Este é um tema que eu acho que aflige todos os pais. Pelo menos para mim, a primeira vez que a Madalena caiu, apesar de ter sido uma queda ligeira do sofá, liguei logo à minha mãe (que para minha grande sorte é médica), para saber o que fazer.

As quedas hão-de ser muitas, ainda mais agora que a Madalena já anda, mas com estas dicas acho que já sou capaz de orientar a situação, ou pelo menos terei a ajuda do meu marido quando eu desatar num pranto! Lol! Faz parte!

Ora então, sempre que o bébé der uma queda grande, seja do sofá, da cama, do muda-fraldas, do berço ou de uma cadeira, por exemplo, é necessário examiná-lo com atenção para ver se não há nenhuma lesão mais séria, principalmente se ele tiver batido as costas ou a cabeça no chão.

É preciso verificar se não há ossos partidos, ou lesões visíveis. As quedas podem ser graves em bébés, mas a boa notícia é que os ossos deles são mais flexíveis, portanto não se partem tão fácilmente quanto os de crianças mais velhas.

Se o vosso bébé parecer estar normal, o mais provável é que a queda não tenha tido consequências mais graves. Mas deve ficar sob vigilância as 24 horas seguintes, especialmente se ele tiver batido com a cabeça.

Sigam os vossos instintos e prefiram ser cautelosos: se acham que a queda foi muito grande, e que não é possível que ele não se tenha magoado, ou se o bébé estiver muito irritado ou com um comportamento estranho, levem-no ao médico para um exame.

Procurem ajuda médica se:

• O bébé desmaiar. Caso achem que ele não está a respirar, gritem por ajuda e façam manobras de ressuscitação imediatamente. Se estiver sozinha com o bébé, primeiro faz-se a ressuscitação durante dois minutos e depois é que se pega no telefone para pedir ajuda.

• O bébé estiver a sangrar e o sangramento não parar quando pressiona com uma gaze ou um pano sobre o ferimento. Batidelas na boca às vezes sangram muito, mas nem sempre são graves. Pressione um pano limpo e dê alguma coisa gelada para o bébé chupar. O sangramento assim deve parar.

• O bébé estiver a respirar mas não reagir quando falam com ele, ou se não conseguir mesmo acordá-lo (mesmo que ele estivesse aparentemente bem depois da queda, mas apresente os sintomas horas mais tarde).

• O bébé tiver sinais de fractura: braço ou perna desalinhados, um pulso meio torto, ou quando o bebê dá indícios de que sente dor quando apoia o braço no chão ou faz algum movimento (talvez só se note isso horas depois da queda).

• Houver sinais de fractura no crânio: uma área "mole" no osso, especialmente dos lados da cabeça (acima ou atrás da orelha); presença de sangue no branco dos olhos ou saída de sangue ou de um líquido cor-de-rosa pelo nariz ou pelas orelhas.

• Se houver sinais de concussão (quando o cérebro é afetado pelo traumatismo ou batidela na cabeça), como: pupilas desiguais, vómitos seguidos e sonolência maior que o normal. Dependendo da idade do bebe, observem se há mudanças na forma como ele gatinha ou anda, se ele parece mais fraco ou confuso, ou se há sinais de problemas de fala, visão ou coordenação motora.

• O bébé não parar de gritar ou chorar depois de meia hora, por mais que se tente acalmá-lo.

• Bébé tiver um corte que pareça profundo, especialmente no rosto e em partes do corpo que se movimentam muito. Talvez seja preciso dar pontos. Na dúvida, não se deve esperar até o dia seguinte: os pontos funcionam melhor quando são dados até oito horas depois do acidente.

Depois do stress da queda e de toda a choradeira, é normal que as crianças fiquem cansadas e precisem de uma soneca. Por isso, caso o acidente tenha acontecido durante o dia, deixem o vosso filho descansar mais ou menos passada uma hora da queda, e tentem acordá-lo depois do tempo normal da sesta diurna.

Se o bébé ficar com um galo, podem colocar gelo enrolado num pano, sobre o galo durante cerca de 1 min. Se mesmo assim ele ainda se queixar com dores um supositório de ben-u-ron deve resolver o assunto. Se ser isso não há nada como uma boa dose de miminhos para lhes passarem todas as dores!

Espero que esta "check list" ajude numa aflição!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply