Este é um tópico básico mas onde ainda se fazem muitas asneiras que podem piorar muito a situação e que convém esclarecer.

Numa queimadura domestica simples, seja no fogão, no forno, no ferro de engomar ou com água a ferver há cuidados simples a ter:

- passar logo por água fria (mas nunca gelo, que queima ainda mais!)

- colocar um creme para queimaduras. O Biafine é o meu preferido, mas o Bepanthene também é bom. Na ausência destes, Fenistil, Halibut ou similares são boas opções! Põe-se uma boa camada e deixa-se ao ar. Vai-se repetindo a aplicação as vezes que forem necessárias, cada vez q sentirem a pele a repuxar.

ATENÇÃO: Nunca, mas nunca por álcool, água oxigenada ou Betadine em cima da queimadura!! Vão piora-la ainda mais!

- podem colocar uma ligadura de gaze gorda à volta para proteger da roupa, mas nunca ligadura normal porque se cola à pele queimada.

- As queimaduras não devem apanhar muita água, por isso, nos dias seguintes protejam essa zona com um saco de plástico ou algo parecido, no banho.

Caso vejam que a queimadura é muito extensa, dolorosa e que está com um aspecto esquisito, vão imediatamente ao hospital. As primeiras horas são cruciais no tratamento das queimaduras. Se forem queimaduras provocada por óleo quente ou químicos são logo de ir a uma urgência, pois penetram mais profundamente na pele. Mas não deixem de fazer estes primeiros socorros, se possível, pois ajudam sempre bastante.

Espero que ajude. Alguém tem outra técnica diferente?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply