Há uns tempos levantou-se uma polemica sobre o alumínio contido nos anti-transpirantes que poderia se causador de problemas como o cancro da pele como da mama.

É certo que o alumínio pode eventualmente em quantidades muito excessivas e quando ingerido por varias vias diferentes ter alguma acção carcinogenica. No entanto, nos anti-transpirantes a percentagem de alumínio é tão baixa, para além de que são de aplicação tópica que mal é absorvido para a circulação sanguínea.

O grande problema dos anti-transpirantes está sim relacionado com uma oclusão excessiva das glândulas sudoríparas, o que faz muitas vezes com que se comece a transpirar noutras zonas do corpo, que não as axilas ou mesmo só a volta da zona onde se colocou o desodorizante. Isso é mau porque o suor é um dos mecanismos que o nosso corpo tem para baixar a temperatura corporal, quando esta esta demasiado elevada, o que é essencial para o nosso equilíbrio.

Mas o problema chave é que geralmente as pessoas não sabem usar um anti-transpirante ( 48h ou 72h) e usam como desodorizante diário! Muito errado!!

Um anti-transpirante é para ser usado à noite no máximo dia sim dia não, sob pena de estar a tapar demasiado os tais poros por onde sai o suor. De manhã deve-se usar um desodorizante 24h, normal sem alumínio!

Confesso que aprendi isso numa formação maravilhosa que tive da marca Eucerin, a qual pertence ao gigante Beiersdorf (também dono da La Prairie), e que tem uma equipa maravilhosa de cientistas em Hamburgo a estudar tudo isto ao mínimo detalhe (são alemães não deixam nada ao acaso)! E fazem sempre testes exaustivos nos milhares de voluntários dos vários sexos e idades que têm inscritos para tal).

Por isso, os anti-transpirantes são indispensáveis para as situações de hiper-sudação (hiper-hidrose) e bem usados não têm qualquer problema!

Já agora, fica a dica para quem sua muito das mãos, também pode usar esta técnica nessa zona!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply