Comer de forma mais saudável - cortar no gluten!

Depois da reportagem do açúcar ( que confesso que não foi grande novidade), por motivos de saúde da família resolvi cortar no gluten. 


Sem exageros porque não justifica, mas porque se excluirmos algumas coisas ajuda na dieta e é mais saudável!

Assim sendo, cá em casa resolvemos reduzir o consumo de alimentos processados ( comida pre preparada e congelada, molhos pre-feitos, entre-outros).

Por isso abolimos o pão de forma, os panadinhos e primos (São mesmo só para urgências) e descobri que tinha de voltar ao leite do dia! Não só é mais saudável como está isento de gluten!

Vamos também experimentar as massas sem glúten a ver como corre...

E vocês? Que dicas saudáveis sugar-free e gluten-free têm? Partilhem comigo sff.

Back on track - adeus dores musculares e articulares

Se há algo incomodo no nosso dia a dia é quando o nosso corpo nos "deixa mal" com dores e não conseguimos fazer a nossa vida.


Pode ser por causa de lesões desportivas recorrentes, por problemas musculares posturais ou mesmo em situações mais graves de doenças ósseas ou articulares como é o caso das artrites.

Recentemente fiquei a conhecer a back on track, uma marca de produtos para este tipo de lesões que podem parecer simples produtos de ortopedia (joelheiras, talas, cintas etc) mas são muito mais que isso. Têm por base uma nanotecnologia que o que faz é absorver o calor emanado pelo nosso corpo e reintroduzi-lo progressivamente de volta na mesma zona. É uma "reciclagem" de calor! Os produtos são todos laváveis e reutilizáveis de óptima qualidade é muito resistentes.

Tenho um caso de artrite reumatoide muito próximo de mim e ando já há 2 meses a testar os produtos. Neste caso, umas meias para ajudar nas dores articulares dos pés. Fizemos o teste de deixar de usar e o doente notou imensa diferença, ficou muito pior.

Por este motivo resolvi partilhar esta dica com vocês. Têm produtos para várias zonas do corpo desde a ponta dos pés ao pescoço, é só identificar e escolher.

Se conhecem quem tem este tipo de problemas, faça esta aposta, vão ver que o consumo de anti-inflamatorios aí em casa vai reduzir bastante!

Aventuras do pós-parto - Peito gretado

Acho que não há ninguém que tente amamentar que não fale de ter ficado com os mamilos gretados. Eu não fui excepção... Logo nos primeiros dias começou esta saga...ela ainda não sabia fazer bem a pega para mamar e por isso quem sofria era eu...

Fui preparada com o maravilhoso creme da Medela Pure-lan, lanolina pura, excelente para regenerar os mamilos e sem ter de remover antes de mamar. Falhou-me uma parte importante...as conchas de amamentação. São uma peça imprescindivel pois permitem-nos estar decentes e tapadinhas ao mesmo tempo que permitem que os mamilos estejam arejados e sem estarem em contacto directo com tecido do sutiã ou mesmo os absorventes.

Como é que solucionei isto? Como desta vez tive poucas visitas, sempre que podia estava com as maminhas ao léu...é assim que deve ser por forma a arejar e permitir a regeneração e cicatrização do mamilo. Mal saí do hospital fui logo à farmácia comprar as conchas para usar em casa.

As conchas também têm desvantagens mas solucionáveis... Ou seja,  se as maminhas estiverem muito cheias, o leite vai pingar para dentro das conchas e vai-se acumular... ora, quando nos baixamos, como as conchas têm furos, ficamos todas molhadas! É facil de solucionar...basta colocar uma compressa ou um disco de amamentação no fundo da concha para absorver... et voilá!

Também não aconselho a usar para dormir, é pouco confortável e pode pressionar a maminha provocando nódulos.

Se assim não resolver, recomendo os discos de hidrogel... são maravilhosos, aliviam imenso e são reutilizáveis durante 24h, a desvantagem é que não são muito baratos, mas valem cada cêntimo!

Gostaram da dica nº2? Estejam atentas...vêm aí muitas mais!

Aventuras do pós-parto - Na maternidade, o primeiro "stress"

Tenho estado ausente, primeiro porque o meu trabalho (que adoro) que absorveu muito tempo no fim da gravidez e depois andava tão cansada que já não conseguia ter cabeça para escrever.

Agora que já ultrapassei o primeiro mês de pós-parto vou partilhar convosco um pouco das minhas "aventuras e desventuras" desta fase que, apesar de ser a segunda filha foi um bocado complicada.

Felizmente o meu parto correu lindamente, teve de ser induzido para poder ser mais controlado pelo médico (a tensão no fim já estava a subir ligeiramente e já tinha 3 dedos de dilatação às 37 semanas). O Dr. Carlos Verissimo é o meu obstetra e aproveito para o recomendar a 100%, é super cuidadoso e atencioso, transmitindo uma segurança incrivel que me deixou super relaxada nas 2 gravidezes.

Os primeiros dias na maternidade correram bem, a miúda era calminha, começou logo a mamar (é uma comilona) e nós pais estavamos muito mais tranquilos do que da primeira vez.

No entanto no 2º dia tivemos o primeiro "stress", ela não fazia xixi nem cócó, fraldas sucessivas sequinhas... Começaram-me a perguntar isso várias vezes e à 3a enfermeira a perguntar-me isso comecei a ficar preocupada. Falei com ela e pedi para falar com a pediatra de serviço. Disseram-me para esperar pelo fim do dia.

Chegados ao fim do dia, nada... recomendaram-me dar-lhe suplemento porque ela podia não estar a mamar o sufuciente...

Logo de seguida, fez um cócó enorme! Parece que desentupiu...lol! E tudo regularizou. No dia seguinte teve alta e só tinha perdido 20g, ou seja...estava a comer muito bem e a maminha era suficiente.

Primeiro "stress" superado!