Seja porque trabalhamos o dia todo em pé ou sentadas, o facto de estarmos sempre na mesma posição pode fazer com que cheguemos ao fim do dia com os pés e pernas inchados e com a sensação de cansaço. A longo prazo podem surgir derrames e até mesmo varizes, principalmente para quem já tenha um historial familiar com esse problema.

Como resolver?

O ideal é apostar na prevenção! Usar meias de descanso com compressão 140 (menos que isso não faz efeito) em collants ou meia até meio da coxa (eu prefiro para esta altura porque faz menos calor), os collants da lycias e as meias da ibici são fantásticas!
Atenção que as meias de descanso até ao joelho são totalmente desaconselhadas porque não têm uma distribuição da compressão adequada e cortam a circulação na zona do joelho fazendo com que apareçam nessa zona mais derrames e inicio de varizes.

No entanto, com o calor custa usar meias de descanso e por isso a solução passa pelos comprimidos e cremes. Este tratamento pode ser feito o ano inteiro juntamente com as meias de descanso. Têm para casos mais simples as capsulas de castanheiro da Índia da Arkocapsulas , se já tiver muitos derrames aconselho os comprimidos Antistax ( 1 por dia, fácil e eficaz) e para inicio de varizes o Daflon ou Venex. Em alturas de calor deve-se fazer uma massagem de manha e à noite com Venoparil ou Antistax em gel, ou para uma acção mais rápida o Antistax em spray (até dá para colocar em cima das meias de descanso), quando chegarem a casa coloquem as pernas elevadas e em repouso e vão ver que melhora muito!

Fazer exercício físico, principalmente caminhadas, juntamente com o beber muita água ou até mesmo chás drenantes como o chá verde, activam a circulação vascular e são uma óptima ajuda para reduzir esta patologia. As massagens de drenagem linfática manuais também têm excelentes resultados nesta altura!

No caso das gravidas, apenas podem e devem usar meias de descanso e gel de massagem, mas é muito importante para não ficarem cheias de derrames nas pernas.

Caso vejam que já tentaram tudo isto e estão sempre a piorar, o ideal é consultarem um cirurgião vascular que é o médico especialista nesta área.

Assim estou convencida que vão conseguir ficar com umas pernas bonitas para o Verão!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

3 Responses so far.

  1. P. says:

    Estou a adorar o Antistax...o spray ao final do dia é maravilhoso ;) Obrigada!

  2. Ainda bem! Eu sei que no fim da gravidez me ajudou imenso nos dias de mais calor! Beijocas

  3. Anónimo says:

    Ola trabalho num cabeleireiro e ja noto alguns derrames o antistax disfarça ou elimina mesmo?
    É melhor os comprimidos ou o creme?

Leave a Reply