Quando chegamos a esta altura do ano, em que o frio começa a chegar, com ele vêm todo o tipo de doenças, mas a principal e mais comum é a gripe. A gripe é provocada pelo vírus influenza e é, tal como nos adultos, uma infecção viral comum que ataca a garganta, o nariz e os pulmões e que dá umas tremendas dores de corpo e de cabeça, no período entre Outubro e Abril. Por isso é que quando nós vemos os nossos filhos parados, molinhos e a quererem dormir no nosso colo...percebemos logo que há grandes probabilidades de terem apanhado este vírus.

Mas como é que se pode apanhar uma gripe?

Geralmente a gripe apanha-se por contacto directo com uma pessoa infectada (especialmente se essa pessoa espirra ou tosse em cima do seu filho(a)!), ou por tocar qualquer coisa (brinquedo, biberon), que a pessoa infectada tenha tocado. Se o seu pequenino apanhar uma gripe, os sintomas duram geralmente uma semana e por vezes podem mesmo demorar duas semanas a passar. Tenha só o cuidado de não confundir uma gripe com uma gastroenterite (por vezes com sintomas semelhantes). Esta doença é igualmente causada por uma grande variedade de vírus, que não o influenza, e dá diarreia e vómitos, por vezes com febre.

Os principais sintomas da gripe são:
Febre
Tosse seca
Dor de garganta
Nariz entupido e a pingar
Dores musculares
Dor de cabeça
Cansaço extremo
Arrepios
Perda de apetite
Tonturas
Por vezes, vómitos e diarreia

E o que fazer se a criança apanha uma gripe?
Garantir que o seu filho está confortável será a sua prioridade! Mas o seu médico vai, provavelmente, sugerir o seguinte:
Repouso. Ajude o seu bébé a descansar bastante, ajudando-o a adormecer quando está sonolento e incentivando brincadeiras calmas durante o dia.
Líquidos. Esteja constantemente a oferecer água ao seu bebé  de forma a prevenir a desidratação (provocada pela febre e perda de apetite). Pode continuar a dar de mamar ou a dar biberon ao seu filho; se ele já come sólidos, tente dar-lhe purés e comida triturada na sopa (são mais fáceis de engolir com dor de garganta).
Analgésicos. De-lhe paracetamol (Ben-u-ron) intercalado com ibuprofeno (Brufen), de preferência em supositórios (mais rápido a actuar), para ajudar a baixar a febre. Tenha atenção para não dar ibuprofeno a bébés com menos de 6 meses e NUNCA dar aspirina até aos 12 anos de idade (por causa do síndrome de Reye).
Uma vez que a gripe faz alternar entre períodos em que as crianças estão quentes e frias, deve vestir o seu filho em camadas, para poder ir vestindo e despindo, conforme necessário.

Quando deve ligar ao pediatra?
Assim que suspeitar que o seu bébé apanhou uma gripe, deve contactar o seu pediatra (por e-mail ou mensagem) e aguardar pelas indicações (seguindo as sugestões anteriores no entretanto). Deve telefonar imediatamente se detectar algum dos seguintes sintomas:
Se o seu bébé tem menos de três meses e 40º de febre. A gripe pode ter sérias complicações, principalmente em bébés de tenra idade, uma vez que ainda não têm o seu sistema imunitário minimamente formado. Se o seu bébé tem entre três e seis meses e mais de 40º de febre também deve ligar logo ao médico.
Se notar uma irritabilidade extrema (em que a criança nem quer estar ao seu colo)
Se não estiver a beber água quase nenhuma
Se começarem a aparecer algumas borbulhinhas espalhadas pelo corpo (rash) juntamente com a febre
Se os sintomas parecerem melhorar, mas depois aparecerem com ainda maior intensidade (pode ser um sinal de pneumonia ou outra infecção grave)
Se o bebé estiver com uma respiração ofegante ou mesmo com falta de ar
Se notar que a pele da criança fica azulada
Se a criança parecer confusa, não interagir ou sequer acordar, ou se tiver convulsões

Como prevenir uma gripe nas crianças?
Há médicos que recomendam que as crianças levem a vacina sazonal da gripe (6 meses aos 18 anos), mas quase todos recomendam a Prevenar nos primeiros meses de vida, uma vez que previne as situações mais complicadas de pneumonia e meningites (é caro mas um excelente investimento).
Se o seu filho já foi diagnosticado com alguma doença crónica respiratória como asma ou diabetes, torna-se imperativo tomar/levar a vacina da gripe, uma vez que têm maior probabilidade de ter complicações relacionadas. No caso de bebés com menos de 6 meses, como não podem ser vacinados, recomenda-se que os adultos que estão mais em contacto com eles o sejam.

E se o seu filho tiver medo de injecções?
As crianças com mais de 2 anos podem fazer a vacina em cápsulas ou carteiras (Broncho-vaxon ou Ribomunyl), apesar de ser defendido que não são tão eficazes.

Qualquer que seja o tipo de vacinação escolhida, deve-se começar entre os meses de Setembro-Outubro, antes do começo da "época da gripe", mas não é demasiado tarde se for em Novembro. Mesmo que a estirpe da gripe que a criança apanhe seja diferente daquelas que a vacina continha, é garantido que os sintomas serão significativamente mais ligeiros.

Outras formas de prevenção são:
Lavar as mãos do seu filho regularmente (e ensinar-lo, quando tiver idade, a lava-las sozinho)
Afastar-lo de outras crianças e pais doentes (e dos seus lenços, brinquedos e afins) para evitar o contacto com a doença. Embora, na minha opinião, também deva haver bom-senso de quem está doente não ir a casa, às festas e eventos das pessoas saudáveis, principalmente com crianças pequenas.

E vocês, que cuidados têm com os vossos pequenotes, para evitar que fiquem doentes?
Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply