Com a chegada do calor começa apetecer por os pezinhos "ao léu"! O problema é que com o calor vêm também, o pé de atleta, os fungos nas unhas, os calcanhares gretados, as bolhas e os calos!

O que fazer para tratar:

- o Pé de Atleta:
Hoje em dia há varias hipóteses de tratamento. A mais vulgar é o Canesten 2x ao dia durante pelo menos um mês. O problema é que este tratamento implica que sejam metódicos e não falhem nenhuma aplicação. Para facilitar a vida as pessoas surgiu o Lamisil 1, um antifúngico potente com uma formula de aplicação única, ou seja, lava-se o pé, seca-se e espalha-se o gel por todo o pé, não se podendo lavar durante 24h. Durante esse dia, o gel penetra na pele onde vai actuar sobre o fungo durante 21 dias! É muito prático e eficaz! É também aconselhável colocar um pó ou spray anti-transpirante nos sapatos para evitar que o fungo prolifere ainda mais!

- Os Fungos nas Unhas:
Também há vários tratamentos mas de momento o que tem a melhor relação qualidade/preço é o Trosyd verniz ungueal. Á base de anti-fúngico, este verniz aplica-se todos os dias 1 a 2x ao dia por um período muitas vezes superior a 2 meses. É um tratamento muito moroso, os resultados demoram mesmo a aparecer, mas vale a pena!

- Bolhas :
As primeiras vezes que usamos os sapatos de verão sem meias aparecem sempre umas bolhas. Para prevenir existe o stick anti-bolhas da compeed que se aplica nas zonas sensíveis do pé e as protege (mesmo) evitando o aparecimento das bolhas! Há também da Dr. Scholl, da linha party feet, umas almofadas de silicone para proteger as plantas dos pés e os calcanhares ( são óptimas para casamentos!) e são reutilizáveis! Para tratar, os pensos de segunda pele da compeed são óptimos!

- Calos :
Para prevenir, só mesmo os silicones party feet da Dr Scholl. Para tratar, os pensos com ácido salicilico da compeed são super eficazes (devem-se aquecer nas mãos antes de colocar e só se retiram quando se descolam por eles). Para calos maiores na planta dos pés usem o ureadin rx 40, à base de ureia de manhã e à noite! Vai fazendo uma exfoliação progressiva da zona afectada!

- Calcanhares gretados :
Os pés bonitos também precisam de estar hidratados, principalmente os calcanhares. Para tal os melhores cremes são os da neutrogena e Dr. Scholl.

- Unhas encravadas :
As unhas dos pés têm uma tendência enorme para encravar e infectar nos cantos. Quando tal acontece, deve-se aplicar bacitracina creme 2x ao dia durante uma semana. É remédio santo!! Para prevenir, pode-se usar o liquido amolecedor de unhas da Dr. Scholl.

Parece-me que assim vão conseguir ter uns pés pronto a mostrar na praia e na rua!

Bons passeios!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply