Estar grávida no Verão pode ser um bocadinho incómodo pelo desconforto que o sol e o calor provocam nas grávidas, principalmente nos últimos meses de gravidez. Mas isso não significa que a grávida não possa aproveitar as mais valias da praia, desde que tenha os devidos cuidados.

Durante a gravidez, os níveis hormonais da mulher estão aumentados, o que pode tornar a pele mais sensível aos raios UV, tendo por isso, mais tendência para apanhar escaldões e para poder vir a desenvolver melanoma no futuro.

O calor extremo e os raios solares também provocam desidratação e aumento da temperatura corporal. Na grávida torna-se muito perigoso, pois pode provocar quebras de tenção, retenção de liquidos nos membros inferiores (pernas muito inchadas), subida da tensão arterial e, num estado mais avançado da gravidez, diminuição do liquido amniótico, o que pode ser muito preocupante para o bem-estar do bébé. O aumento da temperatura corporal interna dá mal estar, podendo mesmo provocar mal-formações no bébé!

Sabe-se também que os raios UV podem diminuir a quiantidade de ácido fólico no organismo da grávida e do bébé, o qual é essencial para o desenvolvimento neurológico do feto. Esta situação é mais grave nas primeiras 12 semanas de gestação, embora este cuidado deva ser tido em conta até ao fim da gravidez. Mais para o fim da gravidez, a pele já está muito distendida na barriga e por isso há maior facilidade de penetração dos raios solares através da pele até ao bébé. Este apensar de estar protegido pelo saco/liquido amniótico, há especialistas que afirmam que há o risco de, a partir dos 6 meses, a radiação reflectir no liquido e provocar danos nos olhos dos bébés.

Aqui estão algumas dicas para minimizar os problemas:

Protector Solar: Devem usar protector no mínimo com índice 30 para evitar escaldões. Renovar a sua aplicação a cada 2h e caso usem bikini aplicar protector 50+ na barriga, renovando também com frequência, embora o ideal seja a protecção fisica, ou seja, tapar mesmo a barriga.

Hidratação: Mantenham-se hidratadas bebendo muita água, para que o corpo se mantenha fresco, diminuindo a temperatura corporal. Assim previnem o aumento da temperatura corporal (prejudicial ao liquído amniótico) e a desidratação.

Chapéu, óculos de sol e T-shirt ou fato de banho: Usar um chapéu de abas largas, óculos de sol e uma T-shirt ou um fato de banho a tapar a barriga diminuem a exposição fisica aos raios solares, ajudando a reduzir os efeitos nocivos dos raios solares.

Evitar o sol entre as 10h da manhã e as 4h da tarde: A estas horas os raios solares estão no seu pico de intensidade. O calor é muito intenso e há maior probabilidade de apanharem um escaldão. Daí que é melhor mesmo evitarem este horário (até porque mesmo que tentem, o mais provável é irem-se embora porque não aguentam mais).
Mais para o fim da gravidez, muitas mulheres desenvolvem o chamado "pano", manchas tipo sardas na cara, que se vão adensado, fazendo uma espécie de mascarilha. Isto acontece porque os melanócitos estão mais estimulados na gravidez, o que também significa que apanhar sol pode acentuar ainda mais essas manchas, por isso protejam-se bem!
Assim sendo, mais vale irem-se adaptando aos horários de praia que vão fazer de futuro com o vosso bébé, até porque, se pensarem bem, já estão a fazer praia com ele. Daí que todos os cuidados tanto de horarios, como de hidratação e protecção solar (protector, chapéu, T-shirt e sombra), já devem ser tidos em conta, mas através de vocês! Vão ver que vão aproveitar na mesma imenso e que vão adorar sentir o vosso bébé dentro de água. É uma sensação incrível!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Boa praia e Boas férias!

Leave a Reply