Vitaminas e a imunidade das crianças

É certo que o ideal nos mais pequeninos é dar-lhes uma alimentação o mais variada possível, rica em proteína (carne e peixe), hidratos de carbono (pão, massa e arroz), legumes e fruta!

Esta é a formula ideal! O problema é que os alimentos originais geralmente não vêm directamente da origem e muitas vezes são congelados e depois cozinhados o que faz com que percam muitas das suas propriedades. É por isso que eu não sou fã de sopa congelada ou de fruta e comida de boião. Claro que nas ferias ou pontualmente recorro a este meio, mas o menos possível. Precisamente para que a comida e os seus ingredientes sejam o mais nutritivos possível.

Mas é por estes motivos que já o meu avô era fã dos xaropes de vitaminas. Principalmente no inverno, em que temos de ter as defesas reforçadas para resistir ao frio, humidade, vento e todas as viroses (cada vez piores que aí andam).

Daí que, em crianças normais, sem doenças graves eu acho que se deve dar um fraquinho de vitaminas durante um mês em Outubro e reforçar em Janeiro. Há varias no mercado, desde o Vi-dailin que eu tomava em pequena até ao Viterra. Mas os meus preferidos são os à base de Geleia real (arkoreal ou jelly kids). E porquê? Porque a geleia real, para além de altamente nutritiva é rica em propólis. Esta substância, totalmente natural tem capacidades anti-inflamatórias e de reforço do sistema imunitário, o que vai ajudar a combater rapidamente qualquer vírus, bactéria ou fungo que se tente alojar no nosso organismo! Os brasileiros são fãs e eu também!

Por isso aqui fica a dica, uma colher por dia ao pequeno almoço (daquele que os vossos filhos acharem que sabe melhor, mas são todos doces). Vão ver que passam um inverno bem mais descansados!


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Como aumentar a produção de leite materno

Este é um tema muito falado e sobre o qual toda a gente tem algo a dizer. Há varias teorias sobre beber cerveja, muita água ou mesmo leite poderão aumentar a produção de leite materno. Mas nenhuma delas está provada...

O que está realmente provado é que há dois factores fundamentais. O primeiro é o nosso estimulo cerebral, que depende do nosso cérebro "dar ordem" para as glândulas mamárias produzirem leite. O outro factor é o estimulo físico provocado pela sucção do bebé. Sendo que este estimulo é que vai "dizer ao nosso cérebro" que é preciso produzir leite.

Então, parece tão simples, porque é que há que não consiga?

Digo por experiência, da minha filha achei que tinha pouco leite, porque não "esguichava" e porque ela demorava uma hora a mamar e adormecia a meio... Um desespero! Mas não desisti, dei primeiro das duas maminhas e ao fim de 2 meses já só dava de uma de cada vez! Dei de mamar até aos 8 meses!!

E porque? Porque meti na cabeça que conseguia e dei essa "ordem" ao meu cérebro!! Sabiam que já há casos de mães adoptivas que começaram a produzir leite para os seus filhos adoptivos sem terem estado gravidas?!? É incrível!!

Para além disto, aprendi numa formação maravilhosa sobre amamentação que há umas bombas que ajudam a todo este processo. As novas bombas da Medela, para além da função de tirar leite, também têm a função de estimular o mamilo como faz o bebé. Explicando melhor, os primeiros 2 min que o bebé está na maminha está só a estimular a subida do leite e só depois começa a mamar. Por isso é que há bebés que adormecem, de tão cansados que ficam!! As bombas da Medela fazem a estimulação pelo bebé, o que significa que ela já não se cansa e consegue mamar mais em menos tempo! Isso vai aumentar também a produção de leite que é ajustada às necessidades do bebé!!

Mas cuidado! Não usem em excesso nem antes da amamentação estar estabelecida (1ºmês), podem aumentar o risco de mastite...

Por isso mães, tenham confiança em vocês e se acharem necessário invistam nesta bomba maravilhosa!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Produtos para peles atópicas

Cada vez mais as crianças têm imensas alergias, herdadas dos pais, avós, etc. Tosses alérgicas, brinquiolites, enfim... Mas juntamente com estes sintomas "surge" a tão falada pele atópica! As crianças aparecem com manchinhas e borbulhinhas espalhadas pelo corpo, que as vezes até provocam crostas...

O que fazer?

Se têm casos destes na família comecem logo a prevenir logo deste a nascença. Evitem banhos prolongados e com água muito quente, de preferencia dia sim dia não (menos no verão, claro!) e sem esfregar muito (evitem as esponjas e turcos de banho, só óleo ou gel de banho).

Depois a escolha dos produtos:

- Banho corpo - óleo de banho Eucerin ou A derma ou gel das mesmas marcas (excepto em alturas de crise que deve mesmo ser o óleo)

- Hidratante corpo - só se deve começar a por se a pele aparecer seca - hidratante de 1kg da Eucerin (fica muito barato e é excelente) ou A derma exomega leite de corpo. Em situações de crise, aplicar o Eucerin peles atopicas nas lesões ( é excelente)

- Champô - só quando o bebé já tiver cabelo - têm o champô da Chicco que é à base de calendula (hidratante e calmante), se o bebé não se der bem, o da Aderma ou D'Aveia neutro.

As peles atópicas são controláveis, mas por vezes temos de experimentar vários produtos até acertar. Os que não servirem passem para o resto da família e tenham sempre em conta que este tipo de produtos são para usar em pequenas quantidades, pelo que rendem imenso!!

Todas as sugestões de produtos são tendo em conta a melhor relação qualidade preço, há outras marcas igualmente boas (como a Uriage e a Avéne) mas mais caras e não superiores... Mas fica ao vosso critério!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui