Esta é uma doença pontual que ataca desde bébés a adultos e que se não tratada devidamente pode ter consequências complicadas.

Uma gastroenterite pode ter duas origens, viral ou bacteriana, mas como destinguir e trata-las?

Gastroenterite Viral
Caracteriza-se por vómitos e/ou diarreia mas com ausência de febre. Tem que se ter especial cuidado no contacto com outras pessoas, principalmente crianças e idosos, para não os contaminar.
Tratamento - UL-250 3x ao dia durante 5 dias e beber água de cozer o arroz com sal para hidratar e parar a diarreia. Se tiver diarreia forte ( mais que 1 dejecção/h) 2 cp de imodium na primeira toma e depois 1 em cada ida à casa de banho (apenas enquanto tiver diarreia porque depois provoca prisão de ventre). Se tiver vómitos ligeiros opte por um chá preto (fraco) com açúcar e servido frio, evita que desidrate e o chá preto tem propriedades anti-eméticas (páram o vomito). Se os vómitos forem muito fortes pode tomar um comprimido de primperan (atenção que dá muita sonolência) e se não resolver convém contactar um médico.

Gastroenterites Bacterianas
Geralmente causadas por comida estragada, sendo as mais comuns provocadas por bacterias como salmonelas dos ovos ou marisco estragado. Para além de vómitos e/ou diarreias intensas, caracterizam-se por febres altas.
Tratamento- Nestes casos o ideal é consultar um médico, mas caso não seja possível pode-se tomar dimicina de 8 em 8h para prevenir que a bactéria se multiplique, para além dos tratamentos referidos para a gastroenterite viral. Neste caso NÃO se deve tomar imodium para que a comida estragada possa ser expelida, o mais possível, de inicio (só depois por indicação do médico). Para a febre pode-se tomar 1 ben-u-ron 500 mg ou 1 g de 8 em 8h.

No caso de crianças e idosos há que ter especial atenção para não desidratarem e por isso devem beber muitos líquidos. Agora até há disponível na farmácia umas gelatinas para hidratar com sabor a cola e a morango ( é mais agradável do que os líquidos de hidratação disponíveis até agora).

Eu aconselho vivamente a que se faça um investimento a dar aos bébés a vacina contra as gastroenterites Rotateq ou Rotarix. Eu apanhei uma gastroenterite viral este ano e, apesar do contacto com a minha filha, ela não teve qualquer sintoma!

Estas dicas podem ser particularmente úteis quando vamos para países tropicais, em que a probabilidade de apanharmos uma gastroenterite por causa da água não engarrafada é muito grande (mesmo no gelo e na confecção da comida). Agora já sabem o que levar!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply