É certo que o ideal nos mais pequeninos é dar-lhes uma alimentação o mais variada possível, rica em proteína (carne e peixe), hidratos de carbono (pão, massa e arroz), legumes e fruta!

Esta é a formula ideal! O problema é que os alimentos originais geralmente não vêm directamente da origem e muitas vezes são congelados e depois cozinhados o que faz com que percam muitas das suas propriedades. É por isso que eu não sou fã de sopa congelada ou de fruta e comida de boião. Claro que nas ferias ou pontualmente recorro a este meio, mas o menos possível. Precisamente para que a comida e os seus ingredientes sejam o mais nutritivos possível.

Mas é por estes motivos que já o meu avô era fã dos xaropes de vitaminas. Principalmente no inverno, em que temos de ter as defesas reforçadas para resistir ao frio, humidade, vento e todas as viroses (cada vez piores que aí andam).

Daí que, em crianças normais, sem doenças graves eu acho que se deve dar um fraquinho de vitaminas durante um mês em Outubro e reforçar em Janeiro. Há varias no mercado, desde o Vi-dailin que eu tomava em pequena até ao Viterra. Mas os meus preferidos são os à base de Geleia real (arkoreal ou jelly kids). E porquê? Porque a geleia real, para além de altamente nutritiva é rica em propólis. Esta substância, totalmente natural tem capacidades anti-inflamatórias e de reforço do sistema imunitário, o que vai ajudar a combater rapidamente qualquer vírus, bactéria ou fungo que se tente alojar no nosso organismo! Os brasileiros são fãs e eu também!

Por isso aqui fica a dica, uma colher por dia ao pequeno almoço (daquele que os vossos filhos acharem que sabe melhor, mas são todos doces). Vão ver que passam um inverno bem mais descansados!


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Leave a Reply