Regra geral nem damos por isso, mas o nosso cabelo cai todos os dias. O problema é quando começa a cair em excesso. Fique a saber como travar e prevenir a queda de cabelo, protegendo-o das agressões e mantendo-o saudável.

O nosso cabelo está em constante renovação. Dos cerca de 150 mil cabelo que possuímos, perdemos em média 50 a 100 por dia. O cabelo passa por três fases:
- Anagénese – fase de crescimento activa (2 a 6 anos)
- Catagénese – fase de transição ( 1 a 2 semanas)
- Telogénese – fase de repouso (2 a 3 meses) no fim dos quais os cabelos começam a cair, empurrados por novos fios em crescimento.
Os nossos cabelos encontram-se em diferentes fases, pelo que, há cabelo a cair todos os dias.

Apesar da queda ser normal, quando é em excesso já não o é, trata-se de um desequilíbrio do couro cabeludo em que há mais cabelos em queda do que em crescimento, a chamada Alopécia.

Os factores que podem contribuir para esta queda de cabelo transitória são:
- Hormonas – a gravidez e a toda de contraceptivos orais podem influenciar a queda de cabelo nas mulheres
- Medicamentos – como os usados na depressão, nas doenças cardíacas e nos tratamentos do cancro, entre outros
- Doenças – como a diabetes e o lúpus
- Ambiente – a exposição excessiva ao vento, calor e ao cloro das piscinas
- Atrito – o uso excessivo de adornos como elásticos, ganchos e escovagem exagerada
- Agressividade química dos produtos usados na higiene capilar
- Alimentação pobre em proteínas, vitaminas e sais minerais

No caso da alopécia androgénica, de origem hereditária, os efeitos são diferentes em homens e mulheres.
- Homens – A rarefacção do cabelo começa nas laterais, perto da região da testa, ou na parte superior da cabeça, continuando para trás, podendo dar origem a calvicie
- Mulheres – Os fios vão ficando mais finos e escassos em todo o cabelo, podendo a queda acentuar-se à frente, nos lados ou na parte superior da cabeça, mas raramente progredindo para calvície.


Como travar a queda?

Para quem começa a notar os primeiros sintomas de alopécia: as “entradas” na testa nos homens e o cabelo mais fino e a ficar mais na escova nas mulheres:

- Homens – Inneov massa capilar homem em cápsulas, para fortalecer o cabelo, o spray anti-queda da dercos – para colocar localmente e estimular o crescimento capilar associado ao champô anti-queda dercos aminexil.

- Mulheres – Inneov densilogy, comprimidos para densificar o fio capilar e estimular o crencimento do cabelo e das unhas, champô dercos anti-queda para lavar 2 x por semana.

 









Para os homens e mulheres que já notam uma queda mais severa e visível:

Dercos Neogenic ampolas e champô – o verdadeiro milagre anti-queda!!
Entre dois ciclos de crescimento, o bolbo capilar entra em fase de inactividade onde suspende a sua actividade e permanece vazio.
Para despertar, o bolbo capilar precisa de um sinal : foi a trabalhar nessa etapa que a pesquisa L'Oréal descobriu o papel das células estaminais no despertar dos bolbos adormecidos e na renovação do cabelo. Dercos Neogenic com Stemoxydine, 1ª molécula de acção biomimética que simula um ambiente óptimo para as células estaminais, para favorecer o seu bom funcionamento. Os bolbos em fase de inactividade são despertados. 1700 novos cabelos em 90 dias*.
Para mais dicas não hesitem em comentar este post, terei todo o gosto em esclarecer.


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

One Response so far.

  1. Mariana says:

    Desde que estou grávida, que o cabelo me cai em quantidade enorme. Até já fui ver se tinha peladas, mas felizmente não, e felizmente também sou bem fornecida de cabelo :)
    Não há nenhum suplemento que possa tomar na gravidez, certo?
    Obrigada

Leave a Reply