Nos primeiros meses dos bébés, um dos maiores desafios é lidar com as cólicas. Antigamente recorria-se ao aero-om, as gotinhas cor-de-rosa, mas regra geral era pouco eficaz.

De há uns anos para cá, gerou-se a moda do Infacol. O Infacol é um dos medicamentos mais conhecidos no Reino Unido para as cólicas, precisamente pela sua grande eficácia. Eu ainda tive de mandar vir de lá, mas felizmente agora já há cá o mesmo produto com o nome de Infacalm.

O Infacalm pode ser dado logo desde a nascença sem qualquer problema para os bébés! A Simeticone é o principal componente do Infacalm e a sua função é destruir as bolhas de gás que se formam no intestino do bébé. É um processo essencialmente físico e muitíssimo eficaz!!

No caso da minha filha, que estava só alimentada a maminha, o Infacalm actuava em cerca de 15 min. Juntamente com umas massagens na barriga e a empurrar os joelhos para junto da barriguinha.

No caso de bébés a reforço ou mesmo só a biberão, as cólicas podem ser mais intensas. Dai que se pode dar o Coliprev antes de cada mamada e a seguir, o Infacalm, se tiverem cólicas.

Deve-se também ver se o bébé está a fazer cócó todos os dias (e varias vezes), pois a prisão de ventre pode provocar ainda mais cólicas. Se for esse o caso, podem dar o Colimil (1 fraquinho por dia) e caso não resulte , experimentar mudar de leite e/ou de biberões (os da Dr Brown's são óptimos para esta fase).

As mães a amamentar, devem ter cuidado com o que comem... Feijão, grão em excesso, ameixas, mais de 1 café por dia ou mesmo as bebidas com gás, podem passar para o leite e provocar mais cólicas nos bébés.

Seja como for, perto dos 3 meses o intestino já está menos imaturo e as cólicas acabam por desaparecer.

E vocês, o que fazem para as cólicas dos vossos bébés?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

One Response so far.

  1. Anónimo says:

    O meu nome é micquillay, e tenho um filho de trés meses.
    O meu filho quando tinha colicas eu passavame nao sabia o que fazer, fazia lhe massagem na barriga mais nao resultava muito.
    Ouve a dezer que infacalm é muito bom para coloica e comprei na farmacia e ele solta bem os gases.
    Mas estou em duvidas nao sei se este medicamento da sono, noto quando ele vai querer dorme mais...

Leave a Reply