As grávidas e a praia

Estar grávida no Verão pode ser um bocadinho incómodo pelo desconforto que o sol e o calor provocam nas grávidas, principalmente nos últimos meses de gravidez. Mas isso não significa que a grávida não possa aproveitar as mais valias da praia, desde que tenha os devidos cuidados.

Durante a gravidez, os níveis hormonais da mulher estão aumentados, o que pode tornar a pele mais sensível aos raios UV, tendo por isso, mais tendência para apanhar escaldões e para poder vir a desenvolver melanoma no futuro.

O calor extremo e os raios solares também provocam desidratação e aumento da temperatura corporal. Na grávida torna-se muito perigoso, pois pode provocar quebras de tenção, retenção de liquidos nos membros inferiores (pernas muito inchadas), subida da tensão arterial e, num estado mais avançado da gravidez, diminuição do liquido amniótico, o que pode ser muito preocupante para o bem-estar do bébé. O aumento da temperatura corporal interna dá mal estar, podendo mesmo provocar mal-formações no bébé!

Sabe-se também que os raios UV podem diminuir a quiantidade de ácido fólico no organismo da grávida e do bébé, o qual é essencial para o desenvolvimento neurológico do feto. Esta situação é mais grave nas primeiras 12 semanas de gestação, embora este cuidado deva ser tido em conta até ao fim da gravidez. Mais para o fim da gravidez, a pele já está muito distendida na barriga e por isso há maior facilidade de penetração dos raios solares através da pele até ao bébé. Este apensar de estar protegido pelo saco/liquido amniótico, há especialistas que afirmam que há o risco de, a partir dos 6 meses, a radiação reflectir no liquido e provocar danos nos olhos dos bébés.

Aqui estão algumas dicas para minimizar os problemas:

Protector Solar: Devem usar protector no mínimo com índice 30 para evitar escaldões. Renovar a sua aplicação a cada 2h e caso usem bikini aplicar protector 50+ na barriga, renovando também com frequência, embora o ideal seja a protecção fisica, ou seja, tapar mesmo a barriga.

Hidratação: Mantenham-se hidratadas bebendo muita água, para que o corpo se mantenha fresco, diminuindo a temperatura corporal. Assim previnem o aumento da temperatura corporal (prejudicial ao liquído amniótico) e a desidratação.

Chapéu, óculos de sol e T-shirt ou fato de banho: Usar um chapéu de abas largas, óculos de sol e uma T-shirt ou um fato de banho a tapar a barriga diminuem a exposição fisica aos raios solares, ajudando a reduzir os efeitos nocivos dos raios solares.

Evitar o sol entre as 10h da manhã e as 4h da tarde: A estas horas os raios solares estão no seu pico de intensidade. O calor é muito intenso e há maior probabilidade de apanharem um escaldão. Daí que é melhor mesmo evitarem este horário (até porque mesmo que tentem, o mais provável é irem-se embora porque não aguentam mais).
Mais para o fim da gravidez, muitas mulheres desenvolvem o chamado "pano", manchas tipo sardas na cara, que se vão adensado, fazendo uma espécie de mascarilha. Isto acontece porque os melanócitos estão mais estimulados na gravidez, o que também significa que apanhar sol pode acentuar ainda mais essas manchas, por isso protejam-se bem!
Assim sendo, mais vale irem-se adaptando aos horários de praia que vão fazer de futuro com o vosso bébé, até porque, se pensarem bem, já estão a fazer praia com ele. Daí que todos os cuidados tanto de horarios, como de hidratação e protecção solar (protector, chapéu, T-shirt e sombra), já devem ser tidos em conta, mas através de vocês! Vão ver que vão aproveitar na mesma imenso e que vão adorar sentir o vosso bébé dentro de água. É uma sensação incrível!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Boa praia e Boas férias!

Enxaquecas

Este é um tema comum a muitas pessoas e que muitas vezes interfere tanto com o seu bem estar que é urgente encontrar uma solução. Mas a realidade é que não há uma fórmula única para evitar/combater a enxaqueca. O segredo está em conhecermos o que nos provoca a enxaqueca e atacar logo!

