As primeiras semanas de amamentação são sempre complicadas para as mães. Tanto a Mãe, como o bébé estão a aprender a ajustar-se um ao outro e nem sempre é fácil. O problema é que muitas vezes isso faz com que as mães abandonem a amamentação e o bébé é que perde. Aqui ficam algumas dicas da Medela para ajudar. No entanto, perante qualquer eventual dificuldade, é aconselhável que a Mãe entre logo em contacto com um especialista (Hospital ou Centro de Saude) para receber aconselhamento.

Em alguns locais, o Centro de Saude efetua visitas domiciliárias até dez dias depois do parto. Noutros, existem consultas de Aconselhamento em Aleitamento Materno. As Mãe deverão sempre procurar saber informações sobre todos os serviços disponíveis para apoiá-la.

Mamilos fissurados
Mamilos fissurados ou gretados são um problema comum nas primeiras semanas e, infelizmente, muitas vezes a causa de um desmame demasiado precoce. É normal que os mamilos fiquem sensíveis nos primeiros dias, mas sentir dor prolongada já não é suposto...

A causa mais comum – e fácil de corrigir – é uma pega incorreta. Entre as causas pode estar também o freio da língua demasiado curto, mamilos rasos e invertidos ou postura incorreta.

Antes de a Mãe se decidir pelo desmame, deve tentar seguir as seguintes medidas e procurar um especialista.

Prevenir e tratar mamilos fissurados:

• Continuar a amamentar.

• Procurar apoio de um especialista.

• Amamentar mais vezes, mas em contrapartida, menos tempo de cada vez.

• Aos primeiros sinais de fome, dar a mama ao bebé, antes que ele fique inquieto e chore com fome.

• Pode ajudar se, antes da amamentação, libertar o reflexo de saída do leite mediante massagens, reduzindo assim as dores enquanto amamenta.

• Para poupar os mamilos, variar a posição de amamentação
  (posição de berço, posição atravessada, posição deitada).

• Para retirar o bebé da mama, libertar sempre primeiro o vácuo com um dedo (mindinho no canto da boca do bébé)

• Depois de amamentar, deixar que o leite materno seque no mamilo.


• Utilizar Protetores de Mamilo nas primeiras semanas e posteriormente, os Discos Descartáveis ou Laváveis , que devem ser trocados com frequência.


• Em caso de fissura superficial, aplicar Purelan 100 (100% Lanolina, a qual não necessita, nem
  deve ser retirada para amamentar) ou em caso de fissura mais profunda, o Hidrogel, que sendo
  reutilizável por 24h (sempre que retirar para amamentar, deve coloca-lo junto com a película no frigorifico, pois o frio também alivia e ajuda ao efeito do hidrogel), permitirá um alívio imediato e uma regeneração da pele mais rápida.

• Evitar lavar os mamilos com sabão.

• No caso de dores muito fortes e maior sensibilidade, pode extrair o leite com Extrator, de preferência com
Tecnologia de 2-Fases, tornando a utilização mais confortável e eficaz. Eu sou fã deste modelo da Medela Swing pois tem a posição de extracção normal e outra só de estimulação, que ajuda imenso para que os bébés pequeninos consigam mamar mais rápido e sem adormecer! (muitos cansam-se na fase de estimulação - 1ºs 2 min - e adormecem na maminha de cansados). É um excelente investimento!!

Se tiverem uma amiga querida que vos empreste esta bomba, ficam a saber que na farmácia se vendem uns kits base para adaptar à bomba (funil, tubo de ligação e recipiente colector), são baratos e permitem garantir toda a higiene neste processo (e não estragarem o kit das amigas, pois é o que se degrada mais).

Tempo de amamentação

Ultimamente tenho acompanhado várias amigas no início da amamentação e houve uma coisa que me fez imensa confusão...que os médicos lhes digam que os bébés só podem estar 15 a 30 min a mamar e que depois é manha...
Acho lamentável! Isso será verdade para bébés com 1 mês e meio a 2 meses e daí para a frente, mas nas primeiras semanas podem demorar uma eternidade ( a minha filha demorava 1h a mamar!). Claro que com o tempo é suposto esse tempo ir reduzindo, mas depende das crianças. Eu comecei por dar maminha das 2 maminhas de cada vez e depois acabei por passar para só uma (quando o meu corpo se adaptou). Nunca tive muito leite (de inicio só conseguia tirar 20 ml de cada maminha com a bomba), mas a realidade é que a minha M engordava lindamente e eu dei de mamar até as 8 meses!

Por isso, deixem o vosso instinto guiar-vos!!

Sigam estas dicas e Boa Sorte! A amamentação é uma coisa maravilhosa!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui




Leave a Reply