Este é o período critico para todas as mães que querem amamentar, porque se não se tiverem certos cuidados, a amamentação torna-se um terror e desiste-se logo!

É sempre aconselhável fazer um curso de preparação para o parto, onde já nos dão algumas dicas muito úteis! Eu recomendo o "centro de pre e pos parto" de Entrecampos. Mais importante ainda é que os maridos também vão, pois nos 1°s 15 dias é fulcral o apoio que eles nos possam dar e convém estarem dentro do assunto.

Depois dos bébés nascerem o nosso corpo entra num turbilhão hormonal e a "subida de leite" varia imenso de pessoa para pessoa, principalmente nas cesarianas, em que, por não ser o processo fisiológico normal, pode atrasar a subida do leite!

No entanto, nos primeiros dias, temos sempre o colostro, a primeira "vacina" do bébé, um leite muito concentrado rico em anticorpos, para a mãe poder passar as suas defesas principais para o seu bébé totalmente indefeso. Isto é importantíssimo! Pelo menos isto deve-se sempre dar ao bébé!

Os dias a seguir são complicados, as mães estão doridas, inseguras e há bébés que choram de hora a hora com fome. Aí pensam logo... O meu leite não presta, precisa de suplemento! Muitos deles saem já da maternidade com o dito suplemento.

Entre o 3º e o 5º dia, geralmente da-se a subida do leite. O peito incha imenso e fica muito dorido, aí temos imensa necessidade de ir dar de mamar para aliviar a pressão que se gera. Mas há mais uns cuidados a ter... Deve-se massajar as maminhas entre as mamadas com um pano molhado com agua quente ou, idealmente, no chuveiro, tentando tirar o excesso de leite. Depois de cada mamada deve-se colocar gelo sobre o peito ( 10 a 15 segundos) para travar a produção excessiva. Terem uma bomba tira leite ( recomendo Avent ou Medela) é um excelente complemento tanto para tirar o excesso de leite como para o armazenar para dar depois como suplemento! Estimula a produção de leite e alivia imenso nesta fase!!!

Se o seu objectivo é amamentar, NÃO DESISTA!! A parte psicológica tem uma importância gigante na produção de leite, pois é o nosso cérebro que dá "ordem de produção". Deve continuar a dar primeiro maminha ao bébé e só depois de ele largar o peito (no inicio da-se as 2 maminhas) é que se dá reforço!

Numa boa parte dos casos, a produção de leite da mãe aumenta, de tal maneira que passam a dar só de uma maminha e o reforço passa só para a noite ou deixa de se dar de vez. Há inclusivé casos de mães adoptivas que com um dispositivo próprio e depois de algum tempo a dar a maminha ao bébé (só para chuchar, porque o leite sai por um tubinho capilar), com o estimulo psicológico, começam mesmo a produzir leite!!!

Uma coisa é certa, quando o bebe paga na maminha dói!! Mas o alivio vem logo a seguir e a ligação que se cria com o bebe não tem descrição do bom que é! Para além disso é o melhor alimento possível para ele, tanto em termos de nutrientes como de defesas. Para nós, para além do mimo é muito cómodo porque esta sempre pronto a dar em todo o lado e é grátis!!! Poupa-se tanto dinheiro que nem imaginam!!

Para aquelas mães que têm duvidas e vergonha por causa de amamentar em publico, vejam as conchas e amamentação da Maria Limão (no facebook). São girissimas e super praticas!! Ah! E agora a Medela tem uns biberões que imitam a sucção do bebe na maminha e que já podem ser usados desde a nascença sem risco de abandonar a amamentação!

Experimentem que vale muito a pena!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Leave a Reply