Está-se a aproximar a época mais fértil em gravidezes, a dos bébés da primavera, por isso, para quem está a tentar engravidar em breve, aqui ficam algumas dicas:

1º NÃO STRESSAR! A maioria das mulheres demora no mínimo 6 meses a conseguir engravidar. Isso pode dever-se ao facto de já tomarmos a pílula há muitos anos seguidos ou também porque cada vez somos mães mais tarde. Tudo isto faz com que o nosso organismo demore algum tempo a adaptar-se. O stress de não engravidar faz desregular o ciclo menstrual, o que dificulta acertarmos na altura certa...

2º Deixar de tomar a pílula pelo menos 2 a 3 meses antes de começar a tentar engravidar - Isto permite limpar o nosso organismo das hormonas da pílula e a auto regular-se o que nos vai permitir também conhecermo-nos melhor.

3º Conhecer bem o nosso periodo fértil - Devemos marcar numa agenda o primeiro dia de menstruação durante 2 a 3 meses para conhecermos a duração do mesmo. A maior parte dos ciclos são de 28 dias mas podem ser de menos ou de mais, ou então irregulares e aí convém (se não regular em 3 meses depois de deixar a pílula) consultar um médico. Para calcularem o período fértil podem usar esta calculadora e/ou comprar os teste de ovulação da ClearBlue. Outra forma MUITO eficaz de determinar o período fértil é pela consistência do muco cervical, geralmente no período fértil ficamos um corrimento esbranquiçado e muito espesso e elástico. Podem sempre fazer este teste como na imagem abaixo. (atenção que este muco muitas vezes só reaparece depois do desmame da pílula)

4º Sabendo o vosso período fértil só devem ter relações dia sim dia não e de preferência de manhã - Assim garantimos que os homens estão menos cansados e que o esperma está mais concentrado o que aumenta as probabilidades de atingir o óvulo.

5º Se já estão a tentar há algum tempo e já começam a desesperar, experimentem tomar o Ovusitol, é um suplemento alimentar à base de ácido fólico e inositol. O ácido fólico é essencial para a multiplicação celular e o desenvolvimento do óvulo fecundado. O Inositol ajuda no equilibrio do açúcar no sangue, através da insulina e sabe-se que ajuda na ovulação e na regulação do ciclo.

6º Fora isso, tentem ter uma alimentação saudável e variada para o vosso organismo estar equilibrado e se conseguirem tirar uma semaninha de férias a dois no período fértil, pode ser uma mais valia, mas não criem demasiada expectativa!

Boa Sorte! E se puderem partilhem mais dicas que saibam! Neste tema, TUDO é bem-vindo e não há fórmulas certas ou mágicas para o milagre da vida!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

One Response so far.

  1. Anónimo says:

    Recomendo o Ovusitol... tive dificuldades em engravidar com sucesso. apos uma gravidez ectopica e aborto espontaneo, com este suplemento correu tudo bem.

Leave a Reply