Principalmente quando chegamos a velhotes, mas muitas vezes em mais novos, por infortúnios da vida, podemos ficar por uns tempos ou eternamente quase imobilizados, na cama.

São situações difíceis de lidar para os que nos rodeiam e nos querem ajudar e também para quem esta acamado que não gosta de se sentir dependente dos outros.

Aqui ficam umas dicas para minimizar essa situação!

1° Limpeza - para a higiene diária é complicado estarem a ser sempre transportados para a banheira e ficam muito dependentes. Para ajudar existem umas luvas ensaboadas. São óptimas, só têm de humedecer e passar na pele e depois secar com uma toalha. São reutilizáveis. As melhores são as da Renova, vendem-se em pacotes de 10 e custam cerca de 2,5€. 

2° Hidratação - é importantíssimo manter-se a pele hidratada para ficar resistente ao aparecimento de escaras. O creme hidratante da Eucerin de litro ou o ATL hidratante são ambos excelentes opções para esta função.

3º Tratamento das escaras ao 1º sinal. São o pior inimigo dos acamados e resultam de estarem sempre na mesma posição. Podem-se comprar colchões anti escaras, mas quando aparecem têm de ser logo tratadas. Têm o clássico Biafine, mas recentemente tenho tido melhores resultados com o Eucerin Aquaphor, pela sua capacidade de hidratação profunda da pele, o que da uma melhor capacidade de regeneração.

4º Quem usa fraldas, devem ser boas e absorventes, a humidade na pele faz como aos bébes, deixa-os assados e desconfortáveis. Recomendo as marcas Tena e Molicare.

Espero que ajude quem esta a tratar de pessoas acamadas a melhorar o seu dia a dia!

Leave a Reply