Ficamos sempre preocupados quando os nossos filhos estão doentes, mas os vómitos são, sem dúvida, dos piores sintomas que eles podem ter e que nos deixam mais desorientados.
Quando as crianças estão com vómitos a prioridade é mantê-los hidratados e se possivel alimentados. Só se devem dar medicamentos para parar o vómito (anti-émeticos), em último caso e sob recomendação médica. Isto porque, muitas vezes, o vómito é a forma que o corpo encontra para expulsar o que quer que lhe está a fazer mal e não deve ser totalmente travado.

Aqui têm alguns dos passos que devem seguir em caso de vómito:

- Os bebés devem continuar a ser amamentados ou alimentados a biberão (com leite sem lactose);

- Deve-se tentar dar água em pequenas quantidades, por exemplo com uma colher de chá ou café, aumentando a pouco e pouco se a criança deixar de vomitar;

- O Ideal é recorrer a soluções de rehidratação oral, como a miltina ou o oralsuero (embora a miltina seja melhor porque não tem sabor), ou às novas gelatinas hidratantes, Hidrafan, com sabor a morango ou coca-cola (podem ser uma boa solução). Isto porque, com o vómito, há uma série de sais minerais que o corpo perde que a água não repõe em quantidade suficiente;

- Pode-se tentar dar a papa de arroz (não láctea, preparada com água ou leite sem lactose) para os mais pequeninos e arroz cozido, peru, frango ou peixe cozido, banana e maçã aos mais crescidinhos; com vómitos, as sopas são preferiveis aos alimentos sólidos. É de evitar quaisquer tipo de doces e gorduras. De qualquer forma, devem-se dar pequenas porções e sem forçar a criança a comer;
Regra geral os cuidados em casa - líquidos, alimentação e repouso - são suficientes e a criança recupera rapidamente. No entanto, se tal não acontecer num periodo de 24h (ou mesmo antes), há sinais de alarme em que a criança deve ser levada ao médico:

- vómitos persistentes para além das 24 horas;
- diarreia com duração superior a 2-3 dias

- criança com menos de 3 meses que vomita as refeições

- febre superior a 38ºC numa criança menor de 3 meses

- febre superior a 39ºC numa criança com mais de 3 meses

- criança sem reacção, dificilmente despertável ou irritada

- fontanela -"moleirinha"- abatida em bebés com menos de 1 ano

- respiração acelerada

- sangue no vómito ou nas fezes ou fezes negras

- vómito com aspecto de borra de café

- dor de cabeça, no pescoço ou manchas no corpo

- dor de barriga persistente

-diarreia após uma viagem a países tropicais

- suspeita de que a criança possa ter tomado algum produto tóxico ou medicamento


Há também as "mezinhas" caseiras para hidratação, como a água de arroz (água de cozedura do arroz com uma boa quantidade de sal), deve-se dar fria e às colheres pequenas. Para crianças mais velhas (5 anos) pode-se fazer um chá preto fraco com açúcar (o chá preto tem propriedades anti-émeticas, para além de dar energia), também dado frio e às colheres pequenas. Como sólidos para acompanhar, podem também recorrer a torradas com pouca manteiga ou bolacha Maria.
Caso eles tenham febre (<39)podem sempre dar um Ben-u-ron (xarope ou supositórios, conforme a idade). NUNCA, mas NUNCA dêm aos vossos filhos Aspirina (Aspegic ou derivados com ácido acetilsalicilico), até aos 12 anos, pelo risco de desenvolverem o Sindrome de Reye.

Vá introduzindo a comida (canjas, cozidos etc) progressivamente ao longo dos dias até os sintomas desaparecerem todos.
Espero que ajude!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui




 



One Response so far.

  1. O meu filho teve uma sessão de vómitos por volta dos 2 anos, liguei para a saude 24 e mandaram suspender temporariamente a amamentação, foi o que fiz. Mais tarde conselheiras de amamentação disseram-me que deveria ter continuado a amamentar durante os vómitos. e que jeito me teria dado porque ele simplesmente não queria comer nada... Infelizmente muitos profissionais de saude nos dias de hoje não estão suficientemente informados sobre a amamentação.

Leave a Reply