Eu sou fui daquelas felizardas que teve uma gravidez sem complicações, fora os enjoos do início, que trabalhei quase até ter a minha filha. Mas o meu maior medo sempre foi o parto. Eu tinha um "trauma" por causa da minha primeira consulta de ginecologia em que me disseram que tinha o colo do utero muito estreito e nunca poderia ter um parto normal, só cesariana. Felizmente tive um obstetra fantástico que conseguiu proporcionar-me um parto normal sem complicações.

O pior foi mesmo depois, e estou certa que muitas mães passaram por isto, as dores e o desconforto dos pontos foi sem dúvida o mais complicado para mim, embora ao fim de 1 mês estar totalmente recuperada.

Para receberem como funciona: O Períneo é o músculo entre a vagina e o anûs que é responsável pela maior ou menor dilatação no parto. Muitas vezes não tem elasticidade suficiente para a passagem do bébé e isso faz com que se tenha de fazer uma epistomia - é a incisão/corte que é feita neste músculo para facilitar a passagem do bébé. A epistomia pode ter muitas vezes complicações: dor, incontinência urinária, inibição de defecação, redução da função sexual e prolapso genital.

Mas e se houvesse uma maneira de tornar o períneo mais elástico?

Agora existe o Elastolabo!!
O Elastolabo é uma pomada para massajar diariamente o períneo desde a 30ª semana de gravidez até ao parto, dando-lhe mais elasticidade.

Como aplicar?
(Pode ser mais confortável de aplicar depois de um banho quente relaxante)

1) Lavar cuidadosamente as mãos primeiro

2) Escolher uma posição confortável e privada para a massagem (deitada de costas na cama com os joelhos dobrados e as pernas afastadas ou de cócoras inclinando as costas contra uma parede)

3) Espremer uma quantidade suficiente da pomada e aplica-la por fora da vagina

4) Massajar primeiro a área em volta da parte externa da vagina com movimentos circulares dos dedos por alguns minutos, a fim de aumentar a circulação sanguinea nesses tecidos

5) A massagem deve ser feita diariamente desde a 30ª semana até ao dia do parto

Apesar da barriga grande é muito simples depois de se fazer a primeira vez.

Apesar de ser uma técnica e um produto largamente utilizado no estrangeiro, cá em Portugal é uma prática recente. Devem sempre falar com o/a vossa obstetra para ver qual a sua opinião.

Eu, sem dúvida que na próxima gravidez vou recorrer a este creme, só de pensar no que me vai ajudar no pós-parto acho maravilhoso!

Contem-me depois a vossa experiência por favor. Já alguém usou esta técnica. Acho tão importante divulgar estas coisas e reduzir os "traumas" do parto...


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui




Leave a Reply