Prisão de ventre nas crianças

As férias são sem duvida óptimas para os miúdos, mas por vezes as mudanças de ambientes e mesmo de alimentação, fazem com que os organismos deles (até mesmo os nossos) fiquem desregulados. Esta semana, o filho de 2 anos de uma amiga minha estava com prisão de ventre. Pedia varias vezes para ir à casa de banho, mas nada... Coitadinho, um sofrimento! Mesmo assim ainda estava o dia quase todo bem disposto!! Mas ao 3º dia já não dava mais, não aguentava as dores de barriga!
O que fizeram?
Recorreram ao famoso bébégel e foi tiro e queda. Como este clister, o que faz é lubrificar e amolecer as fezes é, regra geral, super eficaz!! Agora nos próximos dias ele vai estar a laevolac (lactulose), um xarope cuja função é amolecer as fezes e evitar estas situações. Pode -se tomar sem problema nenhum, o tempo que for necessário (até 3 a 5 dias de seguida, se for preciso mais devem consultar o medico). Nestas idades toma-se uma colher de chá de manhã, mas da para mais velhinhos e até para adultos e idosos, ajustando a dose!

Por isso, se os vossos filhos tiverem tendência para estas situações já sabem o que fazer!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

SOS escaldão!

Pois é, estou de ferias, e apesar de na maioria dos dias sermos cuidadosos, a verdade é que pode haver aquele dia em que vamos fazer uma caminhada, vamos a uma esplanada ou mesmo à praia e apanhamos um escaldão!! Hoje foi o dia...

O que fazer depois desta "desgraça"?

Basicamente encherem-se de creme hidratante logo a seguir, às camadas repetidamente enquanto for absorvendo. Eu gosto muito do pos solar da Vichy para golpes de sol ou do conhecido Disoderme. Em alternativa, um bom creme de corpo (como o da Caudalie ou o Nutriextra da Vichy) também ajudam a resolver o problema. Para o rosto, sou fã incondicional do serum SOS desalterant da Caudalie, é maravilhoso para não ficarmos a pelar, uma vez que penetra mais profundamente na pele, hidratando muito melhor!!

No dia seguinte, se quiserem fazer praia terá de ser com protector 30 ou 50+, sendo que o 30 vão ter de renovar muito mais vezes para protegerem a pele. O ideal será vestirem uma t-shirt e meterem-se à sombra, mesmo com o protector solar. Ao fim de 24h vão ver que estão óptimos!

Mas vejam se não se voltam a esquecer do protector!!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Biberões Avent - crescem com o vosso bébé!

Já não é novidade que sou fã da marca Avent pela sua excelente qualidade. Mas há uma coisa que ADORO nos biberões deles: É que vão evoluindo com o bébé à medida que ele cresce!

Quando nasce até aos 6 meses tem as várias tetinas que vão aumentando o fluxo como todas as outras marcas mas depois é que vem a vantagem destes biberões:

- 6 meses, pode-se manter a tetina normal e comprar só as asas para os bébés começarem a segurar o biberão.

Um pouco mais tarde, podem comprar só as boqueiras moles de borracha e transforma-se num biberão de água!

- 12 meses e mudam-se as boqueiras moles para as duras, em que o bébé já é obrigado a chupar os líquidos.

Assim, ajuda ao desenvolvimento da criança tanto na capacidade motora de "agarrar" como no desenvolvimento do maxilar e mesmo do canal auditivo (estimulado pelo movimento de sucção!). Tudo isto com um investimento reduzido e sempre com produtos de alta qualidade e resistência!

Aqui ficam as imagens da gama disponível. Tudo encaixa em tudo! Por isso é só combinar o que quiserem!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Queimaduras

Este é um tópico básico mas onde ainda se fazem muitas asneiras que podem piorar muito a situação e que convém esclarecer.

Numa queimadura domestica simples, seja no fogão, no forno, no ferro de engomar ou com água a ferver há cuidados simples a ter:

- passar logo por água fria (mas nunca gelo, que queima ainda mais!)

- colocar um creme para queimaduras. O Biafine é o meu preferido, mas o Bepanthene também é bom. Na ausência destes, Fenistil, Halibut ou similares são boas opções! Põe-se uma boa camada e deixa-se ao ar. Vai-se repetindo a aplicação as vezes que forem necessárias, cada vez q sentirem a pele a repuxar.

ATENÇÃO: Nunca, mas nunca por álcool, água oxigenada ou Betadine em cima da queimadura!! Vão piora-la ainda mais!

- podem colocar uma ligadura de gaze gorda à volta para proteger da roupa, mas nunca ligadura normal porque se cola à pele queimada.

- As queimaduras não devem apanhar muita água, por isso, nos dias seguintes protejam essa zona com um saco de plástico ou algo parecido, no banho.

Caso vejam que a queimadura é muito extensa, dolorosa e que está com um aspecto esquisito, vão imediatamente ao hospital. As primeiras horas são cruciais no tratamento das queimaduras. Se forem queimaduras provocada por óleo quente ou químicos são logo de ir a uma urgência, pois penetram mais profundamente na pele. Mas não deixem de fazer estes primeiros socorros, se possível, pois ajudam sempre bastante.

Espero que ajude. Alguém tem outra técnica diferente?

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Kit medicamentos para as férias

Quando vamos de férias, seja para fora do país ou cá dentro é sempre melhor irmos prevenidos. Estamos longe do nosso medico habitual e a ultima coisa que queremos, numa situação simples, é ir a correr para o médico!

Daí que estes são os medicamentos que nos devem acompanhar:

- Ben-u-ron 500 ou 1g (paracetamol)- dores de cabeça, febre e outras dores não muito intensas. Para as crianças em supositorios ou xarope
Toma: em SOS, no máximo 6g por dia num adulto. Nas crianças no máximo de 8 em 8h ( consultar dose na bula)

- Nurofen 400 (ibuprofeno) - anti-inflamatório para dores mais fortes de cabeça ou musculares, dores de garganta, dentes ou ouvidos, ou para intercalar com o Ben-u-ron em caso de febres altas. Nas crianças o Brufen xarope.
Toma: 1 cp 1 a 3x ao dia sempre depois das refeições.

- UL- 250 - para diarreias e dores de barriga dos adultos e crianças.
Toma: 1 Cp 3x por dia durante 5 dias

- Immodium - para travar a diarreia intensa. Não recomendado a crianças salvo indicação medica.
Toma: 2 cp na 1ª vez e 1cp de cada vez que for à casa de banho e tiver diarreia.

- Mebocaina ou Strepsils mel e limão- para aliviar a dor de garganta e a tosse irritativa
Toma: 1 pastilha no Max 4x ao dia

- Bepantene plus - pomada desinfectante e cicatrizante para pequenas feridas e arranhões.
Aplicação: 2 a 3x ao dia

- Fenistil gel - para picadas de mosquitos ou outros insectos;
Aplicação: 2x por dia

- Soro fisiológico em unidoses - é melhor que os tradicionais frascos porque se mantém sempre estéril. Isto significa que pode ser usado para lavar/lubrificar os olhos, para limpar as fossas nasais de adultos e crianças ou para lavar feridas com impurezas.
Aplicação: sempre que necessário.

- Pensos rápidos e ou pensos para bolhas.

- Repelente de insectos

Este é o Kit básico que devem levar convosco. Fora isto não se esqueçam da vossa medicação diária seja para alergias crónicas, asma, diabetes, colesterol, hipertensão, etc.

Desta forma, pelo menos, nas situações mais vulgares, conseguirão resolver facilmente o problema. Se se esquecerem recorram sempre à farmácia mais próxima, onde certamente vos irão ajudar!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Vómitos nas crianças

Ficamos sempre preocupados quando os nossos filhos estão doentes, mas os vómitos são, sem dúvida, dos piores sintomas que eles podem ter e que nos deixam mais desorientados.
Quando as crianças estão com vómitos a prioridade é mantê-los hidratados e se possivel alimentados. Só se devem dar medicamentos para parar o vómito (anti-émeticos), em último caso e sob recomendação médica. Isto porque, muitas vezes, o vómito é a forma que o corpo encontra para expulsar o que quer que lhe está a fazer mal e não deve ser totalmente travado.

Aqui têm alguns dos passos que devem seguir em caso de vómito:

- Os bebés devem continuar a ser amamentados ou alimentados a biberão (com leite sem lactose);

- Deve-se tentar dar água em pequenas quantidades, por exemplo com uma colher de chá ou café, aumentando a pouco e pouco se a criança deixar de vomitar;

- O Ideal é recorrer a soluções de rehidratação oral, como a miltina ou o oralsuero (embora a miltina seja melhor porque não tem sabor), ou às novas gelatinas hidratantes, Hidrafan, com sabor a morango ou coca-cola (podem ser uma boa solução). Isto porque, com o vómito, há uma série de sais minerais que o corpo perde que a água não repõe em quantidade suficiente;

- Pode-se tentar dar a papa de arroz (não láctea, preparada com água ou leite sem lactose) para os mais pequeninos e arroz cozido, peru, frango ou peixe cozido, banana e maçã aos mais crescidinhos; com vómitos, as sopas são preferiveis aos alimentos sólidos. É de evitar quaisquer tipo de doces e gorduras. De qualquer forma, devem-se dar pequenas porções e sem forçar a criança a comer;
Regra geral os cuidados em casa - líquidos, alimentação e repouso - são suficientes e a criança recupera rapidamente. No entanto, se tal não acontecer num periodo de 24h (ou mesmo antes), há sinais de alarme em que a criança deve ser levada ao médico:

- vómitos persistentes para além das 24 horas;
- diarreia com duração superior a 2-3 dias

- criança com menos de 3 meses que vomita as refeições

- febre superior a 38ºC numa criança menor de 3 meses

- febre superior a 39ºC numa criança com mais de 3 meses

- criança sem reacção, dificilmente despertável ou irritada

- fontanela -"moleirinha"- abatida em bebés com menos de 1 ano

- respiração acelerada

- sangue no vómito ou nas fezes ou fezes negras

- vómito com aspecto de borra de café

- dor de cabeça, no pescoço ou manchas no corpo

- dor de barriga persistente

-diarreia após uma viagem a países tropicais

- suspeita de que a criança possa ter tomado algum produto tóxico ou medicamento


Há também as "mezinhas" caseiras para hidratação, como a água de arroz (água de cozedura do arroz com uma boa quantidade de sal), deve-se dar fria e às colheres pequenas. Para crianças mais velhas (5 anos) pode-se fazer um chá preto fraco com açúcar (o chá preto tem propriedades anti-émeticas, para além de dar energia), também dado frio e às colheres pequenas. Como sólidos para acompanhar, podem também recorrer a torradas com pouca manteiga ou bolacha Maria.
Caso eles tenham febre (<39)podem sempre dar um Ben-u-ron (xarope ou supositórios, conforme a idade). NUNCA, mas NUNCA dêm aos vossos filhos Aspirina (Aspegic ou derivados com ácido acetilsalicilico), até aos 12 anos, pelo risco de desenvolverem o Sindrome de Reye.

Vá introduzindo a comida (canjas, cozidos etc) progressivamente ao longo dos dias até os sintomas desaparecerem todos.
Espero que ajude!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui