De certeza que já aconteceu aparecer-vos uma afta ou de inverno ficarem com os cantos da boca em ferida (boqueiras). Qualquer uma destas situações é muito dolorosa e incomodativa. Vamos ver porquê e como tratar rapidamente.
A afta é uma ferida aberta e dolorosa na boca. As aftas são brancas ou amarelas, rodeadas por uma área vermelha brilhante. Podem aparecer com infecções virais ou podem estar ligadas a problemas no sistema imunitário (defesa) do organismo. As aftas podem também ocorrer após uma lesão bucal devido à escovagem dos dentes ou mordidelas na língua ou nas bochechas (esta então é super comum).

As aftas também podem ser desencadeadas por:
- Stress emocional
- Falta de certas vitaminas e minerais na dieta (especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12)
- Menstruação (que resulta muitas vezes na perda das substâncias acima referidas)
- Mudanças hormonais
- Alergias a alimentos 
- Alterações do fígado ou da vesícula por causa de alimentos ácidos ou condimentados
- Fungos

As boqueiras têm básicamente as mesmas origens, estando essencialmente ligadas à carência de vitamina B12.

Então como é que se trata rápidamente qualquer uma destas situações?

Se for uma afta isolada: Colocar Elugel localmente (desinfecta e cicatriza localmente) e tomar um suplemento de vitamina B (Becozyme forte por ex) durante 20 dias (tanto para tratar como para prevenir o aparecimento de mais aftas). Estas vitaminas actuam activamente na manutenção e regeneração das mucosas do corpo, daí que a sua carência resulte no aparecimento de aftas e, ao estarmos a repo-las, na sua prevenção.

Se forem várias aftas: podemos estar perante um fungo (estomatite aftosa), por isso recorre-se ao Mycostatin (anti-fúngico) para tomar antes de cada refeição ( 4 x ao dia). Atenção que se deve primeiro bochechar com o liquido um bocado na boca e só depois engolir.

Por fim, se estivermos a falar de boqueiras: colocar cicalfate da Avéne localmente (nos cantinhos da boca) 3x ao dia e tomar o suplemento de vitamina B (por causa da renovação das mucosas) durante 20 dias.

Experimentem e contem-me a vossa experiência sff.
Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply