Esta é uma epidemia constante nas escolas e creches e que, infelizmente, parece ter piorado com o tempo.

Um dos problemas com que me deparo na Farmacia é que, na sua maioria, os pais ainda não sabem como fazer o tratamento correctamente.

Passo a explicar...

Para o tratamento ficar bem feito tem de se fazer o seguinte:

1) comprar um champô para os piolhos adequado à idade e um pente metálico (alguns já trazem) - até aos 3 anos só se devem usar os produtos sem químicos e que funcionam por asfixia (dimeticone) como é o caso do Stop Piolhos. Para os mais velhos usam-se com permetrina como o quitoso (nova formula).

2) aplicar correctamente o champô segundo as indicações no frasco.

3) passar o pente metálico no cabelo todo. Aconselho a colocarem uma toalha branca nos ombros para verem o que cai...

4) continuar a passar o pente sempre que lavarem o cabelo durante 15 dias.

5) repetir a lavagem com o champô dos piolhos passado 1 semana e outra vez passado 2 semanas.

Estas 2 ultimas fases são cruciais e geralmente as que falham! São muito importantes por causa do ciclo de vida do piolho que dura 10 dias. Os champôs não conseguem matar as lêndeas (estão encapsuladas) por isso só são eliminadas fisicamente com o pente ou corte, ou então na altura em que passam a piolho, o que pode ocorrer em qualquer altura durante os 15 dias (porque depende de quando surgiram).

Desta forma é quase 99% garantido que desaparecem. Outra boa medida é um bom corte de cabelo... ;)

Quanto a prevenção, confesso que tenho muitas duvidas sobre este assunto e que acho tudo muito falível. Até porque os piolhos parece que gostam de cabelos lavadinhos! (Não, não é falta de higiene!).

No entanto há o spray repelente da stop piolhos que parece que resulta. Dizem também as mães experientes no assunto que desde que começaram a por perfume atras das orelhas às filhas, nunca mais apanharam piolhos. E parece-me que o principio é o mesmo nas duas soluções.

Por isso mães, tentem seguir estas regras rigorosamente e depois contem-me como correu!

Boa Sorte!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Leave a Reply