Vivemos num pais maravilhoso, com um clima priveligiado, o que nos permite apanhar sol durante uma boa parte do ano. No entanto, embora isso possa ser uma grande mais valia, porque andamos mais animados e com melhor aspecto, a nossa pele pode começar a "queixar-se" antes do tempo.

Pois é, uma das maiores causas das manchas na pele é o excesso de exposição solar, sem os cuidados devidos, que leva a um envelhecimento precoce da pele e faz com que as manchas que só deviam aparecer lá para os 60 anos, apareçam aos 30!

Outro factor importante são as nossas hormonas. É por isso que ao tomar a pílula ou durante a gravidez, muitas mulheres desenvolvem manchas no rosto, provocadas pelas alterações hormonais que vão sofrendo.

Mas então, perante isto, o que fazer?

Se ainda estamos numa altura em que as manchas ainda não apareceram ou estão numa fase muito inicial, devemos ter o cuidado de usar um creme com protecção solar (ip15) de inverno e um protector solar ip30 a partir da primavera (por vezes em Março está tão bom tempo que também é preciso!). Outro cuidado que se pode ter é o de tomar capsulas solares ( à base de anti-oxidantes), que vão fazer a preparação dos melanocitos para não reagirem de forma tão intensa à radiação UV, funcionando, de certa forma, como uma protecção solar interna (os da inneov ou bioactivo têm resultados fantásticos).

Quando as manchas já estão instaladas, ou os locais onde teimam em reaparecer identificados, temos de ter uma atenção redobrada e passar a protecção para 50+ o ano inteiro, para além de ser altamente recomendável fazer as capsulas solares.

Há varias marcas com tratamentos anti-manchas fantásticos, assim como os manipulados recomendados pelos dermatologistas conseguem óptimos resultados. O problema é que mal aparece o sol, não se podem fazer!! Sob pena de à mínima exposição solar (mesmo numa esplanada e com protector solar), poderem provocar uma reacção alérgica na pele, devido a esses produtos serem fotosensiveis (alteram-se com a exposição solar).

Mas há uma excepção!! O serum anti-manchas da Caudalie! Para além de ter uma acção fantástica na prevenção e tratamento das manchas, não é fotossensivel. Pode ser usado na altura que mais falta faz! Durante a exposição solar!!

Por isso, não esquecer, evitem a exposição solar excessiva (esqueçam os solarios!) e sem protecção adequada e se necessário recorram a um tratamento anti-manchas, mas sempre tendo em conta que, à excepção do tratamento da Caudalie, só podem fazer os outros mesmo no inverno!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply