O período em que começam a nascer os dentes é um momento que tem tanto de emocionante como de preocupante para os pais. Não existe um calendário completamente certo para os dentes nascerem, e é muito influenciado pela dentição dos Pais. É tão normal um bébé ter o primeiro dente antes dos 6 meses como apenas perto do ano! Há até bébés que nascem já com um dentinho (que é logo removido).

De qualquer forma, os dentes nascem geralmente na seguinte ordem e meses:

-Entre os 6 e os 8 meses:
Dois incisivos inferiores centrais

- Por volta dos 8 meses:
Dois incisivos superiores centrais

- Entre os 8 e os 12 meses:
Dois incisivos superiores laterais

- Entre os 10 e os 12 meses:
Dois incisivos inferiores laterais

- Entre os 14 e os 20 meses:
Quatro primeiros pré-molares

- Entre os 18 e os 24 meses:
Quatro caninos

- Entre os 2 e os 3 anos:
Quatro segundos pré-molares

A grande maioria dos bébés começa-se a babar mais do que é costume ainda cerca de 2 a 3 meses antes de lhes nascerem os dentes, por isso este indicador não é muito fiável. Agora, se começarem a acordar a meio da noite ou da sesta da tarde a meter os dedos todos na boca e a chorar sem parar, aí podem ter a certeza que vem aí dentinho!

O que fazer? Comprem um gel anestésico para os dentinhos ( bucagel ou isdin gengival) e coloquem num dos vossos dedos e esfreguem as gengivas (ao inicio eles reclamam mas depois gostam), tenham também um mordedor dos que da para por no frigorifico (o frio acalma imenso as gengivas) e para as noites difíceis um supositório de ben-u-ron 125 faz maravilhas!! ( já agora, experimentem por o supositório com a parte fina para fora, entra melhor e já não sai com a força que eles fazem ao contrair-se com dores).

A partir do momento em que há dentinhos temos de os lavar! No inicio e até aos 3 anos basta lavar com uma escova de criança e água. Depois dos 3 anos já há pastas de dentes com elevada concentração de flúor adequadas às crianças.

Outro problema muitas vezes associado ao nascimento dos dentinhos são as diarreias ácidas. São fáceis identificar porque os ratinhos ficam logo encarnados. Neste período deve-se ter mais atenção e mudar logo a fralda quando fazem cócó. É que o risco de ficarem assados é muito grande! Caso tal aconteça sigam os conselhos do post sobre a muda da fralda! ;)

Também me falaram do colar de âmbar... Eu confesso que não usei na Madalena porque tive receio que ela pudesse asfixiar, também li que havia o risco de a criança morder as pedrinhas e asfixiar com os pedacinhos. No entanto tenho amigas que estão a usar nos bebés, com as devidas precauções, e até agora eles não sofreram muito com os dentes (há bebés que fazem brinquiolites a cada dente). Felizmente a Madalena também não tem sofrido, por isso fica a irfirmação para decidirem por vocês!

Só me resta desejar que tenham bébés que não sofram muito com os dentes, porque quando sofrem é uma semana de noites mal dormidas!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply