O nascimento de um novo bebé é sempre uma grande emoção tanto para a família como para os amigos. No entanto, esta é uma altura também muito sensível tanto para os pais como para o bebé. A mãe porque está a recuperar de uma operação (sim, o parto é sempre uma operação, por melhor que seja) e para os pais, pois (principalmente no primeiro filho) ainda se estão a habituar a esta nova rotina.

Por isso aqui vão alguns cuidados úteis que todos devemos seguir nas visitas, por querermos o melhor para os bebés e para os pais:

As visitas devem ter pouca gente de cada vez.
Por algum motivo as visitas nos hospitais são controladas, não se devem juntar muitas pessoas de cada vez, é uma altura feliz mas não é uma festa! Por isso devem-se evitar as multidões. Cerca de 6 visitas de cada vez não tem problema - No entanto, um entra e sai constante de visitas é demasiada estimulação para o recém-nascido conseguir lidar (pelo barulho, confusão de caras novas e as mexidelas), já para não falar no trabalho e cansaço que provocam nos pais.

Não deixem pessoas doentes em contacto com o bébé.
Claro que os amigos e a família são muito bem-vindos, mas os seus germes não! O sistema imunitário de um recém-nascido, completamente imaturo, leva a que haja um risco acrescido de infecções, especialmente nas primeiras seis semanas.  Por isso, apelem ao bom senso das visitas para não visitar a criança até estarem boas, mesmo que vos digam que é só uma alergia, uma comichão...as pessoas não sabem ao certo e vocês não devem arriscar.

Não deixem as crianças tocar na cara ou mãos do bebé.
As crianças pequenas, sendo grandes "espalhadores" de germes, devem ser ensinadas a lidas com os bébés. Ensinem-lhes a só fazer festinhas nas perninas e nos pezinhos dos bébés, eles vão adorar na mesma, mexer naqueles pés minúsculos e assim evitam qualquer tipo de contaminação para o vosso bebé.

Peçam às visitas para lavarem as mãos.
É um simples gesto de higiene, que faz toda a diferença! Basta lavar as mãos com sabonete normal antes de entrar em contacto com o bebé, sem exageros nem necessidade de álcool gel ou outros desinfectantes. Até porque se alguém achar que precisa de uma desinfecção extra, é porque está com algum sintoma de doença e nem deve chegar perto. No fim da visita, devem-se limpar as mãos do bebé com um toalhete.

Não deixem toda a gente pegar no bebé
O vosso bebé ainda só conhece as pessoas pelo cheiro, principalmente a mãe. Mais do que 2 colos diferentes da mãe de do pai, provocam uma grande confusão e agitação da criança. Depois quem sofre são os pais, com o berreiro que vem na hora de dormir.

Ficam pouco à vontade a impor estas regras? Ponham as culpas no pediatra, na enciclopédia do bebé ou aqui na Farmácia dos Amigos. Nenhuma destas regras são exageradas, apenas permitem uma convivência saudável sem risco de problemas. Antes prevenir que remediar!

Não há também, qualquer motivo para não tirar o bebé de casa no primeiro mês, desde que esteja um dia de sol e que o bebé vá vestido de acordo com a temperatura, só faz bem um passeio no jardim, ao ar livre! Mas nunca para centros comerciais e supermercados, sempre ar livre, longe de grandes amontoados de gente. E mães, uma coisa é certa, compensa largamente ser muito cuidadoso no primeiro mês de vida do vosso bebé (sem exageros...vocês também têm de desanuviar, nos passeios ao ar livre) - Por isso, não se sintam culpadas de não irem aquele "mega" evento com a família toda, ou se esperarem por pela avó, que fique com o bebé para irem com o vosso marido às compras! Estão a fazer o melhor para o vosso bebé, e isso é o que interessa!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Leave a Reply