O cabelo é das partes do nosso corpo que mais sobressaem. Um cabelo bonito e bem cuidado pode tornar-nos mais bonitas e com mais "pinta".
Então como podemos conseguir ter sempre um cabelo bonito?

Tal como o resto do nosso corpo, o nosso cabelo também precisa de ser bem alimentado. Cortá-lo pelo menos 3x por ano também ajuda. Se tivermos uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais e se bebermos muita água, metade do trabalho está feito.

A outra metade é o tratamento, escolher o champô certo é essencial!
Sendo assim temos:

- Cabelos Oleosos - usar um champõ seborregulador 2x por semana e intercalar com um champô purificante. Muitas vezes (principalmente nos cabelos compridos) a raiz é oleosa e as pontas secas, daí que se deve usar um bom amaciador para pontas secas. Mais ainda, estes cabelos devem ser lavados dia sim dia não pois, o lavar todos os dias faz com que se retire gordura a mais do couro cabeludo, que vai produzir mais para compensar a falta. Eu sugiro o Sabal + Extra-Doux da Ducray ou o Seborregulador e o Mineral da Dercos.

- Cabelos Secos - Deve-se usar um bom champô nutritivo e fazer uma mascara 1x por semana. A linha amarela da Dercos é fantástica.

- Caspa Seca - a caspa seca é aquela que cai para cima dos ombros, tornando-se muito visível e incómoda. Daí que se deve usar um champô para caspa seca 2x por semana e intercalar com um champô de frequência. Eu recomendo o Ducray Squanorm + Ducray Elution

- Caspa Oleosa - Também conhecida por dermatite seborreica, este tipo de caspa forma placas no couro cabeludo provocadas por excesso de secreção de sebo, o que muitas vezes também provoca comichão e queda de cabelo. As alturas mais complicadas são as de stress, que faz com que a seborreia agrave. Nestes cabelos temos de conseguir um equilíbrio: fazer o tratamento para cabelos oleosos normalmente (ver acima) e em crise usar um champô para dermatite seborreica (2x por semana) intercalado com um calmante do couro cabeludo. Eu consigo excelentes resultados com o Ducray Kelual DS intercalado com o Ducray Elution.

Para os chamados cabelos "normais" a Klorane e a Phyto têm uma panóplia de champos de frequência para dar volume, alisar, dar brilho, amaciar, para manter a cor ou aloirar ( camomila). Aqui cabe a cada pessoa escolher o resultado que pretende. São bons champos para usar agora nas ferias de praia ou para quem lave o cabelo todos os dias, por não serem agressivos para o cabelo.

Outra grande preocupação é a queda de cabelo, mais essa vai ter um artigo próprio nos próximos dias!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply