Este é um tema muito falado e sobre o qual toda a gente tem algo a dizer. Há varias teorias sobre beber cerveja, muita água ou mesmo leite poderão aumentar a produção de leite materno. Mas nenhuma delas está provada...

O que está realmente provado é que há dois factores fundamentais. O primeiro é o nosso estimulo cerebral, que depende do nosso cérebro "dar ordem" para as glândulas mamárias produzirem leite. O outro factor é o estimulo físico provocado pela sucção do bebé. Sendo que este estimulo é que vai "dizer ao nosso cérebro" que é preciso produzir leite.

Então, parece tão simples, porque é que há que não consiga?

Digo por experiência, da minha filha achei que tinha pouco leite, porque não "esguichava" e porque ela demorava uma hora a mamar e adormecia a meio... Um desespero! Mas não desisti, dei primeiro das duas maminhas e ao fim de 2 meses já só dava de uma de cada vez! Dei de mamar até aos 8 meses!!

E porque? Porque meti na cabeça que conseguia e dei essa "ordem" ao meu cérebro!! Sabiam que já há casos de mães adoptivas que começaram a produzir leite para os seus filhos adoptivos sem terem estado gravidas?!? É incrível!!

Para além disto, aprendi numa formação maravilhosa sobre amamentação que há umas bombas que ajudam a todo este processo. As novas bombas da Medela, para além da função de tirar leite, também têm a função de estimular o mamilo como faz o bebé. Explicando melhor, os primeiros 2 min que o bebé está na maminha está só a estimular a subida do leite e só depois começa a mamar. Por isso é que há bebés que adormecem, de tão cansados que ficam!! As bombas da Medela fazem a estimulação pelo bebé, o que significa que ela já não se cansa e consegue mamar mais em menos tempo! Isso vai aumentar também a produção de leite que é ajustada às necessidades do bebé!!

Mas cuidado! Não usem em excesso nem antes da amamentação estar estabelecida (1ºmês), podem aumentar o risco de mastite...

Por isso mães, tenham confiança em vocês e se acharem necessário invistam nesta bomba maravilhosa!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

2 Responses so far.

  1. Anónimo says:

    Só dava maminha? Obg

  2. Até aos 3 meses sim, depois introduzi uma refeição de papa, aos 5 as sopas e aos 6 iogurte. Ai só dava maminha de manhã e à noite!

Leave a Reply