Estou de mini-férias e é nestas alturas que concluímos o que é verdadeiramente pratico para os nossos pequenotes!

Mal a Madalena nasceu comprei um kit de alimentação da Avent com 10 copos de 240 e 10 de 180 ml, mais 2 colheres de papa. Inicialmente usei para armazenar leite materno que tirava com a bomba ( a da Avent ajusta-se directamente aos copos, o que reduz muito as contaminações) e depois congelava escrevendo a data e hora no copinho. Não sei se sabem mas o leite materno aguenta até pelo menos 6 meses congelado ( num congelador normal) ou 48h nas gavetas de baixo do frigorifico. O que muitas vezes pode servir para o reforço da noite do bébé, em vez de leite artificial... Melhor e mais barato.

Aos 4 meses a Madalena começou com as papas. Quando ia a qualquer lado punha a medida certa de água fervida ainda morna num copo ( são copinhos medida) e noutro um bocado de papa. Metia tudo no saco térmico avent (que mantém lindamente a temperatura), juntamente com uma colher de ponta mole e estávamos prontas! Estas colheres são óptimas para o inicio dos sólidos. Os bébés ainda não sabem comer e por isso, deixando a colher um bocadinho na boca, eles chucham a comida para dentro. Eu aconselho também a fazerem a papinha grossa para ser mais fácil de comer, e vão ver, ao 3º dia já estão a comer quase tudo bem!

Aos 6 meses começaram as sopas de legumes. Comecei a fazer 3 doses de sopa na bimby, dividia pelos copinhos nas quantidades certas (indicadas pela pediatra) e guardava no frigorifico. Quando ia para fora triturava uma peça de fruta e colocava noutro copinho , tudo dentro do saco térmico e lá íamos nós!!
Continuei a fazer isso com as sopas com carne, depois com peixe ( comecei a usar os copos para quantidades maiores) e nas férias faço mais quantidade e congelo! (embora por poucos dias, porque a comida congelada vai perdendo propriedades como vitaminas...). Depois deixo sempre a descongelar de véspera, porque no microondas não fica tão bom ( mas também podem descongelar os copinhos em banho Maria).
Agora que a Madalena está mesmo a fazer 1 ano vamos começar a comer comida cada vez menos triturada. Mas acho que vai sempre dentro dos copos. Depois de lavados encaixam e empilham-se todos. São muito fáceis de guardar.
Assim nunca ando com pratos e pratinhos atrás... Os copos servem para tudo! Até para levar a bolacha Maria para os iogurtes! São, sem dúvida um bom investimento!

Bom fim-de-semana!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply