Dicas para facilitar as 1as sopas do bebé!

Entre os 4 e os 6 meses começamos a introduzir novos alimentos para os nossos bébés. Há quem comece com as papas e quem passe logo para as sopas.

Todo este processo seria muito simples se eles nascessem ensinados, mas não, eles só sabem chuchar, não sabem comer à colher... E aí começa o desafio.

Para facilitar esta adaptação aqui ficam umas dicas que resultaram muito bem com a minha filha.

- A colher: deve-se escolher uma colher de bébé feita em silicone maleável para que possamos deixar a colher com a sopa na boquinha deles, para eles chucharem sem se magoarem. Aos poucos vão-se habituando a comer normalmente.

- A consistência: a sopa deve ser grossa, ou seja, por menos agua que o habitual para ficar puré e não escorrer da colher nem da boca. Para além de que fica mais concentrada e eles comem tudo em menos vezes.

- Os ingredientes: para além do clássico, 1 legume branco, 1 laranja e 1 verde há dois truques importantes:

- alho francês - rico em fibra, ajuda a trabalhar o intestino, uma vez que muitas vezes nesta fase de adaptação os bebés ficam obstipados e temos de andar sempre a por bebegel. Com a M foi tiro e queda

- batata doce - em vez da normal, é mais nutritiva e mais doce, o que faz com que a disfarce o sabor dos legumes que inicialmente os bebes não gostam tanto. Há medida que se vão habituando vai-se misturando a batata normal ate que se retira a doce

- O Azeite cru - Nas sopas dos bebes o azeite só deve ser acrescentado mesmo antes de ir para a mesa, sem ser cozinhado. Para além de muito mais saudável, funciona como um fantástico lubrificante para o intestino, evitando a prisão se ventre.

- A fruta - regra geral os bebés adoram a fruta, por isso, se necessário, podem dar uma colher de sopa e outra de fruta intercaladas para eles comerem melhor. Ou mesmo para os mais difíceis, colocar na ponta da colher da sopa, um bocadinho de fruta!! São mesmo enganados!

- babetes - há uns babetes óptimos e enormes na pre-Natal (sem mangas) que os tapam todos e são impermeáveis por trás. Dão um jeitão!

- Copos Avent - para mim os copos maravilha, faço a sopa e divido logo pelos copos, em doses individuais, com a quantidade recomendada pela medica. Têm as marcas com as medidas e são super práticos para guardar, transportar e lavar! Tenho sempre tudo pronto para sair!

Aqui ficam estas dicas que para mim foram preciosas. Espero que ajudem!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Aftas e boqueiras

De certeza que já aconteceu aparecer-vos uma afta ou de inverno ficarem com os cantos da boca em ferida (boqueiras). Qualquer uma destas situações é muito dolorosa e incomodativa. Vamos ver porquê e como tratar rapidamente.
A afta é uma ferida aberta e dolorosa na boca. As aftas são brancas ou amarelas, rodeadas por uma área vermelha brilhante. Podem aparecer com infecções virais ou podem estar ligadas a problemas no sistema imunitário (defesa) do organismo. As aftas podem também ocorrer após uma lesão bucal devido à escovagem dos dentes ou mordidelas na língua ou nas bochechas (esta então é super comum).

As aftas também podem ser desencadeadas por:
- Stress emocional
- Falta de certas vitaminas e minerais na dieta (especialmente ferro, ácido fólico ou vitamina B12)
- Menstruação (que resulta muitas vezes na perda das substâncias acima referidas)
- Mudanças hormonais
- Alergias a alimentos 
- Alterações do fígado ou da vesícula por causa de alimentos ácidos ou condimentados
- Fungos

As boqueiras têm básicamente as mesmas origens, estando essencialmente ligadas à carência de vitamina B12.

Então como é que se trata rápidamente qualquer uma destas situações?

Se for uma afta isolada: Colocar Elugel localmente (desinfecta e cicatriza localmente) e tomar um suplemento de vitamina B (Becozyme forte por ex) durante 20 dias (tanto para tratar como para prevenir o aparecimento de mais aftas). Estas vitaminas actuam activamente na manutenção e regeneração das mucosas do corpo, daí que a sua carência resulte no aparecimento de aftas e, ao estarmos a repo-las, na sua prevenção.

Se forem várias aftas: podemos estar perante um fungo (estomatite aftosa), por isso recorre-se ao Mycostatin (anti-fúngico) para tomar antes de cada refeição ( 4 x ao dia). Atenção que se deve primeiro bochechar com o liquido um bocado na boca e só depois engolir.

Por fim, se estivermos a falar de boqueiras: colocar cicalfate da Avéne localmente (nos cantinhos da boca) 3x ao dia e tomar o suplemento de vitamina B (por causa da renovação das mucosas) durante 20 dias.

Experimentem e contem-me a vossa experiência sff.
Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

A forma mais fácil de fazer a barba!

Hoje resolvi dar esta dica para os homens terem um barbear mais fácil e confortável e nós mulheres podermos ter maridos com peles lisinhas! ;)

A linha Eucerin Men Silver Shave, tem 2 produtos muito eficazes para o barbear: Espuma de Barbear e o Gel de Barbear.

Estes produtos contêm Polímeros deslizantes especiais e iões de Prata,
o que permite um barbear certo e suave, minimizando as irritações provocadas pelo barbear.

Assim consegue melhorar significativamente a condição da pele, inclusivamente no caso de pessoas com acne ou dermatite atópica, graças à sua poderosa combinação de ingredientes: Prata (anti-bactéria) e Licochalcone A (anti-inflamatório e suavizante).

Os homens da família já experimentaram e gostam imenso. É mais fácil fazer a barba, porque a lâmina desliza melhor, o que faz com que haja menos cortes e a pele fica mais lisa e suave!

Para além disso acabam as borbulhas dos pelos encravados... Uma verdadeira maravilha!

Experimentem e digam-me!


HPV - O que é e como detectar! - Aprenda com a Dra Joana



Este foi o primeiro tema lançado pela Dra Joana do laboratório Lumilabo. É sem dúvida um dos temas mais importantes para a saúde feminina hoje em dia, e é de extrema importância que seja detectado o mais precocemente possível para não evoluir para cancro do colo do útero.

Saibam tudo ao pormenor...

"O cancro do colo do útero é actualmente o 3.º cancro com maior prevalência nas mulheres portuguesas e o 2º cancro com maior taxa de mortalidade em mulheres em idade fértil. São diagnosticados, por ano, cerca de 1000 novos casos, sendo que por dia, em Portugal, morre uma mulher vítima de cancro do colo do útero.

O cancro do colo do útero é causado pela infecção persistente por tipos de alto risco oncogénico de Papilomavírus Humano (HPV).  O HPV é um vírus sexualmente transmissível e intracelular. Existem vários tipos de HPV, que são normalmente agrupados em HPVs de baixo-risco oncogénico, (normalmente não causam cancro) sendo responsáveis pela formação de verrugas, e os HPV de alto-risco oncogénico, que, tal como o nome indica, a sua infecção tem uma forte relação com a evolução de lesões malignas do colo do útero.

Em condições normais, até aos 30 anos de idade, as infecções por HPV são transitórias, pois são facilmente eliminadas pelo sistema imunitário. Contudo, verifica-se que algumas mulheres infectadas não conseguem eliminar a infecção, tornando-se esta numa infecção persistente que poderá originar uma lesão maligna e, em última fase, levar ao desenvolvimento de cancro. Assim, considera-se que mulheres com idade superior a 30 anos infectadas com HPV de alto-risco estão em maior risco de desenvolver cancro do colo do útero.

O teste vulgarmente utilizado para despiste das alterações do colo do útero é o teste de Papanicolau (citologia). A citologia consiste vulgarmente numa lâmina de esfregaço do colo do útero que é corada e observada ao microscópio por um anatomopatologista. Estudos indicam que este teste apresenta uma baixa sensibilidade (68,1%), baixa taxa de robustez (varia consoante o operador) e baixa taxa de adesão pelo público em geral. Tanto que por vezes falha a detectar estas infecções precocemente.
A alternativa poderá ser então o teste do HPV que apresenta uma sensibilidade a rondar os 100%. Ao tratar-se de um teste de pesquisa de ADN do vírus, basta a existência de uma célula infectada para a detecção da infecção. Estudos indicam que mais de metade das mulheres faltam aos rastreios ginecológicos convencionais, principalmente por falta de tempo e pelo desconforto associado à realização da colheita cervicovaginal.

Inspirados em toda esta informação cientistas da Universidade de Coimbra desenvolveram um kit que conjuga as duas situações ideiais: Teste de HPV (sensibilidade de 100%) e auto-colheita (é a própria mulher a fazer comodamente a colheita), sendo depois a amostra enviada por correio para o laboratório.

Teste da Mulher = Kit de auto-colheita + Teste de determinação de HPV de alto-risco

Na sessão de esclarecimento em que estive presente surgiram várias questões que me parecem interessantes e esclarecedoras:

1) Se eu faço mal a colheita, posso ter um falso negativo?

Não. Antes da realização do teste de HPV é verificado no laboratório se a colheita foi realizada correctamente, ou seja se a amostra contém células em quantidade suficiente para a determinação do HPV. Não havendo assim possibilidade de falsos negativos por má colheita. Caso o laboratório detecte que a auto-colheita não foi bem realizada, a mulher poderá repetir o teste sem custos adicionais.

2) Relativamente ao envio da amostra por correio, que garantia tenho de que a amostra não se degrada até ser analisada? 

Relativamente ao transporte, o kit contém um tubo de transporte que garante que a amostra colhida seja estabilizada e preservada em condições ideais de armazenamento até à chegada ao laboratório.  Para além disso, uma vez que o teste de HPV se baseia na pesquisa de ADN do vírus e não na análise morfológica de células, como acontece na citologia, o teste de HPV poderá ser realizado mesmo que a amostra seja sujeita a condições ambientais e de transporte extremas. A titulo de exemplo,  fui informada que o laboratório se encontra a realizar um estudo na população de S. Tomé e Príncipe em que as amostras passam por condições muito mais agressivas e têm tido os mesmos resultados excelentes de qualidade.

3) Ter um resultado positivo do Teste da Mulher significa ter cancro?

Não necessariamente. O teste positivo indica que a mulher está infectada por um HPV de alto-risco oncogénico e que portanto deve ser observada e tratada pelo seu médico ginecologista que irá verificar se já existem ou não lesões do colo do útero e agirá em função do seu exame ginecológico. Caso de facto não se observem lesões, a mulher deverá apenas fazer o tratamento para a infecção por HPV e monitorizar anualmente com o teste do HPV.

4) Quem foi vacinada está protegida?

Sim, mas só estará protegida contra 2 dos 12 tipos de HPV de alto-risco existentes. Assim, apesar de ficar protegida contra os tipos de HPV com maior prevalência (os tipos 16 e 18), não fica contra todos os tipos de HPV que poderão estar associados ao desenvolvimento de cancro, pelo que deve igualmente vigiar a sua saúde.

5) O Teste da Mulher é indicado para todas as mulheres?

Devido à persistência da infecção, o Teste da Mulher é recomendado preferencialmente em mulheres com idade superior a 30 anos.

6) Com que frequência deve ser realizado o Teste da Mulher? 

É recomendada a realização do teste a cada 3 anos.

7) O Teste da Mulher substituí a consulta no Médico ginecologista? 

Não, na consulta ginecológica são despistadas muitas outras patologias e distúrbios importantes de diagnosticar atempadamente que o Teste da Mulher não abrange."

Muito esclarecedor não acharam? Obrigada Dra Joana, ficamos à espera do próximo tema!
Se não vai ao ginecologista há muito tempo ou tem mais de 30 anos e ainda não fez este despiste contacte a Lumilabo e tire todas as dúvidas!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Laboratório Lumilabo - a nossa mais recente ajuda!


Há cerca de 1 mês fui contactada pela Dra Joana, farmacêutica do laboratório LUMILABO no sentido de contribuir para o blog da Farmácia dos Amigos com alguns temas que não domino, na área das análises clínicas e testes rápidos de detecção das mais variadas patologias.

Eu e a Dra Joana somos amigas há muitos anos, mas não é só por isso que estou feliz com esta parceria.  Estou certa que vai ser uma grande mais valia para todas a pessoas que nos seguem, já estivemos a falar de alguns temas SUPER  interessantes!

Amanhã vamos lançar o primeiro tema, sobre o HPV, papiloma virus humano, grande responsável pelo cancro do colo do útero. Fiquem atentas para ficarem a saber tudinho sobre este tema!

Para ficarem a conhecer melhor o laboratório Lumilabo vejam AQUI, se tiverem de fazer análises ou outros testes mais específicos não hesitem em contactá-los, vão ficar fãs do serviço personalizado prestado pelos excelentes profissionais de saúde que lá trabalham.

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui


Caudalie - Renovador celular


Já sabem que a Caudalie é uma das minhas marcas preferidas, pela sua excelente relação qualidade/preço. Mas o melhor é que me está sempre a surpreender.

Na última visita da Rute, conselheira da Caudalie, que faz uns tratamentos fantásticos, ela deu-me uma dica que quero partilhar hoje. Ela aconselhou-me a usar como creme de noite o creme da linha Vinoperfect, a linha anti-manchas da Caudalie. Ao inicio estranhei pois já não tenho qualquer mancha das que ganhei na gravidez (graças ao serum desta mesma gama), mas ela explicou-me que este é um creme renovador celular.

O creme de noite Vinoperfect Cell renewall tem consegue afinar o grão da pele e desintoxicar. Este fantástico creme de noite estimula a renovação celular para afinar os poros, corrigir as manchas e as imperfeições.

Apliquei-o à noite depois de limpar a pele e de manhã nem queria acreditar! A minha pele estava lisa, uniforme e luminosa, a tez fresca e repousada, ao toque parecia a pele da minha filha de 1 ano e meio, de tão suave que ficou!

Pode ser usado por todo o tipo de peles. Apesar de ser um creme denso é não comedogénico e a minha pele (mista) não ficou nada brilhante.

Os testes revelaram que
-É 62x MAIS EFICAZ DO QUE A VITAMINA C*
-POROS ENCERRADOS: 87%**

Por isso aqui fica a dica, se tiverem manchas ou imperfeições na pele é um excelente complemento anti-manchas. Mas para uma pele a partir dos 30 anos é um creme indispensável para a manter jovem e saudável, ajudando ao efeito retardador das marcas de envelhecimento dos anti-rugas! Um Must- have! E com um preço excelente!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Vichy Serum 10 - olhos e pestanas

Com a idade, a poluição e a maquilhagem, a pele em volta dos nossos olhos começa a dar sinais de envelhecimento. Além disso as pestanas começam a ficar mais frágeis, curtas e quebradiças. Esses factores fazem com que o nosso olhar perca expressão e beleza...

Finalmente surgiu uma solução completa para esse problema, o LIFTACTIV TECHNOLOGIE DERME SOURCE SERUM 10 OLHOS E PESTANAS
Adequado a todas as mulheres a partir dos 35 anos, que querem uma transformação visivel através das pestanas: efeito lifting + luminosidade instantânea + pestanas fortificadas
Para todo o tipo de peles, até as sensíveis, este serum consegue devolver a juventude do olhar.

Constituido por
- Rhamnose, um activo de origem vegetal altamente concentrado, para ajudar a estimular os marcadores da actividade da Derme Source, exclusivo Vichy.
- Iluminadores: micro-nácares com delicados reflexos perlados, para iluminar o olhar de forma instantânea.
- Ceramidas: os constituintes naturais das pestanas jovens. Com propriedades reparadoras e apaziguantes, para ajudar a fortalecer as pestanas.

Como utilizar?
1. Retire e, em seguida, espalhe uma gota de soro na ponta dos seus dedos.
2. Feche os olhos e aplique suavemente no contorno dos olhos .
3. De olhos fechados, sobre toda a área da palpebra inferior espalhe do canto interno para o canto externo do olho, incluindo as pestanas
4. Para terminar de olhos fechados, coloque o indicador na ponta das pálpebras e deslize o indicador até à ponta das pestanas.

O resultado é um efeito lifting e iluminador imediato e pestanas separadas e reforçadas. Se quiserem coloquem a vossa maquilhagem em seguida e vejam a diferença no resultado final! Maravilhoso!

Experimentem e digam-me se não adoraram?
Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui




Passatempo "Tirar da Maria o que não é Maria"!

Tal como falámos ontem, esta é a altura ideal para se começarem as dietas e os tratamentos anti-celulíticos a tempo de ficarmos bem para o calor que já não deve tardar! Se começarem mais tarde... eu avisei!

Como queremos sempre que as nossas Amigas fiquem "lindas e maravilhosas" vamos dar uma ajudinha..

Vamos " TIRAR DA MARIA O QUE NÃO É MARIA"

Porque Maria é o nome mais português que há e porque é uma adaptação do slogan do fantástico Slim Excell  "Tira da Patrícia o que não é Patrícia",que a Distrifa juntamente com a Farmácia dos Amigos vos vai oferecer!! Fiquem a conhecer melhor o Slim Excell AQUI.

Temos um TRATAMENTO COMPLETO DE SLIM EXCELL para oferecer, 3 GARRAFAS para 1 MÊS E MEIO DE TRATAMENTO (no valor de 60 euros) para uma "Maria" sortuda que vai ficar sem todas as gordurinhas que não lhe pertencem!!

Como participar?

1) Fazer like na Página da Farmácia dos Amigos (caso não tenham já feito antes)

2) PARTILHAR o passatempo no vosso mural em modo PUBLICO

3) Escrever "Tira da (vosso nome) o que não é (vosso nome)" no post do passatempo que estará no topo da página do facebook da Farmácia dos Amigos ou aqui no blog.
Ex. "Tira da Marta o que não é Marta".

Podem participar 1x por dia!

Depois só têm de esperar pela decisão do Random.org. BOA SORTE!
O passatempo acaba dia 22 de Fevereiro às 23H.

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui




O melhor queima-gorduras e drenante do mercado! - SlimExcell!


Apesar de ainda estar frio, com a chegada das novas colecções às lojas já começamos a sonhar com o bom tempo e o calor. O problema são as gordurinhas a mais e a celulite escondida debaixo das roupas de inverno.

Por isso se queremos estar bem de bikini no verão temos de começar a trabalhar para isso... Ter mais cuidado com a alimentação, fazer exercício e já agora, ter uma ajudinha para o processo ser mais rápido.

Já falamos do Bioactivo LipoExit para evitar acumular gorduras. E para as gorduras que já lá estão? E para a celulite e a retenção de líquidos?

O meu eleito é o Slim EXCELL Queima Gorduras Ultra-Drenante, eficaz e super fácil de tomar.
Para mim tem o Slogan perfeito e super adequado ao produto:
"Slim Excell tira da Patrícia o que não é da Patrícia!"... E não é isso que todas queremos?

O Slim EXCELL tem a fórmula mais concentrada composta por extractos de plantas rigorosamente seleccionadas. É um produto natural à base de 10 plantas rigorosamente seleccionadas, que ajuda a drenar eficazmente todos os excessos e ajuda a conseguir o peso e a silhueta ideal, em conjunto com uma dieta equilibrada.

Super fácil de tomar!
É só diluir uma dose de 20ml num grande copo de água e beber de manhã. Como alternativa poderão diluir a dose numa garrafa de 1,5L e beber ao longo do dia.

Ao longo dos dias vai queimando as gorduras acumuladas e ajudando à circulação sanguínea, o que vai permitir desinchar e melhorar substancialmente a celulite, em conjunto com um bom creme anti-celulitico.

Não se deve tomar em caso de gravidez, aleitamento, hipertensão ou se existir úlcera gástrica ou duodenal.

Já no ano passado foi um sucesso, pelos excelentes resultados e este ano com o novo sabor Maçã/ kiwi acho que ainda vai ser mais. Há agora uma promoção de lançamento em algumas farmácias em que têm 50% de desconto na 2ª embalagem!

Experimentem! Vão gostar imenso!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

BB cream La Roche Posay


Penso que quase todas as mulheres já ouviram falar dos novos BB cream, mas sabem o que são?

Os BB cream são um 2 em 1 de creme hidratante com base!

Para mim das melhores invenções dos últimos tempos...Porquê? Porque nos permitem perder muito menos tempo a arranjarmo-nos de manhã. Digam lá se não é pratico sair do banho e aplicar apenas um creme que nos dá a hidratação de que a nossa pele necessita para sentirmos conforto ao longo do dia e uma corzinha para ficarmos com um aspecto mais saudável? Juntem-lhe um toque de sombra e rímel e ficam prontas para sair!

O BB cream da La Roche Posay, que é o que eu estou a usar, tem ainda a vantagem  de poder ser usado por todos os tipos de peles, incluindo as sensíveis e ter um preço super acessivel!

E dá para todas as idades desde os 20 aos 50 anos. E o anti-rugas? Não se preocupem, usam o vosso anti-rugas à noite, que até é quando ele deve ser usado para fazer mais efeito, pois à noite a pele está "relaxada" e tudo resulta melhor. Se precisarem do efeito lifting de manhã, optem por usar um sérum anti-age, como por exemplo o da linha Vinexpert da Caudalie e apliquem-no antes do vosso BB cream.

Para as peles nomais recomendo o tom médio e para as muito clarinhas o claro, para não ficar uma grande diferença para a zona do pescoço, como acontece com as bases líquidas.

Vão ver que vão ficar fãs! E porque não aproveitarem para o pedirem para o dia dos namorados? É um presente útil e super em conta (cerca de 15 euros).

Experimentem e depois digam-me o que acharam!


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

Como acabar com os piolhos!

Esta é uma epidemia constante nas escolas e creches e que, infelizmente, parece ter piorado com o tempo.

Um dos problemas com que me deparo na Farmacia é que, na sua maioria, os pais ainda não sabem como fazer o tratamento correctamente.

Passo a explicar...

Para o tratamento ficar bem feito tem de se fazer o seguinte:

1) comprar um champô para os piolhos adequado à idade e um pente metálico (alguns já trazem) - até aos 3 anos só se devem usar os produtos sem químicos e que funcionam por asfixia (dimeticone) como é o caso do Stop Piolhos. Para os mais velhos usam-se com permetrina como o quitoso (nova formula).

2) aplicar correctamente o champô segundo as indicações no frasco.

3) passar o pente metálico no cabelo todo. Aconselho a colocarem uma toalha branca nos ombros para verem o que cai...

4) continuar a passar o pente sempre que lavarem o cabelo durante 15 dias.

5) repetir a lavagem com o champô dos piolhos passado 1 semana e outra vez passado 2 semanas.

Estas 2 ultimas fases são cruciais e geralmente as que falham! São muito importantes por causa do ciclo de vida do piolho que dura 10 dias. Os champôs não conseguem matar as lêndeas (estão encapsuladas) por isso só são eliminadas fisicamente com o pente ou corte, ou então na altura em que passam a piolho, o que pode ocorrer em qualquer altura durante os 15 dias (porque depende de quando surgiram).

Desta forma é quase 99% garantido que desaparecem. Outra boa medida é um bom corte de cabelo... ;)

Quanto a prevenção, confesso que tenho muitas duvidas sobre este assunto e que acho tudo muito falível. Até porque os piolhos parece que gostam de cabelos lavadinhos! (Não, não é falta de higiene!).

No entanto há o spray repelente da stop piolhos que parece que resulta. Dizem também as mães experientes no assunto que desde que começaram a por perfume atras das orelhas às filhas, nunca mais apanharam piolhos. E parece-me que o principio é o mesmo nas duas soluções.

Por isso mães, tentem seguir estas regras rigorosamente e depois contem-me como correu!

Boa Sorte!

Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Perfumes com cheirinho a bebé!

Uma das coisas de que mais gosto é daquele cheirinho característico dos bebés. Mas com os cuidados que muitas vezes temos de ter com as suas peles tão sensíveis para evitarmos situações de atopia ou alergias, temos de usar produtos sem perfume. Daí que a solução é usar um perfume.

E que perfumes deliciosos há à venda!
Na Farmacia o meu perfume preferido é o da Mustela, de longe! Também têm o da Uriage e o da Klorane que também sao muito agradáveis.

Sem ser da Farmacia têm o incontornável Denenes que eu usava em criança comprado em Espanha e que comprei também para a minha filha. Mas descobri hoje que há à venda no continente! Obrigada Cacomae pela noticia!

Seja qual for o cheirinho maravilhoso que elejam, não se esqueçam que não devem por directamente no corpo e sim apenas sobre a roupa, quanto muito o cabelo, para evitarem alergias...

Aqui ficam umas imagens destes perfumes. Fica a dica que os da Farmacia geralmente vêm com uns bonecos lindos de oferta!









Passatempo Cabaz essenciais bebe - Vencedoras

Este foi um passatempo magnifico e todas mereciam ganhar no entanto só havia um cabaz que foi para a

Joana Teixeira Machado

De certeza que vai ficar fã de todos os produtos Eucerin e do Simicol.

A Omega Pharma quis oferecer mais 3 Simicol as participantes e por isso aqui estão também as vencedoras:

- Sara Santos
- Simone Antunes
- Ana G Neves

Vão ter uns dias mais descansados e com menos cólicas para gozarem os seus bebés!

A todas os meus PARABENS!!

Fiquem atentos que estamos a preparar outro passatempo... Desta vez para os mais velhos e a pensar no Verão!



O melhor creme para as peles atópicas


As peles atópicas são muito difíceis de lidar pois são peles muito sensíveis, com tendência para eczemas frequentes e que respondem muito às variações bruscas de temperatura. Nas situações de crise geralmente recorre-se às cortisonas  mas estas substâncias só se podem utilizar no máximo 5 dias de seguida e só de vez em quando.

Foi por isso que a Eucerin® criou o ATOPIC Bálsamo, para usar sempre nas situações de zonas irritadas e eczemas, evitando recorrer à cortisona. O Atopic Balsamo foi formulado especificamente para quebrar o ciclo do prurido das peles atópicas (provocado pela secura que leva ao coçar - ferida), dando à pele uma hidratação duradoura. Para Além disso, acalma e suaviza a pele irritada graças à sua constituição em Aveia.

As mais valias deste produto são as seguintes:
- Alivia a comichão das peles atópicas e previne a sua reaparição a longo prazo
- Hidrata e acalma a pele irritada de todo o corpo, aplicando duas vezes por dia
- Tem um aroma agradável
- É próprio para usar desde recém-nascidos a adultos
- Tem uma textura não oleosa e de fácil absorção, sem deixar a pele brilhante
- Sem perfume

Já tive a oportunidade de o aconselhar várias vezes na farmácia e os resultados têm sido excelentes. Por isso, se precisa de controlar uma pele atópica, recorra a esta solução, pois principalmente até aos  2 anos pode garantir que os bebés ficam curados da tendência atópica que acaba por passar nesta idade. Se não forem tratados a tendência prolonga-se e tem tendência a agravar-se.

