O Chocolate é feito a partir das plantas, o que significa que tem muitas das mais valias dos vegetais escuros. Esses benefícios são essencialmente dos flavonoides, que são potentes anti-oxidantes.
Os anti-oxidantes protegem o corpo do envelhecimento precoce provocado pelos radicais livres que se formam e que vão atacar o coração, causando doenças cardíacas. O chocolate preto tem uma grande quantidade de anti-oxidantes na constituição (cerca de 8 vezes mais que os morangos). Os Flavonoides têm também a capacidade de conseguir reduzir a pressão arterial pela produção de óxido nitrico e também consegue equilibrar certas hormonas no corpo humano.

Por isso, já sabemos que o chocolate preto pode ser bom para o coração. Sem ser em excesso (cerca de 2 a 3 quadradinhos por dia) pode ajudar a manter o seu sistema cardiovascular a funcionar bem. Os 2 principais benefícios para o coração do chocolate preto são:

- Diminuição da pressão arterial
- Redução do colesterol - Muitos estudos revelam que o chocolate preto consegue reduzir o LDL (colesterol mau) em cerca de 10%

Outros benefícios do chocolate preto são:
- Estimula a produção de endorfinas, o que dá a sensação de prazer (por isso é que nos sabe tão bem)
- Contém serotonina, que funciona como anti-depressivo (óptimo para os dias em que estamos tristonhos)
- Contém cafeína que é um estímulante (ajuda nos dias de sono, mas atenção que causa alguma dependência)

E o chocolate preto não contém muita gordura?
As boas notícias são que a maioria das gorduras do chocolate preto não aumentam o colesterol, são elas.
- ácido oleico - é uma gordura monoinsaturada constituinte também do azeite
- ácido esteárico - é uma gordura saturada, mas que segundo estudos tem um efeito neutro sobre o colesterol
- ácido palmitico - é uma gordura saturada que aumenta o colesterol e aumenta o risco cardíaco.

Ou seja, apenas 1/3 das gorduras no chocolate preto é prejudicial à saúde, daí que deve ser comido com moderação.

Aqui vão umas dicas para tirarem o melhor partido do chocolate!

Dica 1 - Equilibrem as calorias
Tudo o que falámos acima não significa que devam comer 1 kg de chocolate por dia. O chocolate continua a ser um alimento rico em calorias e gordura. Daí que se devem deixar ficar por cerca de 2 a 3 quadradinhos por dia (ou então se comerem mais num dia, estão outros sem comer)

Lembrem-se também que uma barra de chocolate preto tem cerca de 400 calorias. Por isso se comerem meia barra num dia, vão ter de cortar essas calorias noutros alimentos.

Dica 2 - Apreciem o chocolate:

O Chocolate é um alimento com cerca de 300 componentes e químicos a cada dentada. Por isso provem o chocolate como quem prova um vinho e apreciem calmamente todo o seu sabor e aroma em cada dentada.

Dica 3 - Optem pelo chocolate preto:

Estes benefícios só se aplicam mesmo ao chocolate preto sozinho, pois só este tipo de chocolate é tão rico em anti-oxidantes. Todos os outros, como têm menos 65% de cacau na constituição e muito mais gorduras (o de leite ou branco), por isso não têm grande benefício para a saúde.

Dica 4 - Evitem o "nougat"

Mais uma vez, o chocolate preto simples é o melhor. Qualquer mistura com nozes, aromas, caramelo, etc só vão aumentar a quantidade de açúcar e gorduras ingeridas, anulando todos os benefícios do chocolate.

Dica 5 - Evitem o leite

Apesar de saber muito bem o chocolate no leite, este último vai impedir a absorção dos anti-oxidantes do chocolate, anulando assim todo o seu benefício.

Dica 6 - Evitem dar às crianças:

Apesar de todas estas mais valias do chocolate preto, como já viram é só quando está sozinho, por isso os chocolates infantis não têm qualquer benefício para as crianças e criam habituação. Por isso mantenham a máxima de dar só em dias de festa. Não lhes faz falta nenhuma!

Resumindo, o chocolate preto tem imensos benefícios para a saúde mas só quando ingerido sozinho. Por isso, amantes do chocolate, habituem-se a saborear o verdadeiro chocolate, como verdadeiros apreciadores, assim conseguem satisfazer o vosso desejo e conseguir mais benefícios para a saúde.


Participem no passatempo QI PLUS , o fantástico suplemento que vos ajuda na falta de memória e concentração AQUI  As 3 pessoas que tiverem mais amigos a votar ganha uma das 3 embalagens que temos para oferecer.
Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply