Entre os 4 e os 6 meses começamos a introduzir novos alimentos para os nossos bébés. Há quem comece com as papas e quem passe logo para as sopas.

Todo este processo seria muito simples se eles nascessem ensinados, mas não, eles só sabem chuchar, não sabem comer à colher... E aí começa o desafio.

Para facilitar esta adaptação aqui ficam umas dicas que resultaram muito bem com a minha filha.

- A colher: deve-se escolher uma colher de bébé feita em silicone maleável para que possamos deixar a colher com a sopa na boquinha deles, para eles chucharem sem se magoarem. Aos poucos vão-se habituando a comer normalmente.

- A consistência: a sopa deve ser grossa, ou seja, por menos agua que o habitual para ficar puré e não escorrer da colher nem da boca. Para além de que fica mais concentrada e eles comem tudo em menos vezes.

- Os ingredientes: para além do clássico, 1 legume branco, 1 laranja e 1 verde há dois truques importantes:

- alho francês - rico em fibra, ajuda a trabalhar o intestino, uma vez que muitas vezes nesta fase de adaptação os bebés ficam obstipados e temos de andar sempre a por bebegel. Com a M foi tiro e queda

- batata doce - em vez da normal, é mais nutritiva e mais doce, o que faz com que a disfarce o sabor dos legumes que inicialmente os bebes não gostam tanto. Há medida que se vão habituando vai-se misturando a batata normal ate que se retira a doce

- O Azeite cru - Nas sopas dos bebes o azeite só deve ser acrescentado mesmo antes de ir para a mesa, sem ser cozinhado. Para além de muito mais saudável, funciona como um fantástico lubrificante para o intestino, evitando a prisão se ventre.

- A fruta - regra geral os bebés adoram a fruta, por isso, se necessário, podem dar uma colher de sopa e outra de fruta intercaladas para eles comerem melhor. Ou mesmo para os mais difíceis, colocar na ponta da colher da sopa, um bocadinho de fruta!! São mesmo enganados!

- babetes - há uns babetes óptimos e enormes na pre-Natal (sem mangas) que os tapam todos e são impermeáveis por trás. Dão um jeitão!

- Copos Avent - para mim os copos maravilha, faço a sopa e divido logo pelos copos, em doses individuais, com a quantidade recomendada pela medica. Têm as marcas com as medidas e são super práticos para guardar, transportar e lavar! Tenho sempre tudo pronto para sair!

Aqui ficam estas dicas que para mim foram preciosas. Espero que ajudem!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Leave a Reply