Se quiserem experimentar este creme, aproveitem e participem no passatempo a decorrer até dia 5 de Fevereiro.


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui

1º Champô Uriage!

Como muitas Mães, também eu sou fã do cheirinho e da qualidade dos produtos Uriage bébé. Mas até agora havia uma grande falha na gama. Ainda não havia um Champô para quando os nossos bébés começavam a ter cabelo a sério. Aí recorríamos a outras marcas.

Ontem ofereceram-me o 1º Champô da Uriage Bébé , que está a ser lançado agora. E hoje experimentei-o no banho da minha M.

Adorei!! Deixa o cabelo suave e sedoso, fácil de pentear os caracóis e com aquele cheirinho que conhecemos tão bem! Ah, e não arde nos olhos!

Por isso já sabem, procurem na vossa Farmacia este novo produto óptimo!


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui



Sugestão para facilitar um parto natural


Eu sou fui daquelas felizardas que teve uma gravidez sem complicações, fora os enjoos do início, que trabalhei quase até ter a minha filha. Mas o meu maior medo sempre foi o parto. Eu tinha um "trauma" por causa da minha primeira consulta de ginecologia em que me disseram que tinha o colo do utero muito estreito e nunca poderia ter um parto normal, só cesariana. Felizmente tive um obstetra fantástico que conseguiu proporcionar-me um parto normal sem complicações.

O pior foi mesmo depois, e estou certa que muitas mães passaram por isto, as dores e o desconforto dos pontos foi sem dúvida o mais complicado para mim, embora ao fim de 1 mês estar totalmente recuperada.

Para receberem como funciona: O Períneo é o músculo entre a vagina e o anûs que é responsável pela maior ou menor dilatação no parto. Muitas vezes não tem elasticidade suficiente para a passagem do bébé e isso faz com que se tenha de fazer uma epistomia - é a incisão/corte que é feita neste músculo para facilitar a passagem do bébé. A epistomia pode ter muitas vezes complicações: dor, incontinência urinária, inibição de defecação, redução da função sexual e prolapso genital.

Mas e se houvesse uma maneira de tornar o períneo mais elástico?

Agora existe o Elastolabo!!
O Elastolabo é uma pomada para massajar diariamente o períneo desde a 30ª semana de gravidez até ao parto, dando-lhe mais elasticidade.

Como aplicar?
(Pode ser mais confortável de aplicar depois de um banho quente relaxante)

1) Lavar cuidadosamente as mãos primeiro

2) Escolher uma posição confortável e privada para a massagem (deitada de costas na cama com os joelhos dobrados e as pernas afastadas ou de cócoras inclinando as costas contra uma parede)

3) Espremer uma quantidade suficiente da pomada e aplica-la por fora da vagina

4) Massajar primeiro a área em volta da parte externa da vagina com movimentos circulares dos dedos por alguns minutos, a fim de aumentar a circulação sanguinea nesses tecidos

5) A massagem deve ser feita diariamente desde a 30ª semana até ao dia do parto

Apesar da barriga grande é muito simples depois de se fazer a primeira vez.

Apesar de ser uma técnica e um produto largamente utilizado no estrangeiro, cá em Portugal é uma prática recente. Devem sempre falar com o/a vossa obstetra para ver qual a sua opinião.

Eu, sem dúvida que na próxima gravidez vou recorrer a este creme, só de pensar no que me vai ajudar no pós-parto acho maravilhoso!

Contem-me depois a vossa experiência por favor. Já alguém usou esta técnica. Acho tão importante divulgar estas coisas e reduzir os "traumas" do parto...


Para estar sempre a par da Farmácia dos Amigos siga-nos no Facebook e faça Like Aqui