Enquanto os nossos bebés não falam e não nos conseguem explicar onde doi e o que se passa com eles é um bocadinho complicado de detectar doenças como as otites. Mas aqui estão algumas dicas para nos ajudar:

Mas então o que é uma otite? É quando o Ouvido médio (entre a parte de fora da orelha e a parte mais de dentro) começa a ficar entupido com líquido, infectado e inflamado, resultando em vermelhidão, dor e muitas vezes febre. São sem dúvida das doenças mais comuns em crianças, atingindo muito frequentemente crianças antes dos 4 anos.

As otites resultam geralmente de constipações ou outras infecções do trato respiratório superior, que provocam a inflamação da trompa de eustáquio (canal que liga o nariz ao ouvido interno e à parte de trás da garganta), o que leva a que fique congestionada e com acumulação de fluido. O fluido cria condições para o desenvolvimento de germes (podem ser de origem viral, bacteriana ou até fúngica). A pressão provocada pelo liquido acumulado leva à dor e à perda parcial de audição. Já a febre é a resposta do sistema imunitário que está a combater esta infecção nos seus corpinhos. Apesar das otites não serem contagiosas, a infecção que lhes deu origem podem ser, daí ter de se ter o máximo cuidado para não contagiar outras crianças ou mesmo adultos.

As otites são mais comuns em bebés e crianças pequenas porque as suas trompas de eustáquio são muito curtas e pequenas quando comparadas com as dos adultos ou crianças mais velhas, o que faz com que seja mais fácil a acumulação de fluido neste canal e a evolução para infecção. É por isso que é vulgar as crianças terem pelo menos uma otite até aos 2 anos.

Embora ainda não haja certezas absolutas do que é que faz com que algumas crianças tenham mais tendência para otites, já foram detectados os seguintes factores de risco:

- Historial familiar de otites
- Viver com um fumador
- Dar o biberão ao bebé deitado - os especialistas acreditam que esta posição pode levar a que o leite se acumule no ouvido interno, dando origem a uma infecção. Mas se for amamentado não tem problema por causa do movimento de sucção ser totalmente diferente.

Os sintomas de otite são:

- Coçar ou puxar a orelha constantemente
- bater com a cabeça intencionalmente
- Chorar mais que o costume
- Acordar a meio da noite
- Deixar de responder quando os chamamos
- ficarem refilões e irritáveis
- febre
- Tonturas (começam a desiquilibrar-se e a ir contra as coisas
- não querem estar deitados, a mastigar ou a sugar (porque lhes provoca dor)
- falta de apetite
- pus a sair da orelha (já num estado mais avançado)

Se perante estes sintomas desconfiarem de uma otite contactem logo o médico. É o melhor para evitar situações mais graves. Mas não se admirem se o médico optar por esperar mais uns dias para ver a evolução e se não chegar a passar antibiótico e se ficar pelo Brufen/Ben-u-ron. Os antibióticos são sempre o ultimo recurso, só se dão se for necessário! Para evitar as tão faladas resistências que fazem com que a certa altura já nenhum antibiótico resulte.

Para prevenir este tipo de infecções:
- evitem a exposição ao fumo do tabaco e a demasiada poluição

- optem por dar a vacina Prevenar - reduz o risco de otites ( é cara mas um excelente investimento porque também previne meningites e pneumonias)

- Dêem de mamar até aos 6 meses (pelo menos), pois o leite materno tem anti-corpos que protegem das otites e o movimento de sucção ajuda ao desenvolvimento do canal auditivo.

- Se derem biberon dêem sempre com a cabeça ligeiramente levantada e se possível com os novos biberons da Medela que obrigam o bebé a sugar como na maminha (que ajuda ao tal desenvolvimento do canal auditivo).

Espero que esta informação ajude!

16 Responses so far.

  1. martammm says:

    Olá Marta. Tenho seguido o teu blogue e adoro as dicas e sugestões.
    O Mateus tem 1 ano e tem tido otites recorrentes (3 nos últimos 3 meses)mas o único sintoma que ele tem é o liquido a sair do ouvido. Nem sequer se queixa de dores! Dorme bem, come bem, anda bem-disposto, não faz febre... o normal! Damos-lhe o brufen prescrito pelo médico mas acho que é mais por descargo de consciência e fazemos limpezas superficiais. A verdade é que passa... mas volta.
    Obrigada pelas dicas que são preciosas.
    Marta MMM

  2. Olá Marta!

    Que bom ter notícias tuas! Ainda bem que estas dicas ajudam... O caso do teu Mateus é relativamente vulgar, tem a ver com a imaturidade da trompa de eustaquio que ainda se está a formar. Mas há 2 coisas que podes fazer para tentar evitar que as otites venham com tanta frequência:
    Podes dar umas vitaminas com geleia real (arkoreal xarope). Ajuda a reforçar as defesas porque tem propolis que é uma substancia natural que ajuda imenso no tratamento de infecções. Principalmente agora nos meses de inverno, uma colher ao pequeno almoço.

    Depois, a mastigação dos sólidos vai ajudar imenso ao desenvolvimento da ligação ao canal auditivo, por isso para além de insistires na mastigação, deves dar-lhe a agua e os outros líquidos em copos de aprendizagem de ponta dura ou com palhinha para o obrigares a sugar! Esse movimento vai ajudar imenso a esse desenvolvimento! Vais ver que com estes cuidados consegues controlar melhor isso. Se não é "chatear" o otorrino/pediatra porque não é suposto andarem sempre assim! ;) bjs

  3. Anónimo says:

    A minha filha de 2 anos e meio foi ao otorrino que viu que tinha imenso liquido nos ouvidos. Mandou dar Maxilase 15 dias, 3x/dia, e Nasomet. Parei ha 5 dias, e hoje vejo que continua cheia de liquido (basta mexer que se ouve). Sera que posso voltar a dar outra vez anti-inflamatorio? Nem sei bem o que fazer! Ela nao tem febre, mas esta com nariz entupido. Muito obrigada pela ajuda e esclarecimento se for possivel!

  4. Pode dar o maxilase sim, mas era aconselhável também tentar falar com o medico.

  5. Anónimo says:

    meu filho tem apenas 1 mês e 20 dias ele esta espirrando ,com nariz entupido, com diarreia ..ele ,porém ainda falta alguns dias para dar vacina nele ..não sei se estes sintomas são de otite..Estou dando inalação com o Soro fisiológico, antes das mamadas estou dando rinossoro. Se vejo que ele está com nariz entupido aplico o desentupidor nasal manual ..e nos intervalos aplico um spray que o pediatra passou para tirar o funga funga do nariz.. e no caso também estou dando paracetamol para dor ..preciso de ajuda,pois meu marido esta sem convênio ..não sei onde correr

  6. Parece-me só uma virose. Continue a fazer o que está a fazer durante 3 dias a ver se melhora. Se necessário de-lhe da mamar com mais frequencia. Se o bebe tiver febre ligue para a saúde 24 ou para o pediatra, nessa idade não se arrisca. As melhoras.

  7. Unknown says:

    Ola o meu filho tem 2 meses e anda smp agarrado a orelha a 2 semanas mas ha 2 dias começou a chorar mt quase que nao come tb n faz mt coco n tem febre tb n deita liquido na orelha sera que e uma otite?ate para tomar banho ele chora mt a 2 dias quando se molha a cabeça

  8. Bom dia! Leve-o já ao medico! As melhoras...

  9. Anónimo says:

    Boa noite a minha bebe tem 4 meses e meio e tem tosse posso lhe dar maxilase

  10. Acho muito pequena, geralmente só se aconselha com mais de 6 meses. Consulte o pediatra. As melhoras.

  11. Anónimo says:

    Ola´bom dia, o meu filho tem 1 ano já fez 3 otites, de há uns dias pra cá anda muito rabujento, fez febre, mas passou com ben u ron, tem tb 2 dentes de cima a romper, não sei se será otite outra vez o que é facto é que passa muito mal as noites. Já não sei o que fazer, é uma semana bem outra de molho

  12. RuCakes says:

    Olá, a minha filha tem 6 anos e acordou muito entupida e com dor num ouvido. Tentei contactar a pediatra mas está ausente... Será que posso dar o Maxilase?
    Obrigada

  13. Neuza says:

    Boa noite tenho o meu filhote bastante constipado esteve a tomar o actifed so a noite 7 dias acabou ontem, ate estava melhor mas na 5°feira comecou a ficar pior esta com ranhoca verde tosse com expectoracao e hoje ja esta a ficar rouco... hoje comecei a por um spray que a medica de otorrino lhe passou na 4° feira que se chama mometanol mas como ele esta a ficar rouco gostava de saber se lhe posso dar maxilase. Obrigada.

  14. Neuza says:

    Boa noite tenho o meu filhote bastante constipado esteve a tomar o actifed so a noite 7 dias acabou ontem, ate estava melhor mas na 5°feira comecou a ficar pior esta com ranhoca verde tosse com expectoracao e hoje ja esta a ficar rouco... hoje comecei a por um spray que a medica de otorrino lhe passou na 4° feira que se chama mometanol mas como ele esta a ficar rouco gostava de saber se lhe posso dar maxilase. Obrigada.

  15. Unknown says:

    Boa noite,
    Tenho algumas dúvidas... o meu bebé de quase 9 meses ja fez 3 otites (em conjunto com amigadalites) nos últimos 3 meses. Li a sua resposta acima onde recomenda o arkoreal xarope... o meu bebé já pode tomar esse xarope? Já tomo todas as precauções... não beber o leite deitado, usa os biberons Dr. Browns (passo a publicidade), aspiro frequentemente o nariz embora nao seja bebe ranhoso, etc... mas o que é certo é que já vamos em 3 otites/amigadalites, e ja não sei o que fazer... os últimas 2 tiveram um intervalo de 2-3 semanas. :( Obrigada
    Cmtps Andrea

  16. Olá Andreia, não, o seu bebe não pode tomar essas vitaminas mas deve-lhe dar vitamina C (cebiolon) e D para reforçar as defesas. Em vez de aspirar, recomendo lavagem diária com o NasoDrill. Se ainda não foi, deve ir a um otorrino. As melhoras.

Leave a Reply