Como a maioria dos meus amigos(as) ADORAM SOL acho que este tema vem a calhar!

Em Portugal temos a sorte de ter uma óptima exposição solar o ano inteiro. Sabe-se que esse maravilhoso Sol tem o benefício de:
- Activar a circulação sanguínea; 
            - Estimular o sistema endócrino, favorecendo os processos metabólicos;
            - Melhorar os quadros de acne e as infecções por fungos e psoriase;
            - Promover a síntese de vitamina D na pele, que favorece a fixação de cálcio nos ossos e dentes; 
            - Activar o sistema nervoso, funcionando como um óptimo antídoto contra a depressão, entre outros.

No entanto também tem o lado nocivo, o qual tentamos minimizar com protecção.

Mas então como funciona a radiação solar? Sabe-se que a radiação solar é constituída pelos UVA, UVB e UVC. Os UVC não chegam a atingir a superfície da terra, por isso não nos atingem. Os UVA apenas atingem as camadas mais superficiais da pele e os UVB são aqueles que penetram mais profundamente e são responsáveis pelas alterações nas células que se podem tornar cancerígenas. É essencialmente contra os UVB que usamos protecção solar e daí a sua grande importância.

Sabe-se hoje que os raios UVA, apesar de não serem directamente cancerígenos, podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de cancro da pele por inactivarem uma proteína (P53) que é responsável por “matar” as células cancerígenas. Mais ainda, são eles os responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele!!

É como se protege a nossa pele destas agressões? Uma vez que os protectores solares são pouco eficazes a fazer esta protecção (excepto dos minerais), temos de recorrer aos anti-oxidantes orais que vão fazer essa protecção internamente. Daí que temos agora o inneov anti-edade celular e o caudalie cápsulas anti-envelhecimento para fazer todo o ano, para o verão, precisamos de uma dose mais “potente” e aí temos o inneov solar anti-ox e o bioactivo bronzeado!!! Estes produtos reduzem também a incidência de alergias ao sol e manchas por este provocadas.

Assim podemos ir muito à praia, ter um bronzeado bonito, mas minimizando os efeitos secundários que tanto queremos evitar!!

P.S. Obrigada Inês Veiga pela fantástica formação!! Bjs

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply