Estive a falar ontem com uma prima que está gravida e que tinha levado uma " descasca" da obstetra pelo peso que tinha ganho. Isso também me aconteceu entre os 3 e os 4 meses de gravidez, engordei 4kg de repente! Fiquei um bocado assustada. E voltei a ver o que poderia comer... Aprendi uns truques que vou partilhar.

Uma gravida não pode fazer dietas malucas porque pode por em causa o desenvolvimento do bébé. Então o que é que se deve evitar, que não faz falta? Doces em geral e hidratos de carbono em excesso. No entanto os hidratos de carbono dão energia por isso, sendo a gravidez um período de grande gasto energético não se deve abolir completamente.
O que eu fazia:
Pequeno almoço- leite com cereais ( é nutritivo, dá energia e demora algum tempo a digerir por isso não dá fome muito cedo)

Meio da manhã - 2 bolachinhas Maria ou de água e sal.

Almoço - carne com legumes ou salada ( as proteínas são importantíssimas para podermos passar para o bébé, para que os aminoácidos que as constituem sirvam bem de " alimento " para o seu cérebrozinho) + fruta ( tudo menos morangos);

Lanche - um iogurte magro e umas bolachas Maria ou de água e sal

Jantar- peixe com legumes ou salada ( o peixe para além de rico em proteínas é rico em omega 3 e 6, importantíssimos para o desenvolvimento cognitivo do bébé)+ gelatina (0%) ou fruta.

Há varias coisas importantes a reter...Uma gravida não pode estar muitas horas sem comer pois pode ser hipoglicémias, que podem provocar desmaios pouco convenientes. Daí que devem comer muitas vezes ao dia e pouco de cada vez. Outra coisa aconselhável é andarem sempre com rebuçados na mala ( sugos por exemplo ) para se não conseguirem parar para comer e se se começarem a sentir mal, posso dizer-vos que até diminui os enjoos se se comer um rebuçado logo nos primeiros sintomas! Agora, claro que não é para estar sempre a comer!
Outro cuidado que se deve ter é ter sempre umas bolachas na mesa de cabeceira para não se levantarem de repente e caírem para o lado... É o maior período sem comer e há muitas gravidas que ao acordar estão em hipoglicémia.
Também viram as saladas que são um problema para quem não é imune à toxiplasmose, mas em casa usado amukina ou vinagre ( bem mais barato) têm o problema resolvido, fora de casa optem por legumes ou arroz ou massa mas em pequenas quantidades.
Jantares de sopa também não funcionam nas gravidas, os legumes são rapidamente digeridos e chegam à hora antes de dormir e estão a morrer de fome... E claro, vão comer aquilo que não devem! Ainda é pior! Se mesmo com um peixinho houver dias em que isso vos acontece comam as tais gelatinas 0%, tiram-vos o desejo do doce e o estrago não é grande!

Se tiverem uma gravidez normal façam os possíveis para fazer exercício, mais que não seja andar a pé todos os dias ( era o que eu conseguia fazer) e trabalhem o mais possível até ao fim, está provado que mães activas até ao fim da gravidez têm partos mais rápidos e crianças mais inteligentes!!
Aproveitem muito, tirem fotografias da barriga e vão vendo a sua evolução ( é da maneira que se apercebem facilmente se estão a engordar muito ou não). Eu assim consegui só engordar 11 kg, é que depois a amamentação é que é a verdadeira prova, aí sim vão ver o que é fome! Lol!
Espero ter ajudado. Beijinhos

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

2 Responses so far.

  1. Unknown says:

    Boa tarde, fiquei com uma duvida... porque nao se pode comer morangos?

  2. Pode se os "descascar". O problema é que a superfície dos morangos é tão rugosa que são muitos difíceis de lavar e retirar a terra e os pesticidas que nela ficam agarrados (e não são visíveis), podendo prejudicar o bébé! Esclarecida?

Leave a Reply