No primeiro aniversário do vosso bebé, ele já terá, provavelmente alguns dentes. O mais provável é já terem dos dois dentes da frente de baixo (incisivos centrais), que devem ter nascido por volta dos 7 meses, e os equivalentes de cima (os dentinhos de ratinho...ficam tão queridos!!), devem ter nascido umas semanas depois. Mas não se preocupem se o vosso filho tem mais ou menos dentes que o descrito, uma vez que estamos a falar da média, muitas crianças chegam aos 12 meses sem nenhum dente! Mas se forem perguntar aos avós vão perceber porquê. Geralmente, ou o pai, ou a mãe eram assim, é mesmo hereditário e normalíssimo!

Apesar de ser difícil prever quando nascem os dentes, é mais fácil prever a ordem em que nascem (embora também varie):

- 12 a 15 meses - incisivos laterais de cima e de baixo (de cada lado dos centrais)
- 16 a 19 meses - pré-molares, com estes preparem-se pois são bem maiores (cerca do dobro dos outros) e custam mais a nascer, por isso não se esqueçam do gel dentário, dos mordedores para pôr no frio e do ben-u-ron para lhes pôr antes de dormir nos dias mais difíceis . Muitas crianças também fazem febre (37-38º) e diarreias grandes, estejam atentos mas é normal e passa rápido.
- 15 a 18 meses - aparecem os caninos (os dentinhos de vampirinhos), entre os incisivos e os pré-molares, geralmente nascem 1º os de cima e só depois os de baixo.
- 18 a 24 meses - os molares, começam a nascer perto dos 2 anos mas só se mostram depois.
- 24 a 36 meses - os 2ºs molares, geralmente só aparecem mais perto dos 33 meses.

Por isso aos 3 anos os vossos filhos já devem ter 20 dentinhos! E lá para os 6 anos vão começar a cair e a nascer os definitivos.

Para já, se os vossos filhos já têm 16 meses e nenhum dente, convém consultarem o dentista para verem o que se passa.

Não se esqueçam de divulgar a Farmácia dos Amigos entre os vossos amigos para chegarmos rapidamente aos 500 likes e termos um passatempo FABULOSO!


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Leave a Reply