Na Farmácia deparo-me muitas vezes com pedidos de cremes para tratamento de hemorroidas, mas a realidade é que ninguém gosta de falar disso. Dos sintomas incomodativos, pela zona a que se referem, parece que os doentes preferem guardar segredo... Mas esta é uma doença complicada e que deve ser logo tratada e vista por um médico para não piorar.

Hemorroidas são dilatações das veias do recto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose ou sangramento. As hemorroidas são um distúrbio muito comum. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos sofra de hemorroidas em graus variáveis.

Os principais fatores de risco são:

- Prisão de ventre
- Esforço para evacuar
- Obesidade 
- Diarreia crónica 
- Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade
- Dieta pobre em fibras
- Gravidez
- História familiar de hemorroidas
- Tabagismo
- Cirrose e hipertensão portal
- Ficar longos períodos sentados na sanita



Será que tem hemorroidas?

As hemorroidas podem ser sintomáticas ou não, as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas. O único sinal indicativo da sua existência pode ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.

O sangramento das hemorroidas caracteriza-se por uma pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes. Às vezes, o paciente pode notar pingos de sangue na sanita no fim da evacuação. É comum também haver sangue no papel higiénico após a limpeza.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crónico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas externas são por via de regra sintomáticas. Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar. Em casos de trombose da hemorroida, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorroidas externas são sempre visíveis e palpáveis.

Apesar de ser uma causa comum de hemorragia anal, é importante nunca assumir que o sangramento é devido às hemorroidas sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, cancro do recto, doença diverticular e infecções também se podem manifestar com sangue nas fezes. Além disso, nada impede que o paciente tenha hemorroidas e outra doença que também provoque sangramento anal, como um cancro, por exemplo. Portanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico, de preferência gastroenterologista especialista em proctologia.

O sangramento das hemorroidas costuma ser de pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode até levar à anemia. Sangramentos de grande volumes não são comuns nas hemorroidas, mas podem ocorrer em alguns casos.

Um diagnóstico diferencial importante das hemorroidas é a fissura anal. Ambas causam dor e sangramento, porém, o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor ao evacuar mais intensa.

Como prevenir/atenuar os sintomas:

Durante as crises, os banhos de assento com água morna, duas a três vezes por dia, podem trazer alívio para os sintomas agudos. Nas grávidas sugerimos compressas húmidas mornas. Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiénico, dando preferência ao bidé ou a jactos de agua morna.

Nas pessoas com prisão de ventre, laxantes (preferêncialmente o Laevolac - para amolecer as fezes) estão indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar. A passagem de fezes muito volumosas e endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas. Beber bastante água é importante, pois ajuda a humedecer as fezes, diminuindo a obstipação.

O aumento do consumo de fibras comprovadamente melhora os sintomas das hemorroidas. Os resultados podem ser notados com apenas 15 dias de mudança da dieta. Atenção, o uso de fibras não trata as hemorroidas, mas ajuda no controle dos sintomas, principalmente a comichão e o sangramento.

Pomadas e cremes para hemorroidas, como o Faktu e Scheriproct, podem ser usados temporariamente, já que servem de lubrificante para a passagem das fezes e contêm anestesicos e corticoides na sua fórmula. O alívio com cremes ou pomadas é apenas temporário e não se deve usá-los sem orientação médica.

Dos remédios para hemorroidas em comprimidos, aquele que parece ter melhor efeito é o Daflon. No entanto, ele apenas melhora os sintomas, não trata definitivamente as hemorroidas.

Evitar alimentos picantes é uma dica muito famosa para quem tem hemorroidas, todavia, não há provas de que a pimenta realmente piore os sintomas. Isto deve ser avaliado individualmente.

Por isso aqui fica o alerta, se têm estes sintomas, percam a vergonha e vão já consultar um especialista! Acreditem que se deixarem avançar os sintomas e mesmo o tratamento será muito mais incomodativo!

Se precisarem de contactos de especialistas peçam por mensagem privada ou para farmaciaamigos@gmail.com.


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Leave a Reply