Este é um tema comum a muitas pessoas e que muitas vezes interfere tanto com o seu bem estar que é urgente encontrar uma solução. Mas a realidade é que não há uma fórmula única para evitar/combater a enxaqueca. O segredo está em conhecermos o que nos provoca a enxaqueca e atacar logo!

Por definição a enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça, intensa e pulsátil (latejante), que normalmente afecta um lado da cabeça. Para além da dor podem surgir sintomas como vómitos, náuseas e intolerância à luz (fotofobia) e ao som (fonofobia). Estes sintomas podem durar apenas algumas horas, ou excepcionalmente extenderem-se a três dias. A enxaqueca é uma patologia hereditária e resulta de uma resposta individual a factores ambientais, como o barulho, o som, etc. Nas mulheres, a componente hormonal, principalmente dos estrógenios também pode ser a responsável pelas enxaquecas. Muitas mulheres têm estes sintomas apenas na altura da menstruação.

Muitas vezes, uma mudança da sua rotina do dia a dia, pode ser o suficiente para prevenir estas cefaleias. Tente registar aquilo que fez, o que comeu, o que ouviu, etc. antes de começarem os sintomas de enxaqueca, depois vá identificando o que é que há em comum das várias vezes que apareceram os sintomas. Assim, quando falar com o seu médico, poderá identificar quais os factores que causaram a cefaleia e o melhor tratamento. Logo à partida deve tentar ter um estilo de vida saudável e evitar o consumo excessivo de analgésicos. Procure manter hábitos de sono regulares e evite picos de maior stresse. Não salte refeições e coma regularmente e a horas. Pode já começar por deixar de fumar e evitar bebidas alcoólicas.


Como tratar:
Deve-se iniciar o tratamento com antecipação (ou seja, logo que surjam os primeiros sintomas) e na menor dose possível, porque quanto mais tempo passar, mais intensa será a dor, necessitando de recorrer a medicamentos mais fortes e muitas vezes surgem as náuseas e os vómitos, sendo que aí a pessoa não consegue evitar vomitar a medicação. Ainda é impossível impedir as crises, mas a enxaqueca pode ser adiada, suavizada e o seu impacto pode até ser reduzido. Para as enxaquecas moderadas ou ligeiras, os analgésicos comuns, como o ben-u-ron (paracetamol), a Aspirina e o Ibuprofeno poderão ser suficientes. Para as nauseas e vómitos pode-se recorrer aos antieméticos (primperan) ou a um chá preto frio com açúcar (este chá tem a capacidade de reduzir o vómito, bem como atenuar a enxaqueca por conter cafeína). Quando os analgésicos tradicionais não são suficientes, podem recorrer aos medicamentos especificos para enxaqueca como Migraleve, Migretil ou Migraspirina. Se mesmo com estes não resultar, é mesmo melhor consultar um médico.

Se a toma desses medicamentos se tornar regular, sejam analgésicos simples ou medicamentos para as enxaquecas, há o risco de causar o efeito contrário. Em vez de impedir as dores de cabeça, podem acabar por provocá-las. O organismo habitua-se à medicação e a dor de cabeça acaba por ser causada pelo próprio tratamento: é o chamado "efeito rebound", ou seja, não se deve abusar!!

Se toma analgésicos ou medicamentos específicos para a enxaqueca mais de duas vezes por semana deve interromper este tipo de medicação, porque é sinal que não está a fazer o efeito desejado. Ao princípio poderá ter sintomas de ressaca, mas as características normais da dor de cabeça acabarão por voltar e aí será possível aplicar o tratamento correcto. Depois, convém consultar o seu médico, para lhe aconselhar uma alternativa mais adequada para o seu problema.

Caso a origem das enxaquecas seja hormonal, experimente mudar de pilula, ou optar por uma mini-pilula. Mudar para uma pilula com uma dose menor de estrogeneos ou apenas com progestrona (mini-pilula) poderá ser o suficiente para o equilibrio hormonal do seu corpo, uma vez que os estrogéneos são os grandes responsáveis pelos nossos descontrolos hormonais (mesmo as famosas mudanças de humor). Outra solução é muitas vezes a gravidez, muitas mulheres, depois de passarem pelo turbilhão hormonal da gravidez, atingem um equilibrio que resulta no fim das enxaquecas. A sua origem também pode estar na carência de cafeína, e há muitas pessoas que bebendo um café, bebendo um chá verde ou comendo um quadradinho de chocolate ficam sem sintomas!

Há sempre a possibilidade também de tentarem medicinas alternativas, sendo a acumpultura conhecida por ter muito bons resultados. Se não, um quarto escuro em silêncio e uma boa noite de sono são sempre uma boa ajuda!

Espero que estas dicas ajudem. Se tiverem outras partilhem!! O que resulta com vocês pode resultar com outra pessoas que esteja desesperada à procura de solução!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply