A Primavera é uma época maravilhosa do ano, está tudo mais bonito, começa o bom tempo e o calor, o que nos trás logo uma grande melhoria de humor, que parece que dissipa qualquer doença que nos andasse a assombrar! O problema são aqueles pólenes que andam no ar...já repararam concerteza no “algodão” que anda a passear pelo ar! Pois é, os grandes responsáveis por este “algodão” são os Plátanos, árvores que estão vulgarmente espalhadas por vários pontos do país pela sua resistência e durabilidade.

É assim que começam os espirros constantes, a comichão no nariz e nos olhos e o lacrimejar, juntamente com o nariz a pingar. Estes são os sintomas geralmente associados à Febre dos fenos ou á Rinite alérgica. Estas doenças afectam cada vez mais adultos e crianças no nosso país.

Mas como prevenir o início ou a propagação destes sintomas?
O mais fácil é mesmo evitar estas zonas com muita concentração de pólenes. No entanto, como muitas vezes é a porta de casa e do trabalho torna-se mais difícil. O ideal é usar óculos escuros sempre que se está na rua e beber muita água para ir limpando o organismo. Se possível colocar umas gotas de soro fisiológico no nariz e nos olhos, de manhã e á noite, principalmente nas crianças, que são mais susceptíveis a estes alergenos.

Se eventualmente vir que a resposta imunitária a estes alergenos já está mais desenvolvida e não passa com estes tratamentos simples, o mais fácil é recorrer a um anti-alérgico (anti-histamínico: Zyrtec, Claritine, Xyzal, p.ex.) 1x por dia (à noite pois alguns podem dar sonolência). Em complemento pode fazer um descongestionante nasal ou mesmo um anti-alérgico em spray.

Outro tipo de alergias comuns nesta altura é ao calor. Nas zonas onde a transpiração é mais intensa (axilas, virilhas, dobras dos braços e pernas ou pescoço) podem aparecer umas borbulhinhas e provocar comichão. Nestes casos deve-se aplicar creme hidratante de manhã e à noite e se a comichão for muito intensa tomar um anti-histamínico ( fenistil ou aerius) e/ou colocar o fenistil gel.

Estou certa que com esta fórmula irão desfrutar muito mais da Primavera! Qualquer dúvida é só perguntar. Aproveitem!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply