As infecções urinárias são um problema muito desagradável que afecta uma percentagem elevada de mulheres das mais variadas idades.

Ao contrario daquilo que muita gente pensa, estas infeccoes não se apanham nas casas de banho publicas (se tiverem os cuidados mínimos).
É sim resultado da proliferação de bactérias da flora vaginal que se multiplicam anormalmente por alteração do pH local ou por cantaminação por bactérias do intestino que contaminam a vagina. Qualquer destas bactérias consegue subir rapidamente através do ureter até à bexiga (pois nas mulheres este canal só tem 3 cm) e provocam uma infecção urinária!

Dá-se uma irritação das paredes internas da bexiga, obrigando a pessoa a urinar mais vezes e causando ardor, sangue na urina e sensação de peso ou mesmo dor no baixo ventre. Estes sintomas podem aparecer isolados ou em conjunto. Se não for tratada correctamente, a cistite pode atingir os rins, resultando numa pielonefrite que causa febre alta e fortes dores abdominais, podendo levar ao internamento hospitalar.

Há varios factores que favorecem a contaminação das vias urinárias com bactérias:

. Durante a higiene, há que ter cuidado, um simples gesto errado e já está! Usar o papel higiénico do ânus em direcção à vagina leva as bactérias do trato intestinal para a uretra e de lá para a bexiga, contaminando-a. Sendo um local quente e húmido as bactérias proliferam rapidamente. Deve-se limpar-se da frente para trás, ou seja, da vagina para o ânus.

. Na menopausa, devido à diminuição dos estrogéneos, há secura vaginal e as paredes da vagina ficam mais susceptíveis à contaminação por bactérias.

. Na gravidez, devido ao aumento de progesterona ocorre um inchaço das vias urinárias. Para além disso, o aumento do tamanho do útero comprime a uretra diminuindo o fluxo da urina e favorecendo a proliferação de bactérias.

. As relações sexuais também podem constituir um problema. Certas mulheres desenvolvem cistites na sequência de relações sexuais muito frequentes. O acto sexual repetido produz um relaxamento da uretra, facilitando a invasão da bexiga por bactérias.

Deve-se fazer sempre uma análise à urina para confirmar a presença de bactérias e para decidir qual o antibiótico indicado para a combater.

Embora, em alguns casos, possa ocorrer uma cura espontânea (porque bebendo muita água a urina acaba por eliminar as bactérias da bexiga) a maioria dos doentes precisa de ser tratada com antibióticos durante períodos que variam entre os 3 e os 14 dias, dependendo da intensidade da infecção e do medicamento utilizado. Tratamentos inadequados consistem a principal causa de repetição destas infecções, que podem tornar-se crónicas.

Há 8 cuidados que devem ter:

1. Usar cuecas de algodão porque absorvem a transpiração e impedem a proliferação de bactérias.

2. Evitar os pensinhos diários.

3. Fazer a higiene na direcção correcta. Da frente para trás!

4. Urinar sempre após uma relação sexual. De contrário, os microorganismos poderão multiplicar-se na bexiga. Convém também beber um copo de água, para encher a bexiga.

5. Não esvaziar completamente a bexiga antes do acto sexual. De contrário, o pénis poderá traumatizar a bexiga porque a urina funciona como um amortecedor de possíveis traumas.

6. Beber pelo menos 1,5L de água por dia, pois a urina em quantidade lava a bexiga, impedindo a acumulação de bactérias.

7. Evitar produtos que possam irritar a região da uretra e vagina, como duches vaginais, espermicidas, diafragmas e desodorizantes íntimos.

8. Não estar muitas horas sem fazer xixi.

Ao mínimo sintoma de dor ou vontade de ir frequentemente à casa de banho comecem logo a beber muita agua, fazer um suplemento de vitamina C (acidifica o pH vaginal e trava a proliferação das bactérias) e usar um liquido de lavagem intima com pH acido (estes líquidos nao devem ser usados diariamente, pois nestas situações assim já não fazem efeito)

Caso os sintomas passem por muito prurido, trata-se antes de uma infecção fúngica e o tratamento é outro. Usar um liquido de limpeza de pH 8, para acalmar e beber muita agua. Se os sintomas persistirem fazer o Gino-Canesten. Mas atenção, se esta situação se repetir frequentemente (em menos de 6 meses) devem consultar logo um medico ginecologista e ver o que se passa.

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

15 Responses so far.

  1. Olá Marta, Parabéns pelo Blog!! Infelizmente sou brindada com alguma frequência com I.U. e o meu médico urologista disse-me também para fazer a minha higiene apenas com sabonetes de glicerina, esquecer o gel de duche e as soluções intimas! Uma mezinha que costumo fazer também é beber sumo de cranberries que em Portugal não é fácil de encontrar, mas que comigo também resulta ;)

  2. Anónimo says:

    Boa noite . Desde ha 2 dias que comecei a sentir algum ardor ao urinar , sendo que ontem apenas senti ardor de manha e depois voltou hoje de manha . será que posso utilizar gino canesten ?

  3. Eu começava por beber muita agua e tomar as cápsulas de uva urzina . Só se tiver um corrimento amarelado com odor é q é uma infecção fúngica e aí sim deve por o Gino canesten.

  4. Eu ando a ir mais ao wc a fz mais xixi clarinho mas nda me doi ..... sinto q ando c um corrimento branco .... hj fui comprar gino canesten . Mal n faz .. tb ando a beber agua e comprei sumo de roma q è antioxidante... eu tb ponho m a pesquisar mt e dps penso q tenho td e mais alguma coisa . O fz xixi mais vezes è q è naquela ... e è xixi clarinho quase transp. Q me aconcelha .... eu comprimidos grds n consigo tomar sou uma be e nisso ... n consigo msm . Ha algumo sumo q possa comprar no celeiro ou algum xa q faca bem . Beijinhos obrigado .

  5. Se não tiver comichão e o corrimento não tiver cheiro não ponha o Gino-canesten pq pode desregular a flora vaginal e piorar. Beba muita agua, o sumo de romã e compre umas cápsulas de uva urzina. As melhoras

  6. ontem a noite pus o gino canesten ...mas entao vou estar atenta hoje se deito corrimento ..e se n deitar n ponho mais ...nao va fazer mal , mas comichao nao tenho nem dor a fazer xixi,pois faço sempre bem .... quanto as capsulas ... esqueça eu capsulas nao consigo tomar ... é mt grande :( o sumo de roma é aquela da compal q estou a beber ... e claro mta agua ...hoje ja notei o xixi mais amarelito .

  7. isa says:

    Boa tarde estou a tomar o tamoxifeno e tenho mais corrimento, é sem cheiro e não tenho comichao. Mas é um bocado amarelado. É normal o que devo fazer?

  8. Deve consultar o seu médico... ;)

  9. Anónimo says:

    Bom dia , estou a utilizar gino canesten em creme com o aplicador, eu insiro o tubinho na vagina e dps empurro o embolo para sair o creme ate este prender tal como diz nas instrucoes , mas quando retiro o tubinho, puxo o embolo e ele tem sempre creme que ficou dentro.
    Estarei a fazer algo errado?

  10. Anónimo says:

    Um pequeno enxaco na vagina e ardor depois de relações sexuais é infeccao urinaria?

  11. Anónimo says:

    Tou a por gino canesten em creme com uma especie de seringas.. ponho a noite antes de ir dormir pois vai saindo um pouco de creme ao longo do dia. Mas a minha questao é se poderei fazer exercicio fisico enquanto estiver a fazer este tratamento

  12. Anónimo says:

    E como se faz quando vc ainda é virgem??

  13. Anónimo says:

    E como se faz quando vc ainda é virgem??

  14. Unknown says:

    Tenho muita comixao e ardor logo apos de coçar.... urino de 2 em 2 min e è sò uma pinguinha de nada e causa um ardor horrivel... parei de coçar porque começei a ver que seria uma infeçaosita, passei agua fresca (simples) para aliviar...
    Entretanto estou a 2h sentada na sanita, despenso levantar-me par daqui a 2min tornar a vir.
    Ja tomei duas garrafas de 33 pequenas de agua quase seguidas... nao notei diferença.
    Posso tomar gino C. ?

Leave a Reply