhas) é que se dá reforço!

Numa boa parte dos casos, a produção de leite da mãe aumenta, de tal maneira que passam a dar só de uma maminha e o reforço passa só para a noite ou deixa de se dar de vez. Há inclusivé casos de mães adoptivas que com um dispositivo próprio e depois de algum tempo a dar a maminha ao bébé (só para chuchar, porque o leite sai por um tubinho capilar), com o estimulo psicológico, começam mesmo a produzir leite!!!

Uma coisa é certa, quando o bebe paga na maminha dói!! Mas o alivio vem logo a seguir e a ligação que se cria com o bebe não tem descrição do bom que é! Para além disso é o melhor alimento possível para ele, tanto em termos de nutrientes como de defesas. Para nós, para além do mimo é muito cómodo porque esta sempre pronto a dar em todo o lado e é grátis!!! Poupa-se tanto dinheiro que nem imaginam!!

Para aquelas mães que têm duvidas e vergonha por causa de amamentar em publico, vejam as conchas e amamentação da Maria Limão (no facebook). São girissimas e super praticas!! Ah! E agora a Medela tem uns biberões que imitam a sucção do bebe na maminha e que já podem ser usados desde a nascença sem risco de abandonar a amamentação!

Experimentem que vale muito a pena!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



As Vitaminas engordam?

Há varias pessoas agora que me chegam à Farmácia com este discurso:
"Sinto-me cansada e com falta de memoria mas tenho medo de tomar vitaminas porque me disseram que engordam! É verdade?"

Não, não é verdade, as vitaminas não contêm calorias. Alguns suplementos vitaminicos podem conter algumas calorias no seu revestimento de açúcar, porém, normalmente a quantidade é desprezível.

Surge também a dúvida se tomar vitaminas aumenta o apetite?

Pode realmente aumentar, mas só se o nível de vitaminas no organismo não for suficiente, particularmente da A, B1 e C. Tal facto pode levar à perda de apetite, o que pode ser resolvido com um suplemento. Nas pessoas com uma dieta equilibrada, o suplemento não provoca nenhum efeito sobre o apetite.

Mas então se tem uma alimentação equilibrada justifica fazer um suplemento vitaminico?

Claro que sim! Se estivermos num periodo de muito stress, exercício físico intenso, noites mal dormidas, época de exames, doença ou pura e simplesmente cansaço acumulado, temos um gasto muito elevado de vitaminas e precisamos de um extra! São raras as pessoas que de tempos a tempos não passam por essas fases e por isso é que é aconselhável na primavera e no outono fazer um suplemento vitaminico!

Eu pessoalmente sou fã do Centrum para cansaço físico e do Neurozan Plus para cansado físico e psicológico! São um bom investimento!

Boa recuperação!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Pés prontos para poder mostrar!!

Com a chegada do calor começa apetecer por os pezinhos "ao léu"! O problema é que com o calor vêm também, o pé de atleta, os fungos nas unhas, os calcanhares gretados, as bolhas e os calos!

O que fazer para tratar:

- o Pé de Atleta:
Hoje em dia há varias hipóteses de tratamento. A mais vulgar é o Canesten 2x ao dia durante pelo menos um mês. O problema é que este tratamento implica que sejam metódicos e não falhem nenhuma aplicação. Para facilitar a vida as pessoas surgiu o Lamisil 1, um antifúngico potente com uma formula de aplicação única, ou seja, lava-se o pé, seca-se e espalha-se o gel por todo o pé, não se podendo lavar durante 24h. Durante esse dia, o gel penetra na pele onde vai actuar sobre o fungo durante 21 dias! É muito prático e eficaz! É também aconselhável colocar um pó ou spray anti-transpirante nos sapatos para evitar que o fungo prolifere ainda mais!

- Os Fungos nas Unhas:
Também há vários tratamentos mas de momento o que tem a melhor relação qualidade/preço é o Trosyd verniz ungueal. Á base de anti-fúngico, este verniz aplica-se todos os dias 1 a 2x ao dia por um período muitas vezes superior a 2 meses. É um tratamento muito moroso, os resultados demoram mesmo a aparecer, mas vale a pena!

- Bolhas :
As primeiras vezes que usamos os sapatos de verão sem meias aparecem sempre umas bolhas. Para prevenir existe o stick anti-bolhas da compeed que se aplica nas zonas sensíveis do pé e as protege (mesmo) evitando o aparecimento das bolhas! Há também da Dr. Scholl, da linha party feet, umas almofadas de silicone para proteger as plantas dos pés e os calcanhares ( são óptimas para casamentos!) e são reutilizáveis! Para tratar, os pensos de segunda pele da compeed são óptimos!

- Calos :
Para prevenir, só mesmo os silicones party feet da Dr Scholl. Para tratar, os pensos com ácido salicilico da compeed são super eficazes (devem-se aquecer nas mãos antes de colocar e só se retiram quando se descolam por eles). Para calos maiores na planta dos pés usem o ureadin rx 40, à base de ureia de manhã e à noite! Vai fazendo uma exfoliação progressiva da zona afectada!

- Calcanhares gretados :
Os pés bonitos também precisam de estar hidratados, principalmente os calcanhares. Para tal os melhores cremes são os da neutrogena e Dr. Scholl.

- Unhas encravadas :
As unhas dos pés têm uma tendência enorme para encravar e infectar nos cantos. Quando tal acontece, deve-se aplicar bacitracina creme 2x ao dia durante uma semana. É remédio santo!! Para prevenir, pode-se usar o liquido amolecedor de unhas da Dr. Scholl.

Parece-me que assim vão conseguir ter uns pés pronto a mostrar na praia e na rua!

Bons passeios!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Obrigada a todos! Quero comentários!

Comecei há um mês esta brincadeira do blog e já tenho 1720 visualizações! Não sei se é muito, mas para mim ê imenso! E vou continuar! Gostava era de ter ainda mais participantes e não só leitores! Sugestões, duvidas e criticas são bem vindas!!

Beijinhos e Obrigada a todos!!

Como evitar a Depressão Pós-parto?

A gravidez e o nascimento de uma criança são momentos de alegria, mas também de muitas novidades. Para uns pais de 1ª viagem tudo é novo e por muitas aulas de preparação para o parto que se façam, nenhuma ajuda a lidar com o turbilhão de sentimentos que existe nesse período.

A Mãe, por natureza, é aquela de quem se espera que tenha uma apetência natural para saber tratar do bébé, mas a realidade não é assim...

Tudo começa no momento em que, logo após o parto nos colocam o nosso bébé nos braços ( seja imediatamente a seguir ou um tempinho depois) e vem uma enfermeira que pergunta: quer amamentar, certo? E nós, mesmo um pouco inseguras, dizemos: " Claro que sim! Quero o melhor para o meu bébé!"

Pois é, mas o bébé não nasce ensinado e não sabe mamar!! Temos de ser nós e colocar-lhes a maminha na boca e forma que eles se encaixem e comecem a mamar! Pior... O momento da pega dói um bocado e ninguém nos prepara para isso! Mas a realidade é que os momentos que se seguem são maravilhosos! Enquanto estamos a amamentar, sentimos que estamos a fazer completamente o nosso papel de mães e somos as únicas que o podemos fazer! Aquela ligação e o miminho com o nosso bebé é indiscritível!!

Mas fora desse momento aparecem as noites mal dormidas, a muda da fralda, o 1º banho, o escolher a roupa ( mais ou menos vestido) e aqui começam os problemas! Nós estamos frágeis (porque um parto, apesar de muito natural é uma cirurgia) e precisamos de apoio TOTAL, principalmente do pai da criança!

Infelizmente, na grande maioria dos casos não é assim, e não é por mal, o pai também quer cumprir bem o seu papel e não sabe como fazê-lo. Só que aí entra a família toda, a mãe, a sogra, as tias, as primas e todas as outras pessoas que se acham no direito de dar opinião só porque já tiveram filhos. Aí o Pai ouve, põe em dúvida o que estão a fazer e a Mãe começa a questionar-se profundamente! O pior desta situação é que a Mãe, por estar muito fragilizada e com as hormonas totalmente alteradas fica muito infeliz e extravasa a chorar compulsivamente, aparentemente sem motivo e tem constantes alterações de humor, que o Pai, por vezes, não compreende.

É nesta fase que faz falta a Mãe escolher uma pessoa para seguir os conselhos e SÓ uma! Seja a pediatra do bébé ou geralmente a avó materna (com quem tem mais à vontade mesmo para dizer que não vai fazer assim!). É muitíssimo importante que nesta fase o marido "afaste" as criticas, e que a família e amigos saibam também o seu lugar. Não é por acaso que há uma percentagem enorme de divórcios, em jovens casais, logo após o primeiro filho.

É importante reter que cerca de 80% das gravidas passa por esta fase critica e que felizmente só 20% evolui para uma depressão pós-parto. Mas isso é porque a Mãe arranja alguém em quem se apoiar e que a ajuda a superar esta fase (são geralmente os primeiros 3 meses os mais críticos). Se tiverem estes "sintomas" e ninguém que vos dê a segurança de que precisam, procurem um psicólogo especializado. Não é vergonha nenhuma!!

A entrada na depressão pós-parto é muito complicada, as mulheres começam-se a isolar, a deixar de ligar ao bébé, por acharem que não têm capacidade de tratar dele, e a deixarem de cuidar delas próprias, passando horas no quarto sozinhas e a chorar!

Eu tive contacto com um caso destes há 5 anos. A senhora deixou de sair de casa, era o marido que tratava de tudo, mesmo estando a trabalhar, e a mercearia e a farmácia que iam mesmo a casa entregar tudo o que precisava. A senhora mal amamentou, porque com o stress o leite secou e o bébé não tinha uma mãe para lhe dar o mimo de que precisava!! Mesmo com anti-depressivos e calmantes a situação prolongou-se... Foi muito triste, o marido estava com ela já só por pena e pelo bébé.

Lembrem-se, é normal que uma mãe de primeira e até de segunda ou terceira viagem passem por isto. Mas é imprescindível que tenham uma estrutura de suporte, profissional ou não, a quem recorrer! Peçam ajuda! Não tenham vergonha!

E aproveitem o vosso bébé ao máximo!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Comprar na Farmacia vs Perfumaria vs Supermercado

Já varias vezes me perguntaram, qual é a diferença entre os cremes e capilares da farmácia e dos outros sítios?? Então hoje vou puxar "a brasa à minha sardinha"!

Há diferenças? Sim, sem dúvida! Digamos que por ordem de preço o supermercado é o mais barato, seguido da Farmácia e acabando nas Perfumarias/ Cabeleireiros.

E sim, é na farmácia que estão os produtos considerados para tratamentos específicos tanto em capilares como dermatológicos, mas não só!

Se forem investigar as marcas que há à venda nestes 3 tipos de estabelecimentos, facilmente chegam à conclusão que pertencem todas à mesma casa mãe que " joga em todos os campeonatos"! Por exemplo: A multinacional Biersdorf, tem a La Prarie em perfumaria, a Eucerin em Farmacia e a Nívea em supermercado. Já para não falar no gigante L'Oreal que tem a Helena Rubinstein em Perfumaria, a Vichy e La Roche Posay em Farmácia e a Garnier em Supermercado. Na parte dos capilares a Kerastase, Redken e L'Oreal profissional em Cabeleireiro, a Dercos em Farmacia .

Então como é que diferenciamos?

Geralmente o que acontece é o seguinte: As novas formulas com os novíssimos e mais eficazes princípios activos, são lançadas na Farmácia. A essas formulas base eles acrescentam mais uns pozinhos ( mais creme hidratante ou o activo mais concentrado, ou mesmo ouro e caviar!) juntamente com uma cartonagem com imagem de topo e papel celofane a envolver e temos os produtos de alta perfumaria! Dai a uns anos surge um novo principio activo e a formula antiga é apresentada como nova na marca de supermercado! E o mesmo se passa com os capilares!

Ou seja, os produtos mais equilibrados em termos de preço qualidade são mesmo os de Farmácia! Claro que os de Perfumaria são mais diferenciados e os de supermercados não são maus... Só que já há melhor!

Há também já uma grande variedade de marcas que são exclusivas de Farmácia e ao nível da perfumaria, como a Caudalie, a Lierac, a Darfin e a Anne Semonin! Por isso e porque com a crise temos de fazer escolhas equilibradas, há cada vez mais consumidoras a mudar da Perfumaria para a Farmácia!

Investiguem e decidam! Boas escolhas!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Gastroenterites

Esta é uma doença pontual que ataca desde bébés a adultos e que se não tratada devidamente pode ter consequências complicadas.

Uma gastroenterite pode ter duas origens, viral ou bacteriana, mas como destinguir e trata-las?

Gastroenterite Viral
Caracteriza-se por vómitos e/ou diarreia mas com ausência de febre. Tem que se ter especial cuidado no contacto com outras pessoas, principalmente crianças e idosos, para não os contaminar.
Tratamento - UL-250 3x ao dia durante 5 dias e beber água de cozer o arroz com sal para hidratar e parar a diarreia. Se tiver diarreia forte ( mais que 1 dejecção/h) 2 cp de imodium na primeira toma e depois 1 em cada ida à casa de banho (apenas enquanto tiver diarreia porque depois provoca prisão de ventre). Se tiver vómitos ligeiros opte por um chá preto (fraco) com açúcar e servido frio, evita que desidrate e o chá preto tem propriedades anti-eméticas (páram o vomito). Se os vómitos forem muito fortes pode tomar um comprimido de primperan (atenção que dá muita sonolência) e se não resolver convém contactar um médico.

Gastroenterites Bacterianas
Geralmente causadas por comida estragada, sendo as mais comuns provocadas por bacterias como salmonelas dos ovos ou marisco estragado. Para além de vómitos e/ou diarreias intensas, caracterizam-se por febres altas.
Tratamento- Nestes casos o ideal é consultar um médico, mas caso não seja possível pode-se tomar dimicina de 8 em 8h para prevenir que a bactéria se multiplique, para além dos tratamentos referidos para a gastroenterite viral. Neste caso NÃO se deve tomar imodium para que a comida estragada possa ser expelida, o mais possível, de inicio (só depois por indicação do médico). Para a febre pode-se tomar 1 ben-u-ron 500 mg ou 1 g de 8 em 8h.

No caso de crianças e idosos há que ter especial atenção para não desidratarem e por isso devem beber muitos líquidos. Agora até há disponível na farmácia umas gelatinas para hidratar com sabor a cola e a morango ( é mais agradável do que os líquidos de hidratação disponíveis até agora).

Eu aconselho vivamente a que se faça um investimento a dar aos bébés a vacina contra as gastroenterites Rotateq ou Rotarix. Eu apanhei uma gastroenterite viral este ano e, apesar do contacto com a minha filha, ela não teve qualquer sintoma!

Estas dicas podem ser particularmente úteis quando vamos para países tropicais, em que a probabilidade de apanharmos uma gastroenterite por causa da água não engarrafada é muito grande (mesmo no gelo e na confecção da comida). Agora já sabem o que levar!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Promoções Chicco - A não perder!

A Chicco perdeu a cabeça e está a fazer mega promoções nas farmácias pelo pais fora. É uma óptima oportunidade para comprar os primeiros biberões e chuchas ou renovar os que já têm! Aproveitem por trocar pelos novos biberões sem bisfenois, substancias que faziam parte da constituição dos biberões antigos e que se concluiu ser tóxica para os bébés!

De salientar :
- Na compra de 1 chucha oferta de outra
- Na compra de 1 biberão oferta de 50% no 2º!

Não percam e Bom feriado!

Os bébés e os dentes

O período em que começam a nascer os dentes é um momento que tem tanto de emocionante como de preocupante para os pais. Não existe um calendário completamente certo para os dentes nascerem, e é muito influenciado pela dentição dos Pais. É tão normal um bébé ter o primeiro dente antes dos 6 meses como apenas perto do ano! Há até bébés que nascem já com um dentinho (que é logo removido).

De qualquer forma, os dentes nascem geralmente na seguinte ordem e meses:

-Entre os 6 e os 8 meses:
Dois incisivos inferiores centrais

- Por volta dos 8 meses:
Dois incisivos superiores centrais

- Entre os 8 e os 12 meses:
Dois incisivos superiores laterais

- Entre os 10 e os 12 meses:
Dois incisivos inferiores laterais

- Entre os 14 e os 20 meses:
Quatro primeiros pré-molares

- Entre os 18 e os 24 meses:
Quatro caninos

- Entre os 2 e os 3 anos:
Quatro segundos pré-molares

A grande maioria dos bébés começa-se a babar mais do que é costume ainda cerca de 2 a 3 meses antes de lhes nascerem os dentes, por isso este indicador não é muito fiável. Agora, se começarem a acordar a meio da noite ou da sesta da tarde a meter os dedos todos na boca e a chorar sem parar, aí podem ter a certeza que vem aí dentinho!

O que fazer? Comprem um gel anestésico para os dentinhos ( bucagel ou isdin gengival) e coloquem num dos vossos dedos e esfreguem as gengivas (ao inicio eles reclamam mas depois gostam), tenham também um mordedor dos que da para por no frigorifico (o frio acalma imenso as gengivas) e para as noites difíceis um supositório de ben-u-ron 125 faz maravilhas!! ( já agora, experimentem por o supositório com a parte fina para fora, entra melhor e já não sai com a força que eles fazem ao contrair-se com dores).

A partir do momento em que há dentinhos temos de os lavar! No inicio e até aos 3 anos basta lavar com uma escova de criança e água. Depois dos 3 anos já há pastas de dentes com elevada concentração de flúor adequadas às crianças.

Outro problema muitas vezes associado ao nascimento dos dentinhos são as diarreias ácidas. São fáceis identificar porque os ratinhos ficam logo encarnados. Neste período deve-se ter mais atenção e mudar logo a fralda quando fazem cócó. É que o risco de ficarem assados é muito grande! Caso tal aconteça sigam os conselhos do post sobre a muda da fralda! ;)

Também me falaram do colar de âmbar... Eu confesso que não usei na Madalena porque tive receio que ela pudesse asfixiar, também li que havia o risco de a criança morder as pedrinhas e asfixiar com os pedacinhos. No entanto tenho amigas que estão a usar nos bebés, com as devidas precauções, e até agora eles não sofreram muito com os dentes (há bebés que fazem brinquiolites a cada dente). Felizmente a Madalena também não tem sofrido, por isso fica a irfirmação para decidirem por vocês!

Só me resta desejar que tenham bébés que não sofram muito com os dentes, porque quando sofrem é uma semana de noites mal dormidas!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Como ter um cabelo bonito!

O cabelo é das partes do nosso corpo que mais sobressaem. Um cabelo bonito e bem cuidado pode tornar-nos mais bonitas e com mais "pinta".
Então como podemos conseguir ter sempre um cabelo bonito?

Tal como o resto do nosso corpo, o nosso cabelo também precisa de ser bem alimentado. Cortá-lo pelo menos 3x por ano também ajuda. Se tivermos uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e se bebermos muita água, metade do trabalho está feito.

A outra metade é o tratamento, escolher o champô certo é essencial!
Sendo assim temos:

- Cabelos Oleosos - usar um champõ seborregulador 2x por semana e intercalar com um champô purificante. Muitas vezes (principalmente nos cabelos compridos) a raiz é oleosa e as pontas secas, daí que se deve usar um bom amaciador para pontas secas. Mais ainda, estes cabelos devem ser lavados dia sim dia não pois, o lavar todos os dias faz com que se retire gordura a mais do couro cabeludo, que vai produzir mais para compensar a falta. Eu sugiro o Sabal + Extra-Doux da Ducray ou o Seborregulador e o Mineral da Dercos.

- Cabelos Secos - Deve-se usar um bom champô nutritivo e fazer uma mascara 1x por semana. A linha amarela da Dercos é fantástica.

- Caspa Seca - a caspa seca é aquela que cai para cima dos ombros, tornando-se muito visível e incómoda. Daí que se deve usar um champô para caspa seca 2x por semana e intercalar com um champô de frequência. Eu recomendo o Ducray Squanorm + Ducray Elution

- Caspa Oleosa - Também conhecida por dermatite seborreica, este tipo de caspa forma placas no couro cabeludo provocadas por excesso de secreção de sebo, o que muitas vezes também provoca comichão e queda de cabelo. As alturas mais complicadas são as de stress, que faz com que a seborreia agrave. Nestes cabelos temos de conseguir um equilíbrio: fazer o tratamento para cabelos oleosos normalmente (ver acima) e em crise usar um champô para dermatite seborreica (2x por semana) intercalado com um calmante do couro cabeludo. Eu consigo excelentes resultados com o Ducray Kelual DS intercalado com o Ducray Elution.

Para os chamados cabelos "normais" a Klorane e a Phyto têm uma panóplia de champos de frequência para dar volume, alisar, dar brilho, amaciar, para manter a cor ou aloirar ( camomila). Aqui cabe a cada pessoa escolher o resultado que pretende. São bons champos para usar agora nas ferias de praia ou para quem lave o cabelo todos os dias, por não serem agressivos para o cabelo.

Outra grande preocupação é a queda de cabelo, mais essa vai ter um artigo próprio nos próximos dias!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui