Beber café diariamente pode protegê-lo de uma grande variedade de doenças, desde o Alzheimer, passando pelos diabetes e mesmo Parkinson. 

Vários estudos sugerem que o consumo regular de cafeína reduz o risco de desenvolver Alzheimer ou demência. No entanto, parece que uma ou duas chávenas de café não chegam para conseguir os grandes benefícios da cafeína. Segundo um estudo de um conhecido especialista americano, a quantidade necessária para se conseguir esse efeito protector é de 500 miligramas de cafeína por dia ( 5 cafés).

O seu estudo feito com ratos, revelou que no correspondente a 6 anos humanos havia uma muito melhor performance em testes de memória nos ratos que bebiam café em relação aos que não bebiam, e uma redução de 50% na proteína beta amilóide, uma referência na detecção do Alzheimer.
Outro estudo feito na Finlândia, descobriu que homens e mulheres que bebessem 3 a 5 cafés por dia tinham menos 65% de probabilidade de desenvolver Alzheimer vinte anos depois. Há outros estudos ainda que revelam que quem consome café diariamente tem menos 80% de probabilidade de vir a desenvolver Parkinson.

Mas porquê o café? O café para além do seu efeito estimulante e rico em antioxidantes. Muitos de nós conseguimos mais antioxidantes no café do que em fruta e vegetais. O café também aumenta a sensibilidade do organismo à insulina ( substância que regula a quantidade de açúcar a circular no sangue), diminuindo o risco de diabetes!

Aqui ficam umas dicas de como beber café:
  • Bebam café simples (expresso). Conseguem-se maiores benefícios para a saúde se beberem o café sozinho pois não têm a interferência das outras substâncias como o leite (que interfere na sua absorção). 
  • Bebam cedo. Muitas pessoas queixam-se que o café lhes tira o sono. É importante também perceberem que quantidade de café aguentam e até que horas para não ficarem sobre estimulados (eu por exemplo começo a tremer ao 3º !)
  • Bebam acabado de fazer. Para potenciar o sabor e evitar a oxidação e perda dos seus nutrientes.
  • Bebam com moderação. É certo que os especialistas recomendam 5 cafés para conseguirem estes benefícios, mas há que avaliar o vosso risco-benefício! Como disse o meu é até aos 3 cafés porque começo com efeitos secundários. Vejam qual é o vosso, qual a quantidade com que se sentem bem! Tenham um cuidado extra principalmente se forem hipertensos ou se estiverem grávidas. Nestes casos o limite é um café por dia, e só se não tiverem alteralções da tensão arterial, que devem ir monitorizando. 

Para quem não gosta de café, pode sempre recorrer ao chá preto (tem cerca de metade da quantidade de cafeína por chávena) ou chá verde (com cerca de 1/4 da cafeína de um café por chávena), para além de terem outros componentes benéficos e menos propensão para efeitos secundários.


Não se esqueçam de divulgar a Farmácia dos Amigos entre os vossos amigos para chegarmos rapidamente aos 500 likes e termos um passatempo FABULOSO!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply