A crosta láctea é caracterizada por umas escamas amareladas (oleosas) que aparecem predominantemente no couro cabeludo e sobrancelhas do bébé, tendo mais incidência até aos 7 meses. Também conhecida por dermatite seborreia dos bébés, é causada pela hiperprodução de gordura pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo.

Esteticamente fica um bocadinho e por isso os pais têm muita tendência para tentar remover as crostas com as unhas. Mas NÃO SE DEVE FAZER ISSO!!

Pode-se recorrer ao método tradicional, colocar óleo de amêndoas doces na cabecinha e massajar, penteando depois com muito cuidado com um pente de bebe para ir tirando as caspinhas (as que não quiserem sair não se deve forçar).

Em alternativa, eu sinceramente prefiro recorrer a 2 produtos que resolveram totalmente a crosta láctea da Madalena. O Kelual loção da Ducray, que se aplica na cabecinha 15 min antes do banho e depois o champô de crosta láctea da A-derma para lavar no banho. É super eficaz! No fim do banho passa-se com o pente de bebe e as crostas saem quase todas ( é um tratamento progressivo).

Uma coisa que devem ter em conta é que os bébés não precisam de lavar a cabeça todos os dias e para os que têm crosta láctea ainda menos ( 2 a 3x por semana é suficiente). Isto porque a crosta láctea (dermatite seborreica) aumenta com as lavagens em excesso ( porque vai compensar a gordura que esta a ser tirada demais e que é necessária para o equilíbrio do couro cabeludo). Outro factor que aumenta a crosta láctea é o suor, por isso devemos evitar que os bébés transpirem por terem roupa a mais vestida ( as vezes é dificil de controlar)

Experimentem esta dica e deixem os vossos bébés ainda mais bonitos!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply