Em dia de festa, muitas vezes, bebemos um bocadinho mais do que a conta. Isso muitas vezes resulta numa enorme dor de cabeça e má disposição de manhã.

Mas haverá alguma forma de corrigirmos o mal depois de termos abusado?

A sensibilidade ao álcool varia imenso de pessoa para pessoa. Enquanto uns aguentam beber uma garrafa de vinho e varias bebidas brancas, outros apenas com um copo acordam logo com sintomas de ressaca. Por isso temos de aprender a conhecer os nossos limites.

O álcool age como um dilatador dos vasos sanguíneos, e esse efeito é muitas vezes o responsável pela sua capacidade de provocar enxaqueca. Por outro lado, as bebidas alcoólicas contêm, na sua composição, quantidades variáveis de tiramina e frequentemente, histamina, substâncias dilatadoras dos vasos sanguíneos.

Há vários factores que podem levar à ressaca:

1. Um deles é a desidratação: O álcool absorve a água do sangue e tecidos do organismo, a qual precisa então de ser reposta. Daí a sede da ressaca. Muitas pessoas podem prevenir uma ressaca, ou reduzir seus efeitos, bebendo cerca de um litro de água antes de ir para a cama.

2. A maioria das bebidas alcoólicas possui aditivos. Alguns deles são óleos aromáticos que, além de irritarem o estômago, chegam ao cérebro, podendo provocar dor de cabeça.

3. Outro factor é a baixa de açúcar no sangue. Sabemos que os diabéticos desenvolvem dores de cabeça quando o açúcar do seu sangue está baixo. O álcool pode afetar a concentração da glicose (açúcar) no sangue e no cérebro, podendo provocar dor de cabeça.

4. Outro factor, é a falta de oxigénio que origina a dor de cabeça. Também se sabe que o oxigénio pode, em alguns casos, aliviar dores de cabeça. Durante o sono profundo provocado pela intoxicação alcoólica a respiração fica mais superficial, os níveis de oxigénio sanguíneo podem cair, e o nível de dióxido de carbono pode subir. O resultado? Uma boa dor de cabeça ao levantar!

A dor de cabeça da ressaca é parecida com a da enxaqueca, dura várias horas, e pode ser agravada, da mesma forma que a enxaqueca, por movimento, mudanças rápidas de postura, e esforços físicos.

Aqui têm 9 truques para reduzir as hipóteses de ficarem de ressaca:

1. Ingiram frutose (o açúcar das frutas, ou seja, frutas) ou gordura antes de beber. Vai absorver, em parte, o álcool.

2. Quando já estiverem com ressaca, uma inalação de oxigênio a 100% pode ajudar a combater o problema.

3. Antes de dormir ou se acordarem de ressaca, bebam muitos liquidos açucarados pois não só hidratam como aumentam o açúcar no sangue (evita a hipoglicemia), reduzindo os sintomas da ressaca.

4. Não se recomenda o consumo de café; pois esse possui acção diurética, levando ao aumento da desidratação.

5. Descubram quais as bebidas que mais vos fazem mal, e evitem-nas!

6. Bebam meio litro de água antes de ir dormir!

7. Se costumarem tomar algum analgésico que decididamente vos faz efeito, tenham-no à mão! Ben-u-ron é sempre uma boa opção.

8. Nunca bebam mais durante a manhã para "curar" a ressaca. Este é o primeiro passo para o alcoolismo.

9. Podem sempre recorrer ao "famoso" guronsan, que vai fazer uma "limpeza" do fígado, ajudando à recuperação do organismo.

Espero que ajude, mas acima de tudo evitem abusar e misturar bebidas alcoólicas. Raros são os casos que não acabam mal!


Participem no passatempo QI PLUS , o fantástico suplemento que vos ajuda na falta de memória e concentração AQUI  As 3 pessoas que tiverem mais amigos a votar ganha uma das 3 embalagens que temos para oferecer.

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui





Leave a Reply