Por definição a enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afecta um lado da cabeça. Para além da dor podem surgir sintomas como vómitos, náuseas e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). Estes sintomas podem durar apenas algumas horas, ou excepcionalmente extenderem-se a três dias. A enxaqueca é uma patologia hereditária e resulta de uma resposta individual a factores ambientais, como o barulho, o som, etc. Nas mulheres, a componente hormonal, principalmente dos estrógenios também pode ser a responsável pelas enxaquecas. Muitas mulheres têm estes sintomas apenas na altura da menstruação.

Muitas vezes, uma mudança da sua rotina do dia a dia, pode ser o suficiente para prevenir estas cefaleias. Tente registar aquilo que fez, o que comeu, o que ouviu, etc. antes de começarem os sintomas de enxaqueca, depois vá identificando o que é que há em comum das várias vezes que apareceram os sintomas. Assim, quando falar com o seu médico, poderá identificar quais os factores que causaram a cefaleia e o melhor tratamento. Logo à partida deve tentar ter um estilo de vida saudável e evitar o consumo excessivo de analgésicos. Procure manter hábitos de sono regulares e evite picos de maior stresse. Não salte refeições e coma regularmente e a horas. Pode já começar por deixar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.


Como tratar:
Deve-se iniciar o tratamento com antecipação (ou seja, logo que surjam os primeiros sintomas) e na menor dose possível, porque quanto mais tempo passar, mais intensa será a dor, necessitando de recorrer a medicamentos mais fortes e muitas vezes surgem as náuseas e os vómitos, sendo que aí a pessoa não consegue evitar vomitar a medicação. Ainda é impossível impedir as crises, mas a enxaqueca pode ser adiada, suavizada e o seu impacto pode até ser reduzido. Para as enxaquecas moderadas ou ligeiras, os analgésicos comuns, como o ben-u-ron (paracetamol), a Aspirina e o Ibuprofeno poderão ser suficientes. Para as nauseas e vómitos pode-se recorrer aos antieméticos (primperan) ou a um chá preto frio com açúcar (este chá tem a capacidade de reduzir o vómito, bem como atenuar a enxaqueca por conter cafeína). Quando os analgésicos tradicionais não são suficientes, podem recorrer aos medicamentos especificos para enxaqueca como Migraleve, Migretil ou Migraspirina. Se mesmo com estes não resultar, é mesmo melhor consultar um médico.

Se a toma desses medicamentos se tornar regular, sejam analgésicos simples ou medicamentos para as enxaquecas, há o risco de causar o efeito contrário. Em vez de impedir as dores de cabeça, podem acabar por provocá-las. O organismo habitua-se à medicação e a dor de cabeça acaba por ser causada pelo próprio tratamento: é o chamado "efeito rebound", ou seja, não se deve abusar!!

Se toma analgésicos ou medicamentos específicos para a enxaqueca mais de duas vezes por semana deve interromper este tipo de medicação, porque é sinal que não está a fazer o efeito desejado. Ao princípio poderá ter sintomas de ressaca, mas as características normais da dor de cabeça acabarão por voltar e aí será possível aplicar o tratamento correcto. Depois, convém consultar o seu médico, para lhe aconselhar uma alternativa mais adequada para o seu problema.

Caso a origem das enxaquecas seja hormonal, experimente mudar de pilula, ou optar por uma mini-pilula. Mudar para uma pilula com uma dose menor de estrogeneos ou apenas com progestrona (mini-pilula) poderá ser o suficiente para o equilibrio hormonal do seu corpo, uma vez que os estrogéneos são os grandes responsáveis pelos nossos descontrolos hormonais (mesmo as famosas mudanças de humor). Outra solução é muitas vezes a gravidez, muitas mulheres, depois de passarem pelo turbilhão hormonal da gravidez, atingem um equilibrio que resulta no fim das enxaquecas. A sua origem também pode estar na carência de cafeína, e há muitas pessoas que bebendo um café, bebendo um chá verde ou comendo um quadradinho de chocolate ficam sem sintomas!

Há sempre a possibilidade também de tentarem medicinas alternativas, sendo a acumpultura conhecida por ter muito bons resultados. Se não, um quarto escuro em silêncio e uma boa noite de sono são sempre uma boa ajuda!

Espero que estas dicas ajudem. Se tiverem outras partilhem!! O que resulta com vocês pode resultar com outra pessoas que esteja desesperada à procura de solução!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Ouvidos entupidos na piscina ou praia

Eu adoro praia e piscina, poder conjugar as 2 nas ferias é excelente para a minha rotina! O problema é que muitas vezes na piscina, entra-me água para os ouvidos e fico com aquela sensação horrível de ouvido tapado, a ouvir tudo ao longe e cheio de cera.

Então o que fazer?

Para prevenir o ideal é usar sempre tampões de silicone ( mais práticos e reutilizáveis). Mas se se esquecerem ou tiverem preguiça como eu, se isto vos acontecer façam o seguinte:
- vão à farmácia comprar Otoceril em gotas e um anti-inflamatório oral.

- o Otoceril coloquem as gotas indicadas na caixa no ouvido ( com a cabeça de lado) e deixem actuar durante 5 min. Depois limpem com um cotonete gordo ( dos de criança) só na parte de fora do ouvido (se não ainda mandam a cera mais para dentro), façam isto 1x por dia enquanto estiver tapado.

- tomem o anti-inflamatório 2x por dia, depois das refeições (cerca de 3 a5 dias deve ser suficiente), até ao ouvido destapar.

- usem tampões de silicone sempre no banho em casa ou fora.

Vão ver que assim passa num instante e evitam ganhar uma otite! Caso comecem a ficar com dores que não passam, convém mesmo consultar um médico!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

O meu segredo da recuperação pos-parto!

Já varias pessoas me perguntaram como é que eu fiz para ficar sem barriga 1 mês depois da Madalena nascer. Não é bem segredo, mas que resultou muito bem, resultou:

1º Fiz uma boa preparação da pele na gravidez, consegui evitar as estrias e manter a boa elasticidade da pele. Para tal usei o anti-estrias da Isdin Velastisa, não é barato mas vale mt a a pena e rende muito; 1 mês antes da Madalena nascer comecei a fazer massagens de drenagem linfática 1x por semana;

2º logo a seguir ao parto, no dia que sai da maternidade, coloquei logo a faixa da Chicco. Bem apertadinha e assim andei até que já não apertava nada ( aí uns 20 dias). Nas cesarianas só passado 1 mês é que se pode fazer isto;

3º apliquei todos os dias, de manha e à noite, o creme reafirmante Velastisa da Isdin

4º depois de caírem os pontos, recomecei com as maravilhosas massagens de drenagem linfática e reafirmantes (3x por semana). Sem aplicar produto nenhum ou com o Velastisa. As mãos milagrosas da minha massagista, Carmo (se quiserem dou o contacto) foram dos factores determinantes para a minha barriga e as coxas diminuírem a olhos vistos! E olhem que ela tem uns pacotes de massagens muito em conta.

5º O facto de estar a amamentar foi também essencial, pois estimula a produção da hormona Oxitocina, responsável por provocar a contracção natural do útero!

Experimentem e contem-me como correu. Ou então partilhem as vossas experiências! O que fizeram?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Picadelas de insectos

Com o calor vêm também todos o tipo de insectos. Na rua, ou mesmo em cada, porque temos de abrir as janelas, eles parece que nos perseguem e ainda mais aos nossos filhos.

Uns são mais picados que outros, mas na prática, ninguém escapa.

Então como prevenir?
Podemos usar os repelentes em creme ou spray para fora de casa e os repelentes de tomada para dentro. Há ainda uns dispositivos portáteis para por nos carrinhos dos bébés e repelirem os insectos com as ondas que emitem.
A linha de repelentes Pre-butix em roll-on ou spray é super eficaz (o spray ate se pode colocar em cima da roupa). Caso vá para um país tropical recomendo que para além do pre-butix na pele, coloque o spray tabard na roupa. O cheiro é tão intenso que também faz de repelente!

Para as crianças, adoro a linha da Chicco. Têm creme e roll-on para colocar na pele e os repelentes com ultra-sons para ter em casa ligado à ficha, ou os portáteis para por nos carrinhos de passeio. São super eficazes e não tóxicos. Já sabemos que os nossos bébés adoram mexer num frasquinho com liquido ligado à ficha, não é?

Para tratar as picadelas:
Podem colocar o clássico Fenistil, sempre eficaz. Se quiserem algo que alivie mais a comichão, o creme Benaderma com calamina, faz o efeito do Fenistil e alivia mais o prurido.

Tem acontecido algumas das picadelas incharem bastante. Nesses casos, para além de aplicarem o Fenistil ou Benaderma, podem tomar o Fenistil em comprimidos (de libertação modificada) e as crianças o Fenistil em gotas.

Contem a vossa experiência, o que é que costumam fazer?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Crosta láctea - como tratar

A crosta láctea é caracterizada por umas escamas amareladas (oleosas) que aparecem predominantemente no couro cabeludo e sobrancelhas do bébé, tendo mais incidência até aos 7 meses. Também conhecida por dermatite seborreia dos bébés, é causada pela hiperprodução de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Esteticamente fica um bocadinho e por isso os pais têm muita tendência para tentar remover as crostas com as unhas. Mas NÃO SE DEVE FAZER ISSO!!

Pode-se recorrer ao método tradicional, colocar óleo de amêndoas doces na cabecinha e massajar, penteando depois com muito cuidado com um pente de bebe para ir tirando as caspinhas (as que não quiserem sair não se deve forçar).

Em alternativa, eu sinceramente prefiro recorrer a 2 produtos que resolveram totalmente a crosta láctea da Madalena. O Kelual loção da Ducray, que se aplica na cabecinha 15 min antes do banho e depois o champô de crosta láctea da A-derma para lavar no banho. É super eficaz! No fim do banho passa-se com o pente de bebe e as crostas saem quase todas ( é um tratamento progressivo).

Uma coisa que devem ter em conta é que os bébés não precisam de lavar a cabeça todos os dias e para os que têm crosta láctea ainda menos ( 2 a 3x por semana é suficiente). Isto porque a crosta láctea (dermatite seborreica) aumenta com as lavagens em excesso ( porque vai compensar a gordura que esta a ser tirada demais e que é necessária para o equilíbrio do couro cabeludo). Outro factor que aumenta a crosta láctea é o suor, por isso devemos evitar que os bébés transpirem por terem roupa a mais vestida ( as vezes é dificil de controlar)

Experimentem esta dica e deixem os vossos bébés ainda mais bonitos!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

A cadeira babysitter

Hoje lembrei-me de vos falar desta espreguiçadeira da babybjorn que me dá um jeitão! Foi o meu sogro que ofereceu porque lhe disseram que era optima... E não é que é mesmo!

Só a comecei a usar aos 3 meses da Madalena, porque antes ela gostava mais de uma espreguiçadeira da Chicco i-sit que a minha mãe tem com redutor, ficava muito aconchegada!

Mas a partir dos 3 meses até agora tem dado um jeitão. É super segura, muito dificil de virar e mesmo agora (com muita ginastica) a Madalena não consegue sair de lá. Ah, e fácil de transportar!

Tanto serve para nós a adormecermos (quando está com birrinha), sendo nós a abana-la, como para a deixar a ver desenhos animados sozinha enquanto eu estou no banho. E fico super descansada! Normalmente quando chego, ela tanto se abanou sozinha, que está a dormir!

Ainda me lembro dela pequenina, aí com 4 meses, à noite numa das poucas noites de birra (nisso tive muita sorte), que com uns abanõezinhos, ficou um silêncio dos anjos! Para combinar com a carinha linda dela a dormir! ;)

Não são baratas mas são um óptimo investimento!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Fazer desporto sem caimbras!

Todos sabemos que é super importante fazer desporto, seja qual fôr a modalidade, havendo realmente umas mais completas que outras. Mas mesmo só o facto de se fazerem caminhadas é uma grande ajuda para a saúde!

No entanto, há muita gente que se queixa que, com o esforço físico, fica com muitas caimbras.

A caimbra é um espasmo ou contracção involuntária dos músculos, normalmente muito dolorosa, que pode durar de alguns segundos até vários minutos. A caimbra pode atingir um ou mais músculos de uma vez.

Qualquer músculo de controle voluntário pode apresentar essas contracções. Os mais comuns são:

- Gémeos
- Músculos anteriores e posteriores da coxa.
- Pés.
- Mãos.
- Pescoço.
- Abdómen.

Mas o que é que provoca as caimbras?

Pensa-se que seja uma hiperexcitação dos nervos que estimulam os músculos. Esta normalmente é causada por:

- Actividade física vigorosa (durante ou após o esforço físico).
- Desidratação (principalmente em idosos e em quem usa diuréticos).
- Gravidez (normalmente provocada por níveis baixos de magnésio).
- Fractura óssea (como autoproteção, os músculos à volta da lesão contraem involuntariamente).
- Alterações metabólicas como diabetes, hipotiroidismo, alcoolismo e hipoglicemia.
- Doenças neurológicas como o Parkinson.
- Insuficiência venosa e varizes nas pernas.
- Longos períodos de inactividade (ficar sentado em posição inadequada, por exemplo).
- Hemodiálise.
- Cirrose hepática.
- Deficiência de vitamina B1, B5 e B6
- Anemia.

A hipocalemia (baixos níveis sanguíneos de potássio) pode causar contrações involuntárias, mas o seu principal sintoma é a fraqueza ou paralisia muscular. O cálcio e o magnésio são as causas mais importantes e comuns de caimbras.

Como tratar/prevenir?


Para quem tem caimbras frequentemente o ideal é mesmo fazer um suplemento de magnésio. Os meus preferidos são o Magnésio OK,(http://www.wassen.com/q_and_a/magnesium-ok.html)  em comprimidos (também contém potássio e vitamina B, sendo por isso mais completo), o Biolectra Magnésio rapid (em pó para tomar sem água e tem efeito rápido) e o mais barato e sempre eficaz, as ampolas de Magnesona. Qualquer um deles para fazer 1 x por dia. Muito importante é referir que NUNCA se devem tomar com leite! O Magnésio liga-se às proteínas do leite e é totalmente eliminado.

Uma excelente opção também são as bebidas energéticas Powerade e Gatorade, repõe a parte da desidratação e são ricos em sais minerais, principalmente magnésio e potássio. Têm excelentes resultados, principalmente para os desportistas! Aliás, mesmo para quem sofra de caimbras por fazer diuréticos é uma excelente compensação. Recomendado mesmo por cardiologistas!

Mantenham-se em forma e  não deixem, pelo menos de fazer caminhadas!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Campanha bébé Farmacias Portuguesas

As Farmácias Portuguesas querem-nos ajudar a mimar os nossos bébés! Para isso estão a oferecer pontos extra na compra de produtos de bébés, incluindo papas e leites!

Vejam este link e aproveitem! É só até ao fim do mês! http://www.farmaciasportuguesas.pt/FCKeditor/UserFiles/File/CampanhaBeBe.pdf




Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

O parque preferido da Madalena

Hoje uma amiga perguntou-me de que parque eu gostava mais. Eu sempre achei que os da Chicco eram óptimos e super práticos, porque se dobravam todos... Até que comprei um! E a Madalena nunca quis ficar muito tempo lá dentro. Acho que se sentia enjaulada por causa da rede à volta?!? Só agora que já consegue ver por cima dela é que já gosta de ficar lá a brincar...

Pelo contrario, ela ADOROU o parque insuflável da Imaginarium que a minha mãe comprou para ter em casa dela. É girissimo, ainda mais transportável e serve perfeitamente até à fase de andar. É que aí, já passam por cima dos rolos e saem do parque com a maior das facilidades! É bem mais barato que o da Chicco e de outras marcas e os miúdos adoram! Ah, e vem com umas bolas as cores que são óptimas para eles brincarem.

Aqui fica uma imagem desta minha recomendação para hoje!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

O que fazer se o bébé der uma queda?

Este é um tema que eu acho que aflige todos os pais. Pelo menos para mim, a primeira vez que a Madalena caiu, apesar de ter sido uma queda ligeira do sofá, liguei logo à minha mãe (que para minha grande sorte é médica), para saber o que fazer.

As quedas hão-de ser muitas, ainda mais agora que a Madalena já anda, mas com estas dicas acho que já sou capaz de orientar a situação, ou pelo menos terei a ajuda do meu marido quando eu desatar num pranto! Lol! Faz parte!

Ora então, sempre que o bébé der uma queda grande, seja do sofá, da cama, do muda-fraldas, do berço ou de uma cadeira, por exemplo, é necessário examiná-lo com atenção para ver se não há nenhuma lesão mais séria, principalmente se ele tiver batido as costas ou a cabeça no chão.

É preciso verificar se não há ossos partidos, ou lesões visíveis. As quedas podem ser graves em bébés, mas a boa notícia é que os ossos deles são mais flexíveis, portanto não se partem tão fácilmente quanto os de crianças mais velhas.

Se o vosso bébé parecer estar normal, o mais provável é que a queda não tenha tido consequências mais graves. Mas deve ficar sob vigilância as 24 horas seguintes, especialmente se ele tiver batido com a cabeça.

Sigam os vossos instintos e prefiram ser cautelosos: se acham que a queda foi muito grande, e que não é possível que ele não se tenha magoado, ou se o bébé estiver muito irritado ou com um comportamento estranho, levem-no ao médico para um exame.

Procurem ajuda médica se:

• O bébé desmaiar. Caso achem que ele não está a respirar, gritem por ajuda e façam manobras de ressuscitação imediatamente. Se estiver sozinha com o bébé, primeiro faz-se a ressuscitação durante dois minutos e depois é que se pega no telefone para pedir ajuda.

• O bébé estiver a sangrar e o sangramento não parar quando pressiona com uma gaze ou um pano sobre o ferimento. Batidelas na boca às vezes sangram muito, mas nem sempre são graves. Pressione um pano limpo e dê alguma coisa gelada para o bébé chupar. O sangramento assim deve parar.

• O bébé estiver a respirar mas não reagir quando falam com ele, ou se não conseguir mesmo acordá-lo (mesmo que ele estivesse aparentemente bem depois da queda, mas apresente os sintomas horas mais tarde).

• O bébé tiver sinais de fractura: braço ou perna desalinhados, um pulso meio torto, ou quando o bebê dá indícios de que sente dor quando apoia o braço no chão ou faz algum movimento (talvez só se note isso horas depois da queda).

• Houver sinais de fractura no crânio: uma área "mole" no osso, especialmente dos lados da cabeça (acima ou atrás da orelha); presença de sangue no branco dos olhos ou saída de sangue ou de um líquido cor-de-rosa pelo nariz ou pelas orelhas.

• Se houver sinais de concussão (quando o cérebro é afetado pelo traumatismo ou batidela na cabeça), como: pupilas desiguais, vómitos seguidos e sonolência maior que o normal. Dependendo da idade do bebe, observem se há mudanças na forma como ele gatinha ou anda, se ele parece mais fraco ou confuso, ou se há sinais de problemas de fala, visão ou coordenação motora.

• O bébé não parar de gritar ou chorar depois de meia hora, por mais que se tente acalmá-lo.

• Bébé tiver um corte que pareça profundo, especialmente no rosto e em partes do corpo que se movimentam muito. Talvez seja preciso dar pontos. Na dúvida, não se deve esperar até o dia seguinte: os pontos funcionam melhor quando são dados até oito horas depois do acidente.

Depois do stress da queda e de toda a choradeira, é normal que as crianças fiquem cansadas e precisem de uma soneca. Por isso, caso o acidente tenha acontecido durante o dia, deixem o vosso filho descansar mais ou menos passada uma hora da queda, e tentem acordá-lo depois do tempo normal da sesta diurna.

Se o bébé ficar com um galo, podem colocar gelo enrolado num pano, sobre o galo durante cerca de 1 min. Se mesmo assim ele ainda se queixar com dores um supositório de ben-u-ron deve resolver o assunto. Se ser isso não há nada como uma boa dose de miminhos para lhes passarem todas as dores!

Espero que esta "check list" ajude numa aflição!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Anti-celuliticos

A celulite é um mal que só atinge as mulher, mas que não olha muito a idade ou a se são gordas ou magras. Todas podem ter celulite!

Todos os anos as marcas lançam um novo e super poderoso anti-celulitico, da Elancyl à Lierac, seja em creme ou em comprimidos, todos parecem ter a solução.

Mas então o que escolher?
Primeiro temos de identificar qual o maior problema da celulite, se são os nódulos (celulite incrustada) ou a retenção de líquidos?

Sendo assim, de todos os que experimentei este é o meu veredicto:

- retenção de líquidos: Elancyl ou Caudalie. Este ultimo é serum e para além de penetrar mais profundamente na pele tem um aroma super agradável! Adoro!!

- Celulite incrustada com nódulos- tanto o da Roc como da Lierac são bons, embora o da Roc tenha um cheiro péssimo! Mas os meus preferidos são mesmo o Celludestock da Vichy e a Depuralina celulite rebelde, têm excelentes resultados!

Eu agora estou a fazer a Depuralina e é tão potente a activar a circulação que as minhas pernas ficam super vermelhas e quentes!! Mas passa uns minutos depois. Para além disso vem em saquetas individuais, o que o torna super pratico, tem também um aroma agradável.

O ideal é juntar a estes tratamentos umas massagens de drenagem linfática (até podem levar o serum da caudalie se a esteticista deixar, é óptimo para massagem!) 2x por semana.

Se o orçamento o permitir, recorram em vez disso à cavitação, a chamada lipoaspiração não invasiva, é fantástico!! Com este tratamento reduzem uns centímetros, tratam a celulite e conseguem também firmeza! No entanto, quem tenha problemas de colesterol elevado ou arteriosclerose não podem fazer, pois podem deslocar a gordura nas artérias e ter algum problema cardíaco.

Para quem não tem paciência para por cremes, há duas soluções com muito bons resultados: inneov celulite (pó ou capsulas) ou o Celulase gold avanced (o meu preferido!).

Para além disso, beber muita água durante o dia e andar muito ajuda imenso!

Vejam qual o melhor tratamento para vocês e livrem-se da celulite! Ainda vão a tempo!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Como minimizar os efeitos do tabaco?

Todos sabemos que o tabaco tem efeitos extremamente nocivos e que muitas vezes pode ser letal. No entanto, também é verdade que em períodos complicados como o que estamos a viver, ainda se torna mais difícil deixar de fumar...

O ideal é tentar reduzir aquilo que se fuma para cerca de 3 a 5 cigarros por dia (o menos que conseguirem). Para tal, os tratamentos mais eficazes são o Champix e as pastilhas Nicotinell. Estas ultimas têm tido muito boa aceitação porque se tomam intercaladas com o cigarro e reduzem muito a necessidade de fumar, de forma progressiva. Seja como for, sem vontade de deixar de fumar, nada faz efeito e por isso mais vale não gastarem dinheiro! Estes tratamentos são para ajudar a deixar de fumar e não fazem milagres!

Seja qual for a vossa opção neste momento há cuidados que devem ter para reduzir os efeitos do tabaco no vosso organismo:

- Beber muito leite e comer muita fruta:
O leite é um potente destoxificante para eliminar as toxinas do tabaco e limpar os pulmões. Beber meio litro de leite por dia é uma excelente ajuda. Quanto às frutas, são ricas em vitaminas com propriedades anti-oxidantes (laranja, limão, kiwi, toranja, etc) e por isso ajudam a eliminar as substancias toxicas resultantes da metabolização do tabaco pelo fígado;

- Tomar um guronsan por semana:
Para destoxificar o fígado e aumentar a eliminação das substâncias toxicas pela urina.
Podem também recorrer a um depurativo pulmonar de 6 e 6 meses. Podem fazer o Depur-mon, 1 colher por dia de manhã, durante 1 mês!;

- Beber muita água:
A água é essencial para o organismo a todos os níveis, mas neste caso aumenta a diurese e por isso a eliminação das toxinas pela urina;

- Fazer um suplemento de anti-oxidantes, o Bioactivo Selenio + Zinco é uma excelente opção para tomar continuamente 1x ao dia. Ou pontualmente fazer cecrisina 1x por dia. Como falei atrás os anti-oxidantes têm a capacidade de anular as substâncias toxicas (radicais livres) que resultam da metabolização do tabaco e que são responsáveis pela alteração das células que resultam do cancro.

A pele, para além dos pulmões e fígado, é dos órgãos mais afectados e onde mais se nota os efeitos da acumulação do tabaco. A pele dos fumadores geralmente é baça, com um ar envelhecido (com rugas mesmo na zona dos lábios) e muitas vezes já com manchas escuras.

Para minimizar este efeito devem-se ter os seguintes cuidados:

- Usar um creme anti-rugas à base de anti-oxidantes;

- Fazer 1 mascara exfoliante, seguida de uma mascara hidratante 1x por semana;

- Usar o óleo destoxificante (como o da caudalie) à noite, 2x por semana;

- Beber muita água;

- Usar um suplemento anti-oxidante especifico para a pele como o inneov anti-idade celular, as capsulas da Caudalie ou mesmo o Evelle. Embora o meu preferido seja mesmo o inneov;

- Um serum anti-rugas de olhos e lábios para as ruguinhas à volta da boca.

Se tiverem estes cuidados, bem fáceis de incluir na vossa rotina e se conseguirem reduzir o número de cigarros que fumam, vão ver que o vosso corpo e a carteira agradecem... Por muitos mais anos!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui