Quase todas as grávidas passam por este  "drama" da queda de cabelo severa no pós-parto, cerca de 2 meses depois do nascimento dos bébés até aos 6 meses de vida deles.
No entanto isto não é um "drama", é uma situação normalissima, relacionada com as alterações hormonais que se passam durante a gravidez e depois do parto. Durante a gravidez, as mudanças hormonais fazem com que a queda de cabelo natural diminua. O cabelo, em geral, fica mais forte e grosso. Os folículos capilares entram na chamada "fase de repouso". 
Para perceberem as mudanças, existem três fases do crescimento capilar, desde o seu nascimento até a sua queda. Essas fases são de crescimento, repouso e queda:
Anagénese (de crescimento) – dura de dois a sete anos. O cabelo cresce de um a dois centímetros por mês e essa fase é mais longa nas mulheres. Cerca de 90% dos cabelos encontram-se neste período.
Catagénese (de repouso) – pode durar até três semanas. Nesta fase o cabelo pára de crescer e menos de 1% dos fios estão nesta fase.
Telogénese (queda) – esse é a fase em que os fios caem do folículo. É normal a queda de 50 a 100 fios por dia. A raiz descansa durante dois a quatro meses até que um novo fio comece a fase de crescimento.
São as hormonas, principalmente a progesterona, que fazem com que a maioria das mulheres adore seus cabelos durante a gravidez, pois ficam mais volumosos, parecendo mais sedosos e bonitos. Mas, às vezes, podem ficar secos e quebradiços. As hormonas da gravidez fazem com que a fase de crescimento, Anágenese, dure por mais tempo fazendo com que os cabelos fiquem realmente mais encorpados.
Já depois de dois ou três meses depois do parto, os níveis de hormonas alteram-se novamente, bem como os cabelos, principalmente das mães que amamentam. Nesse período muitos fios encontram-se na fase de Telógenese (queda) e acabam por cair muito mais fios do que o normal.

Além disso, os especialistas afirmam que outros factores, como o stress, cirurgias e mudanças rápidas do peso corporal também podem provocar queda de cabelo, pelo mesmo mecanismo. O problema é que uma mulher grávida tem grandes probabilidades de passar por tudo isso ao mesmo tempo, quando o bébé nasce. 

Nesta fase não se deve recorrer logo a tratamentos para a queda, principalmente se estiver a amamentar, pois podem fazer mal ao bébé, por passarem para o leite. O ideal é cortar o cabelo, para ajudar a fortalecer, continuar a tomar as vitaminas de grávida (Centrum materna ou Matervita são dos mais completos) e apostar numa alimentação correcta. Ter um aporte correcto de vitaminas e minerais (principalmente ferro, zinco, cobre e vitamina B6) nesta altura é muito importante, pois as anemias provocam também queda de cabelo severa. A marca Viviscal lançou este plano de alimentação fantástico para o pós-parto, que devem ver com atenção.


Mais ou menos seis meses depois do parto seu cabelo já deve ter voltado ao "normal". Isto é, pode ser que ele mude, pois esta é mais uma das maravilhas da maternidade: um cabelo que era liso pode ganhar ondas, o ondulado pode ficar mais liso, o seco pode ficar oleoso e vice-versa. Pensa-se que essa diferença se deva às grandes mudanças hormonais por que o corpo passa. 


Se o cabelo continuar a cair bastante cerca de seis meses depois do parto pode optar por começar por fazer um champô nutritivo anti-queda (Ecophane ou Klorane Quinina), se ainda estiver a amamentar. Caso já não esteja a amamentar pode complementar com as cápsulas Ecophane ou Viviscal (são as mais adequadas a essas carências). Eu fiz também um tratamento com queratina no cabeleireiro que fez maravilhas! O meu cabelo parece que ficou novo!



Se mesmo assim, ao fim de 2 meses de tratamento não notar diferença nenhuma na redução da queda de cabelo, fale com o ginecologista ou procure um dermatologista. A queda de cabelo pode ser sinal de anemia ou de problemas na tiroide. 

Comigo demorou, mas deu resultado... a minha filha tem quase 1 ano e meio e o meu cabelo já estabilizou.

E vocês, o que é que tentaram e o que é que resultou e não resultou?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply